O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11304 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de um curso de extensão realizado com onze participantes, ocorrido no segundo semestre de 2020, na modalidade online, em que foram apresentados e utilizados os aplicativos HandTalk, VLibras e ProDeaf, todos tradutores de Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo que suas especificidades operacionais os qualificam como mediadores nos processos de interação comunicacional, tendo a Libras como língua adicional. O objetivo é o de demonstrar, segundo a perspectiva dos participantes ouvintes do curso de extensão, se os aplicativos potencializam a mediação e interação com a língua-alvo. Os resultados obtidos revelam o potencial interativo das ferramentas analisadas no âmbito social, levando em consideração aspectos como: ampliação de vocabulário, constituição identitária e autonomia do sujeito ouvinte. Palavras-chave: Aplicativo. Libras. Língua Adicional. Pessoas Ouvintes. |
id |
UNEMAT-2_f3095f7b1425d39d7ae57d4fca4503de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11304 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRASlibras língua adicionalpessoas ouvintesEste artigo apresenta resultados de um curso de extensão realizado com onze participantes, ocorrido no segundo semestre de 2020, na modalidade online, em que foram apresentados e utilizados os aplicativos HandTalk, VLibras e ProDeaf, todos tradutores de Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo que suas especificidades operacionais os qualificam como mediadores nos processos de interação comunicacional, tendo a Libras como língua adicional. O objetivo é o de demonstrar, segundo a perspectiva dos participantes ouvintes do curso de extensão, se os aplicativos potencializam a mediação e interação com a língua-alvo. Os resultados obtidos revelam o potencial interativo das ferramentas analisadas no âmbito social, levando em consideração aspectos como: ampliação de vocabulário, constituição identitária e autonomia do sujeito ouvinte. Palavras-chave: Aplicativo. Libras. Língua Adicional. Pessoas Ouvintes.Editora UNEMAT2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1130410.30681/rln.v16i46.11304Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11304/8074Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Gouveia, Rosa Carolina SilvaFreitag Schweikart, Juliana2024-04-08T18:07:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11304Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-08T18:07:23Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS |
title |
O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS |
spellingShingle |
O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS de Gouveia, Rosa Carolina Silva libras língua adicional pessoas ouvintes |
title_short |
O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS |
title_full |
O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS |
title_fullStr |
O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS |
title_full_unstemmed |
O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS |
title_sort |
O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS |
author |
de Gouveia, Rosa Carolina Silva |
author_facet |
de Gouveia, Rosa Carolina Silva Freitag Schweikart, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Freitag Schweikart, Juliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Gouveia, Rosa Carolina Silva Freitag Schweikart, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
libras língua adicional pessoas ouvintes |
topic |
libras língua adicional pessoas ouvintes |
description |
Este artigo apresenta resultados de um curso de extensão realizado com onze participantes, ocorrido no segundo semestre de 2020, na modalidade online, em que foram apresentados e utilizados os aplicativos HandTalk, VLibras e ProDeaf, todos tradutores de Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo que suas especificidades operacionais os qualificam como mediadores nos processos de interação comunicacional, tendo a Libras como língua adicional. O objetivo é o de demonstrar, segundo a perspectiva dos participantes ouvintes do curso de extensão, se os aplicativos potencializam a mediação e interação com a língua-alvo. Os resultados obtidos revelam o potencial interativo das ferramentas analisadas no âmbito social, levando em consideração aspectos como: ampliação de vocabulário, constituição identitária e autonomia do sujeito ouvinte. Palavras-chave: Aplicativo. Libras. Língua Adicional. Pessoas Ouvintes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11304 10.30681/rln.v16i46.11304 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11304 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v16i46.11304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11304/8074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas” 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210945950089216 |