Fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem: atitudes dos profissionais da saúde e educação / Risk factors for language development: attitudes of health and education professionals / Factores de riesgo para el desarrollo del lenguaje...
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal Health NPEPS |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2738 |
Resumo: | Objetivo: verificar as atitudes de profissionais das áreas da saúde e educação frente a crianças com risco para desenvolver alterações de linguagem ou que já apresentam indícios dessas alterações. Método: este estudo foi observacional transversal, ocorrendo em 2015, vinculado ao Departamento de Fonoaudiologia de uma Universidade pública. Foi elaborado um questionário para verificar o conhecimento sobre fatores de risco para alterações de linguagem, bem como as práticas adotadas diante de indícios de alterações de Linguagem. As respostas dos questionários foram tabuladas no Microsoft® Excel®, sendo analisadas de modo descritivo. Resultados: 187 profissionais participaram do estudo, profissionais de saúde e professores do ensino infantil e fundamental. Ao receberem queixas dos pais em relação a linguagem do filho(a), 55,7% dos profissionais encaminham a criança para um fonoaudiólogo. Quanto aos fatores de risco, a pouca estimulação de fala foi o mais citado, identificado por meio de perguntas aos pais (75,4%). Conclusão: os profissionais quando identificam fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem, realizaram por meio de perguntas aos pais, encaminhando a fonoaudiologia, mas ocorre que nem todas as localidades possuem especialistas na área, o que pode trazer impacto negativos para o acolhimento dessa clientela. |
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Fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem: atitudes dos profissionais da saúde e educação / Risk factors for language development: attitudes of health and education professionals / Factores de riesgo para el desarrollo del lenguaje...Fatores de RiscoLinguagem InfantilTranstornos do Desenvolvimento da LinguagemObjetivo: verificar as atitudes de profissionais das áreas da saúde e educação frente a crianças com risco para desenvolver alterações de linguagem ou que já apresentam indícios dessas alterações. Método: este estudo foi observacional transversal, ocorrendo em 2015, vinculado ao Departamento de Fonoaudiologia de uma Universidade pública. Foi elaborado um questionário para verificar o conhecimento sobre fatores de risco para alterações de linguagem, bem como as práticas adotadas diante de indícios de alterações de Linguagem. As respostas dos questionários foram tabuladas no Microsoft® Excel®, sendo analisadas de modo descritivo. Resultados: 187 profissionais participaram do estudo, profissionais de saúde e professores do ensino infantil e fundamental. Ao receberem queixas dos pais em relação a linguagem do filho(a), 55,7% dos profissionais encaminham a criança para um fonoaudiólogo. Quanto aos fatores de risco, a pouca estimulação de fala foi o mais citado, identificado por meio de perguntas aos pais (75,4%). Conclusão: os profissionais quando identificam fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem, realizaram por meio de perguntas aos pais, encaminhando a fonoaudiologia, mas ocorre que nem todas as localidades possuem especialistas na área, o que pode trazer impacto negativos para o acolhimento dessa clientela.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo originalapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2738Journal Health NPEPS; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro-Junho; 185-197Journal Health NPEPS; Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro-Junho; 185-197Journal Health NPEPS; Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro-Junho; 185-1972526-101010.30681/25261010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2738/2371Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPanes, Ana Carulina SpinardiCorrêa, Camila de CastroWeber, Silke Anna TheresaMaximino, Luciana Paula2021-11-01T11:44:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2738Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:29.271750Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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