Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55391 |
Resumo: | O trabalho relata uma experiência de inserção dos conceitos da linguagem cinematográfica no currículo escolar de uma escola pública de ensino fundamental de Belém (PA) com alunos do 5º ano, identificando as contribuições que este conteúdo traz para o aprendizado desse aluno e a importância de inseri-lo no contexto curricular escolar, considerando o potencial do cinema em ser utilizado como recurso didático. A pesquisa teve como método a pesquisa ação, por meio de uma oficina realizada em sala de aula abordando questões conceituais da linguagem cinematográfica, onde se observou a possível relação positiva. Tendo como pressuposto que o cinema ocupa um importante lugar na sociedade, sendo um campo de manifestações culturais, sociais e históricas, carregando um potencial significativo a ser utilizado em sala de aula. Por isso, conhecer a linguagem que o cinema utiliza possui uma relevância importantíssima para o alcance de sua utilização mais profunda. |
id |
VERACRUZ-0_32f6040768f4a33e3f725a50204643e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55391 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA)currículo escolarlinguagem cinematográficacinemaO trabalho relata uma experiência de inserção dos conceitos da linguagem cinematográfica no currículo escolar de uma escola pública de ensino fundamental de Belém (PA) com alunos do 5º ano, identificando as contribuições que este conteúdo traz para o aprendizado desse aluno e a importância de inseri-lo no contexto curricular escolar, considerando o potencial do cinema em ser utilizado como recurso didático. A pesquisa teve como método a pesquisa ação, por meio de uma oficina realizada em sala de aula abordando questões conceituais da linguagem cinematográfica, onde se observou a possível relação positiva. Tendo como pressuposto que o cinema ocupa um importante lugar na sociedade, sendo um campo de manifestações culturais, sociais e históricas, carregando um potencial significativo a ser utilizado em sala de aula. Por isso, conhecer a linguagem que o cinema utiliza possui uma relevância importantíssima para o alcance de sua utilização mais profunda.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5539110.34117/bjdv8n12-155Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 79180-79191Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 79180-79191Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 79180-791912525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55391/40790Copyright (c) 2022 André Felipe da Costa Cunha, Ana Darc Martins Azevedo, Igor Luiz Machado da Silva, Douglas Junior Fernandes Assumpçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, André Felipe da CostaAzevedo, Ana Darc Martinsda Silva, Igor Luiz MachadoAssumpção, Douglas Junior Fernandes2022-12-28T18:57:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55391Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:43.229125Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA) |
title |
Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA) |
spellingShingle |
Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA) Cunha, André Felipe da Costa currículo escolar linguagem cinematográfica cinema |
title_short |
Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA) |
title_full |
Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA) |
title_fullStr |
Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA) |
title_full_unstemmed |
Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA) |
title_sort |
Currículo escolar e lenguaje cinematográfico: um estudio em uma escuela de Belém (PA): School curriculum and cinematographic language: a study in a school in Belém (PA) |
author |
Cunha, André Felipe da Costa |
author_facet |
Cunha, André Felipe da Costa Azevedo, Ana Darc Martins da Silva, Igor Luiz Machado Assumpção, Douglas Junior Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Ana Darc Martins da Silva, Igor Luiz Machado Assumpção, Douglas Junior Fernandes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, André Felipe da Costa Azevedo, Ana Darc Martins da Silva, Igor Luiz Machado Assumpção, Douglas Junior Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo escolar linguagem cinematográfica cinema |
topic |
currículo escolar linguagem cinematográfica cinema |
description |
O trabalho relata uma experiência de inserção dos conceitos da linguagem cinematográfica no currículo escolar de uma escola pública de ensino fundamental de Belém (PA) com alunos do 5º ano, identificando as contribuições que este conteúdo traz para o aprendizado desse aluno e a importância de inseri-lo no contexto curricular escolar, considerando o potencial do cinema em ser utilizado como recurso didático. A pesquisa teve como método a pesquisa ação, por meio de uma oficina realizada em sala de aula abordando questões conceituais da linguagem cinematográfica, onde se observou a possível relação positiva. Tendo como pressuposto que o cinema ocupa um importante lugar na sociedade, sendo um campo de manifestações culturais, sociais e históricas, carregando um potencial significativo a ser utilizado em sala de aula. Por isso, conhecer a linguagem que o cinema utiliza possui uma relevância importantíssima para o alcance de sua utilização mais profunda. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55391 10.34117/bjdv8n12-155 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55391 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n12-155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55391/40790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 79180-79191 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 79180-79191 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 79180-79191 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645622930046976 |