Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal Health NPEPS |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5000 |
Resumo: | Objetivo: analisar a compreensão de pais/cuidadores de estudantes no espectro autista acerca do uso/aplicação dos princípios do ensino estruturado no cotidiano educacional de seus filhos/pessoas cuidadas, bem como as dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Método: estudo avaliativo, exploratório e com abordagem quanti-qualitativa, realizado em Caxias, Maranhão, no período de março e dezembro de 2017, junto a 32 pais/cuidadores de estudantes no espectro autista que integram a rede regular de ensino pública ou privada. Os dados foram coletados por meio de um formulário e entrevista. Para analisá-los, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: predominou participantes do sexo feminino, entre 26 a 35 anos, casadas, que realizam atividades ocupacionais como professor, auxiliar administrativo e autônomo. A maior parte dos estudantes apresentava entre três e sete anos, do ensino público e com participação das atividades propostas na escola. Organizaram-se as informações em três categorias: Dificuldades cotidianas apresentadas por estudantes com transtorno do espectro autista, Acompanhamento do estudante nas atividades educacionais, e Conhecimento e uso do ensino estruturado no cotidiano escolar. Considerações finais: a maioria dos participantes desconhece os princípios do ensino estruturado, embora seu uso possa melhorar as relações interpessoais, repercutir no aprimoramento da aprendizagem, estabelecimento de rotinas e seguimento de instruções. |
id |
UNEMAT-3_99c10f5261d9cc7fc269d6e18cd6c5ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5000 |
network_acronym_str |
UNEMAT-3 |
network_name_str |
Journal Health NPEPS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadoresTranstorno do Espectro AutistaCuidadoresEnsinoPaisEducaçãoObjetivo: analisar a compreensão de pais/cuidadores de estudantes no espectro autista acerca do uso/aplicação dos princípios do ensino estruturado no cotidiano educacional de seus filhos/pessoas cuidadas, bem como as dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Método: estudo avaliativo, exploratório e com abordagem quanti-qualitativa, realizado em Caxias, Maranhão, no período de março e dezembro de 2017, junto a 32 pais/cuidadores de estudantes no espectro autista que integram a rede regular de ensino pública ou privada. Os dados foram coletados por meio de um formulário e entrevista. Para analisá-los, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: predominou participantes do sexo feminino, entre 26 a 35 anos, casadas, que realizam atividades ocupacionais como professor, auxiliar administrativo e autônomo. A maior parte dos estudantes apresentava entre três e sete anos, do ensino público e com participação das atividades propostas na escola. Organizaram-se as informações em três categorias: Dificuldades cotidianas apresentadas por estudantes com transtorno do espectro autista, Acompanhamento do estudante nas atividades educacionais, e Conhecimento e uso do ensino estruturado no cotidiano escolar. Considerações finais: a maioria dos participantes desconhece os princípios do ensino estruturado, embora seu uso possa melhorar as relações interpessoais, repercutir no aprimoramento da aprendizagem, estabelecimento de rotinas e seguimento de instruções.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5000Journal Health NPEPS; v. 6 n. 1 (2021): Janeiro-JunhoJournal Health NPEPS; Vol. 6 No. 1 (2021): Janeiro-JunhoJournal Health NPEPS; Vol. 6 Núm. 1 (2021): Janeiro-Junho2526-101010.30681/25261010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5000/4184Copyright (c) 2021 JOURNAL HEALTH NPEPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Filha, Francidalma Soares SousaMoraes Filho, Iel Marciano deSoek, Ana MariaLima, Najra Danny PereiraSilva, Marcus Vinicius da Rocha Santos daLima, Lucas MonteiroPereira, Mayara CândidaSousa, Thais Vilela de2022-04-02T16:14:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5000Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:38.035660Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores |
title |
Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores |
spellingShingle |
Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa Transtorno do Espectro Autista Cuidadores Ensino Pais Educação |
title_short |
Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores |
title_full |
Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores |
title_fullStr |
Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores |
title_full_unstemmed |
Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores |
title_sort |
Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores |
author |
Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa |
author_facet |
Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa Moraes Filho, Iel Marciano de Soek, Ana Maria Lima, Najra Danny Pereira Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos da Lima, Lucas Monteiro Pereira, Mayara Cândida Sousa, Thais Vilela de |
author_role |
author |
author2 |
Moraes Filho, Iel Marciano de Soek, Ana Maria Lima, Najra Danny Pereira Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos da Lima, Lucas Monteiro Pereira, Mayara Cândida Sousa, Thais Vilela de |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa Moraes Filho, Iel Marciano de Soek, Ana Maria Lima, Najra Danny Pereira Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos da Lima, Lucas Monteiro Pereira, Mayara Cândida Sousa, Thais Vilela de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro Autista Cuidadores Ensino Pais Educação |
topic |
Transtorno do Espectro Autista Cuidadores Ensino Pais Educação |
description |
Objetivo: analisar a compreensão de pais/cuidadores de estudantes no espectro autista acerca do uso/aplicação dos princípios do ensino estruturado no cotidiano educacional de seus filhos/pessoas cuidadas, bem como as dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Método: estudo avaliativo, exploratório e com abordagem quanti-qualitativa, realizado em Caxias, Maranhão, no período de março e dezembro de 2017, junto a 32 pais/cuidadores de estudantes no espectro autista que integram a rede regular de ensino pública ou privada. Os dados foram coletados por meio de um formulário e entrevista. Para analisá-los, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: predominou participantes do sexo feminino, entre 26 a 35 anos, casadas, que realizam atividades ocupacionais como professor, auxiliar administrativo e autônomo. A maior parte dos estudantes apresentava entre três e sete anos, do ensino público e com participação das atividades propostas na escola. Organizaram-se as informações em três categorias: Dificuldades cotidianas apresentadas por estudantes com transtorno do espectro autista, Acompanhamento do estudante nas atividades educacionais, e Conhecimento e uso do ensino estruturado no cotidiano escolar. Considerações finais: a maioria dos participantes desconhece os princípios do ensino estruturado, embora seu uso possa melhorar as relações interpessoais, repercutir no aprimoramento da aprendizagem, estabelecimento de rotinas e seguimento de instruções. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5000 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5000/4184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 JOURNAL HEALTH NPEPS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 JOURNAL HEALTH NPEPS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS; v. 6 n. 1 (2021): Janeiro-Junho Journal Health NPEPS; Vol. 6 No. 1 (2021): Janeiro-Junho Journal Health NPEPS; Vol. 6 Núm. 1 (2021): Janeiro-Junho 2526-1010 10.30681/25261010 reponame:Journal Health NPEPS instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Journal Health NPEPS |
collection |
Journal Health NPEPS |
repository.name.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
npeps@unemat.br |
_version_ |
1797051502529871872 |