O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Gouveia, Rosa Carolina Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Freitag Schweikart, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11304
Resumo: Este artigo apresenta resultados de um curso de extensão realizado com onze participantes, ocorrido no segundo semestre de 2020, na modalidade online, em que foram apresentados e utilizados os aplicativos HandTalk, VLibras e ProDeaf, todos tradutores de Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo que suas especificidades operacionais os qualificam como mediadores nos processos de interação comunicacional, tendo a Libras como língua adicional. O objetivo é o de demonstrar, segundo a perspectiva dos participantes ouvintes do curso de extensão, se os aplicativos potencializam a mediação e interação com a língua-alvo. Os resultados obtidos revelam o potencial interativo das ferramentas analisadas no âmbito social, levando em consideração aspectos como: ampliação de vocabulário, constituição identitária e autonomia do sujeito ouvinte. Palavras-chave: Aplicativo. Libras. Língua Adicional. Pessoas Ouvintes.
id UNEMAT-2_f3095f7b1425d39d7ae57d4fca4503de
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11304
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRASlibras língua adicionalpessoas ouvintesEste artigo apresenta resultados de um curso de extensão realizado com onze participantes, ocorrido no segundo semestre de 2020, na modalidade online, em que foram apresentados e utilizados os aplicativos HandTalk, VLibras e ProDeaf, todos tradutores de Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo que suas especificidades operacionais os qualificam como mediadores nos processos de interação comunicacional, tendo a Libras como língua adicional. O objetivo é o de demonstrar, segundo a perspectiva dos participantes ouvintes do curso de extensão, se os aplicativos potencializam a mediação e interação com a língua-alvo. Os resultados obtidos revelam o potencial interativo das ferramentas analisadas no âmbito social, levando em consideração aspectos como: ampliação de vocabulário, constituição identitária e autonomia do sujeito ouvinte. Palavras-chave: Aplicativo. Libras. Língua Adicional. Pessoas Ouvintes.Editora UNEMAT2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1130410.30681/rln.v16i46.11304Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11304/8074Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Gouveia, Rosa Carolina SilvaFreitag Schweikart, Juliana2024-04-08T18:07:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11304Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-08T18:07:23Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS
title O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS
spellingShingle O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS
de Gouveia, Rosa Carolina Silva
libras
língua adicional
pessoas ouvintes
title_short O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS
title_full O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS
title_fullStr O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS
title_full_unstemmed O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS
title_sort O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS
author de Gouveia, Rosa Carolina Silva
author_facet de Gouveia, Rosa Carolina Silva
Freitag Schweikart, Juliana
author_role author
author2 Freitag Schweikart, Juliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Gouveia, Rosa Carolina Silva
Freitag Schweikart, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv libras
língua adicional
pessoas ouvintes
topic libras
língua adicional
pessoas ouvintes
description Este artigo apresenta resultados de um curso de extensão realizado com onze participantes, ocorrido no segundo semestre de 2020, na modalidade online, em que foram apresentados e utilizados os aplicativos HandTalk, VLibras e ProDeaf, todos tradutores de Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo que suas especificidades operacionais os qualificam como mediadores nos processos de interação comunicacional, tendo a Libras como língua adicional. O objetivo é o de demonstrar, segundo a perspectiva dos participantes ouvintes do curso de extensão, se os aplicativos potencializam a mediação e interação com a língua-alvo. Os resultados obtidos revelam o potencial interativo das ferramentas analisadas no âmbito social, levando em consideração aspectos como: ampliação de vocabulário, constituição identitária e autonomia do sujeito ouvinte. Palavras-chave: Aplicativo. Libras. Língua Adicional. Pessoas Ouvintes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11304
10.30681/rln.v16i46.11304
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11304
identifier_str_mv 10.30681/rln.v16i46.11304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11304/8074
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210945950089216