A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3986 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo central analisar a concepção de formação de professores presentes nos documentos oficiais que incidem sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), abordando o entendimento desta formação e seu locus no contexto histórico, político e social. Desta forma, a base lógica da presente investigação é a dialética, entendida a partir do materialismo histórico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, além da busca e análise de documentos oficiais produzidos e publicados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que trazem concepções de formação de professores para os IF. A partir daí, se verifica que a concepção de formação de professores se aproxima das concepções pragmáticas e tecnicistas, com o trabalho em seu sentido reificado. Ponderase que, apesar de uma concepção alinhada às necessidades do sistema capitalista, a possibilidade de formação de professores nos IF abre espaço para o desenvolvimento de ações em torno de uma concepção de formação de professores como um pesquisador crítico em direção a uma educação emancipatória. |
id |
UNEMAT-5_11fa594e7ee47d13afde1dc1d3f7f4f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3986 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAISinstitutos federaisformação de professoresconcepção de formação.A presente pesquisa tem como objetivo central analisar a concepção de formação de professores presentes nos documentos oficiais que incidem sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), abordando o entendimento desta formação e seu locus no contexto histórico, político e social. Desta forma, a base lógica da presente investigação é a dialética, entendida a partir do materialismo histórico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, além da busca e análise de documentos oficiais produzidos e publicados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que trazem concepções de formação de professores para os IF. A partir daí, se verifica que a concepção de formação de professores se aproxima das concepções pragmáticas e tecnicistas, com o trabalho em seu sentido reificado. Ponderase que, apesar de uma concepção alinhada às necessidades do sistema capitalista, a possibilidade de formação de professores nos IF abre espaço para o desenvolvimento de ações em torno de uma concepção de formação de professores como um pesquisador crítico em direção a uma educação emancipatória.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3986Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 15-332178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3986/3194Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Fernand Bartoly Gonçalves deSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da2019-10-11T00:29:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3986Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:29:54Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS |
title |
A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS |
spellingShingle |
A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS Lima, Fernand Bartoly Gonçalves de institutos federais formação de professores concepção de formação. |
title_short |
A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS |
title_full |
A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS |
title_fullStr |
A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS |
title_full_unstemmed |
A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS |
title_sort |
A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS |
author |
Lima, Fernand Bartoly Gonçalves de |
author_facet |
Lima, Fernand Bartoly Gonçalves de Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Fernand Bartoly Gonçalves de Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
institutos federais formação de professores concepção de formação. |
topic |
institutos federais formação de professores concepção de formação. |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo central analisar a concepção de formação de professores presentes nos documentos oficiais que incidem sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), abordando o entendimento desta formação e seu locus no contexto histórico, político e social. Desta forma, a base lógica da presente investigação é a dialética, entendida a partir do materialismo histórico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, além da busca e análise de documentos oficiais produzidos e publicados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que trazem concepções de formação de professores para os IF. A partir daí, se verifica que a concepção de formação de professores se aproxima das concepções pragmáticas e tecnicistas, com o trabalho em seu sentido reificado. Ponderase que, apesar de uma concepção alinhada às necessidades do sistema capitalista, a possibilidade de formação de professores nos IF abre espaço para o desenvolvimento de ações em torno de uma concepção de formação de professores como um pesquisador crítico em direção a uma educação emancipatória. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3986 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3986/3194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 15-33 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460368572416 |