Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moraes Filho, Iel Marciano de, Soek, Ana Maria, Lima, Najra Danny Pereira, Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos da, Lima, Lucas Monteiro, Pereira, Mayara Cândida, Sousa, Thais Vilela de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal Health NPEPS
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5000
Resumo: Objetivo: analisar a compreensão de pais/cuidadores de estudantes no espectro autista acerca do uso/aplicação dos princípios do ensino estruturado no cotidiano educacional de seus filhos/pessoas cuidadas, bem como as dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Método: estudo avaliativo, exploratório e com abordagem quanti-qualitativa, realizado em Caxias, Maranhão, no período de março e dezembro de 2017, junto a 32 pais/cuidadores de estudantes no espectro autista que integram a rede regular de ensino pública ou privada. Os dados foram coletados por meio de um formulário e entrevista. Para analisá-los, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: predominou participantes do sexo feminino, entre 26 a 35 anos, casadas, que realizam atividades ocupacionais como professor, auxiliar administrativo e autônomo. A maior parte dos estudantes apresentava entre três e sete anos, do ensino público e com participação das atividades propostas na escola. Organizaram-se as informações em três categorias: Dificuldades cotidianas apresentadas por estudantes com transtorno do espectro autista, Acompanhamento do estudante nas atividades educacionais, e Conhecimento e uso do ensino estruturado no cotidiano escolar. Considerações finais: a maioria dos participantes desconhece os princípios do ensino estruturado, embora seu uso possa melhorar as relações interpessoais, repercutir no aprimoramento da aprendizagem, estabelecimento de rotinas e seguimento de instruções.
id UNEMAT-3_99c10f5261d9cc7fc269d6e18cd6c5ab
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5000
network_acronym_str UNEMAT-3
network_name_str Journal Health NPEPS
repository_id_str
spelling Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadoresTranstorno do Espectro AutistaCuidadoresEnsinoPaisEducaçãoObjetivo: analisar a compreensão de pais/cuidadores de estudantes no espectro autista acerca do uso/aplicação dos princípios do ensino estruturado no cotidiano educacional de seus filhos/pessoas cuidadas, bem como as dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Método: estudo avaliativo, exploratório e com abordagem quanti-qualitativa, realizado em Caxias, Maranhão, no período de março e dezembro de 2017, junto a 32 pais/cuidadores de estudantes no espectro autista que integram a rede regular de ensino pública ou privada. Os dados foram coletados por meio de um formulário e entrevista. Para analisá-los, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: predominou participantes do sexo feminino, entre 26 a 35 anos, casadas, que realizam atividades ocupacionais como professor, auxiliar administrativo e autônomo. A maior parte dos estudantes apresentava entre três e sete anos, do ensino público e com participação das atividades propostas na escola. Organizaram-se as informações em três categorias: Dificuldades cotidianas apresentadas por estudantes com transtorno do espectro autista, Acompanhamento do estudante nas atividades educacionais, e Conhecimento e uso do ensino estruturado no cotidiano escolar. Considerações finais: a maioria dos participantes desconhece os princípios do ensino estruturado, embora seu uso possa melhorar as relações interpessoais, repercutir no aprimoramento da aprendizagem, estabelecimento de rotinas e seguimento de instruções.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5000Journal Health NPEPS; v. 6 n. 1 (2021): Janeiro-JunhoJournal Health NPEPS; Vol. 6 No. 1 (2021): Janeiro-JunhoJournal Health NPEPS; Vol. 6 Núm. 1 (2021): Janeiro-Junho2526-101010.30681/25261010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5000/4184Copyright (c) 2021 JOURNAL HEALTH NPEPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Filha, Francidalma Soares SousaMoraes Filho, Iel Marciano deSoek, Ana MariaLima, Najra Danny PereiraSilva, Marcus Vinicius da Rocha Santos daLima, Lucas MonteiroPereira, Mayara CândidaSousa, Thais Vilela de2022-04-02T16:14:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5000Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:38.035660Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores
title Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores
spellingShingle Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores
Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa
Transtorno do Espectro Autista
Cuidadores
Ensino
Pais
Educação
title_short Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores
title_full Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores
title_fullStr Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores
title_full_unstemmed Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores
title_sort Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores
author Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa
author_facet Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa
Moraes Filho, Iel Marciano de
Soek, Ana Maria
Lima, Najra Danny Pereira
Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos da
Lima, Lucas Monteiro
Pereira, Mayara Cândida
Sousa, Thais Vilela de
author_role author
author2 Moraes Filho, Iel Marciano de
Soek, Ana Maria
Lima, Najra Danny Pereira
Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos da
Lima, Lucas Monteiro
Pereira, Mayara Cândida
Sousa, Thais Vilela de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa
Moraes Filho, Iel Marciano de
Soek, Ana Maria
Lima, Najra Danny Pereira
Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos da
Lima, Lucas Monteiro
Pereira, Mayara Cândida
Sousa, Thais Vilela de
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista
Cuidadores
Ensino
Pais
Educação
topic Transtorno do Espectro Autista
Cuidadores
Ensino
Pais
Educação
description Objetivo: analisar a compreensão de pais/cuidadores de estudantes no espectro autista acerca do uso/aplicação dos princípios do ensino estruturado no cotidiano educacional de seus filhos/pessoas cuidadas, bem como as dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Método: estudo avaliativo, exploratório e com abordagem quanti-qualitativa, realizado em Caxias, Maranhão, no período de março e dezembro de 2017, junto a 32 pais/cuidadores de estudantes no espectro autista que integram a rede regular de ensino pública ou privada. Os dados foram coletados por meio de um formulário e entrevista. Para analisá-los, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: predominou participantes do sexo feminino, entre 26 a 35 anos, casadas, que realizam atividades ocupacionais como professor, auxiliar administrativo e autônomo. A maior parte dos estudantes apresentava entre três e sete anos, do ensino público e com participação das atividades propostas na escola. Organizaram-se as informações em três categorias: Dificuldades cotidianas apresentadas por estudantes com transtorno do espectro autista, Acompanhamento do estudante nas atividades educacionais, e Conhecimento e uso do ensino estruturado no cotidiano escolar. Considerações finais: a maioria dos participantes desconhece os princípios do ensino estruturado, embora seu uso possa melhorar as relações interpessoais, repercutir no aprimoramento da aprendizagem, estabelecimento de rotinas e seguimento de instruções.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5000
url https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5000/4184
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 JOURNAL HEALTH NPEPS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 JOURNAL HEALTH NPEPS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Health NPEPS; v. 6 n. 1 (2021): Janeiro-Junho
Journal Health NPEPS; Vol. 6 No. 1 (2021): Janeiro-Junho
Journal Health NPEPS; Vol. 6 Núm. 1 (2021): Janeiro-Junho
2526-1010
10.30681/25261010
reponame:Journal Health NPEPS
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Journal Health NPEPS
collection Journal Health NPEPS
repository.name.fl_str_mv Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv npeps@unemat.br
_version_ 1797051502529871872