Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, André Felipe da Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Azevedo, Ana Darc Martins, da Silva, Igor Luiz Machado, Assumpção, Douglas Junior Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55391
Resumo: O trabalho relata uma experiência de inserção dos conceitos da linguagem cinematográfica no currículo escolar de uma escola pública de ensino fundamental de Belém (PA) com alunos do 5º ano, identificando as contribuições que este conteúdo traz para o aprendizado desse aluno e a importância de inseri-lo no contexto curricular escolar, considerando o potencial do cinema em ser utilizado como recurso didático. A pesquisa teve como método a pesquisa ação, por meio de uma oficina realizada em sala de aula abordando questões conceituais da linguagem cinematográfica, onde se observou a possível relação positiva. Tendo como pressuposto que o cinema ocupa um importante lugar na sociedade, sendo um campo de manifestações culturais, sociais e históricas, carregando um potencial significativo a ser utilizado em sala de aula. Por isso, conhecer a linguagem que o cinema utiliza possui uma relevância importantíssima para o alcance de sua utilização mais profunda.
id VERACRUZ-0_32f6040768f4a33e3f725a50204643e1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55391
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA)currículo escolarlinguagem cinematográficacinemaO trabalho relata uma experiência de inserção dos conceitos da linguagem cinematográfica no currículo escolar de uma escola pública de ensino fundamental de Belém (PA) com alunos do 5º ano, identificando as contribuições que este conteúdo traz para o aprendizado desse aluno e a importância de inseri-lo no contexto curricular escolar, considerando o potencial do cinema em ser utilizado como recurso didático. A pesquisa teve como método a pesquisa ação, por meio de uma oficina realizada em sala de aula abordando questões conceituais da linguagem cinematográfica, onde se observou a possível relação positiva. Tendo como pressuposto que o cinema ocupa um importante lugar na sociedade, sendo um campo de manifestações culturais, sociais e históricas, carregando um potencial significativo a ser utilizado em sala de aula. Por isso, conhecer a linguagem que o cinema utiliza possui uma relevância importantíssima para o alcance de sua utilização mais profunda.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5539110.34117/bjdv8n12-155Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 79180-79191Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 79180-79191Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 79180-791912525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55391/40790Copyright (c) 2022 André Felipe da Costa Cunha, Ana Darc Martins Azevedo, Igor Luiz Machado da Silva, Douglas Junior Fernandes Assumpçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, André Felipe da CostaAzevedo, Ana Darc Martinsda Silva, Igor Luiz MachadoAssumpção, Douglas Junior Fernandes2022-12-28T18:57:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55391Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:43.229125Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA)
title Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA)
spellingShingle Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA)
Cunha, André Felipe da Costa
currículo escolar
linguagem cinematográfica
cinema
title_short Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA)
title_full Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA)
title_fullStr Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA)
title_full_unstemmed Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA)
title_sort Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA)
author Cunha, André Felipe da Costa
author_facet Cunha, André Felipe da Costa
Azevedo, Ana Darc Martins
da Silva, Igor Luiz Machado
Assumpção, Douglas Junior Fernandes
author_role author
author2 Azevedo, Ana Darc Martins
da Silva, Igor Luiz Machado
Assumpção, Douglas Junior Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, André Felipe da Costa
Azevedo, Ana Darc Martins
da Silva, Igor Luiz Machado
Assumpção, Douglas Junior Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv currículo escolar
linguagem cinematográfica
cinema
topic currículo escolar
linguagem cinematográfica
cinema
description O trabalho relata uma experiência de inserção dos conceitos da linguagem cinematográfica no currículo escolar de uma escola pública de ensino fundamental de Belém (PA) com alunos do 5º ano, identificando as contribuições que este conteúdo traz para o aprendizado desse aluno e a importância de inseri-lo no contexto curricular escolar, considerando o potencial do cinema em ser utilizado como recurso didático. A pesquisa teve como método a pesquisa ação, por meio de uma oficina realizada em sala de aula abordando questões conceituais da linguagem cinematográfica, onde se observou a possível relação positiva. Tendo como pressuposto que o cinema ocupa um importante lugar na sociedade, sendo um campo de manifestações culturais, sociais e históricas, carregando um potencial significativo a ser utilizado em sala de aula. Por isso, conhecer a linguagem que o cinema utiliza possui uma relevância importantíssima para o alcance de sua utilização mais profunda.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55391
10.34117/bjdv8n12-155
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55391
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n12-155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55391/40790
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 79180-79191
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 79180-79191
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 79180-79191
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645622930046976