A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fernand Bartoly Gonçalves de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3986
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central analisar a concepção de formação de professores presentes nos documentos oficiais que incidem sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), abordando o entendimento desta formação e seu locus no contexto histórico, político e social. Desta forma, a base lógica da presente investigação é a dialética, entendida a partir do materialismo histórico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, além da busca e análise de documentos oficiais produzidos e publicados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que trazem concepções de formação de professores para os IF. A partir daí, se verifica que a concepção de formação de professores se aproxima das concepções pragmáticas e tecnicistas, com o trabalho em seu sentido reificado. Ponderase que, apesar de uma concepção alinhada às necessidades do sistema capitalista, a possibilidade de formação de professores nos IF abre espaço para o desenvolvimento de ações em torno de uma concepção de formação de professores como um pesquisador crítico em direção a uma educação emancipatória.
id UNEMAT-5_11fa594e7ee47d13afde1dc1d3f7f4f3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3986
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAISinstitutos federaisformação de professoresconcepção de formação.A presente pesquisa tem como objetivo central analisar a concepção de formação de professores presentes nos documentos oficiais que incidem sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), abordando o entendimento desta formação e seu locus no contexto histórico, político e social. Desta forma, a base lógica da presente investigação é a dialética, entendida a partir do materialismo histórico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, além da busca e análise de documentos oficiais produzidos e publicados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que trazem concepções de formação de professores para os IF. A partir daí, se verifica que a concepção de formação de professores se aproxima das concepções pragmáticas e tecnicistas, com o trabalho em seu sentido reificado. Ponderase que, apesar de uma concepção alinhada às necessidades do sistema capitalista, a possibilidade de formação de professores nos IF abre espaço para o desenvolvimento de ações em torno de uma concepção de formação de professores como um pesquisador crítico em direção a uma educação emancipatória.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3986Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 15-332178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3986/3194Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Fernand Bartoly Gonçalves deSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da2019-10-11T00:29:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3986Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:29:54Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
title A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
spellingShingle A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
Lima, Fernand Bartoly Gonçalves de
institutos federais
formação de professores
concepção de formação.
title_short A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
title_full A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
title_fullStr A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
title_full_unstemmed A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
title_sort A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
author Lima, Fernand Bartoly Gonçalves de
author_facet Lima, Fernand Bartoly Gonçalves de
Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
author_role author
author2 Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fernand Bartoly Gonçalves de
Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv institutos federais
formação de professores
concepção de formação.
topic institutos federais
formação de professores
concepção de formação.
description A presente pesquisa tem como objetivo central analisar a concepção de formação de professores presentes nos documentos oficiais que incidem sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), abordando o entendimento desta formação e seu locus no contexto histórico, político e social. Desta forma, a base lógica da presente investigação é a dialética, entendida a partir do materialismo histórico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, além da busca e análise de documentos oficiais produzidos e publicados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que trazem concepções de formação de professores para os IF. A partir daí, se verifica que a concepção de formação de professores se aproxima das concepções pragmáticas e tecnicistas, com o trabalho em seu sentido reificado. Ponderase que, apesar de uma concepção alinhada às necessidades do sistema capitalista, a possibilidade de formação de professores nos IF abre espaço para o desenvolvimento de ações em torno de uma concepção de formação de professores como um pesquisador crítico em direção a uma educação emancipatória.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3986
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3986/3194
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 15-33
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460368572416