EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adilson Vagner de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3919
Resumo: Este texto discute as concepções teóricas da Educação Intercultural que sustentam um novo projeto de racionalidade para América Latina. A partir dos trabalhos do filósofo cubano Raúl Fornet-Betancourt, o projeto intercultural ganha corpo no Brasil, para sustentar esta reflexão educacional, mas principalmente filosófica, a fim de estabelecer caminhos norteadores para a composição de espaços sociais democráticos e dialógicos. Os posicionamentos teóricos existentes neste texto basearam-se enormemente nos trabalhos de José Méndez Méndez (2009) e da pesquisadora brasileira Vera Candau (2005, 2006, 2008, 2013), assim como em outros grandes nomes dos estudos da cultura e da educação. Assim, o projeto intercultural propõe uma racionalidade latino-americana que consiga enfrentar a modernidade, partindo de perspectivas pluralistas que reconheçam as particularidades da América Latina, a fim de estabelecer o reconhecimento das experiências culturais locais e as suas influências nas formas de ver e perceber o mundo.
id UNEMAT-5_12a2467472236e39baf77435a45790b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3919
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADEeducação interculturalAmérica Latinaracionalidade.Este texto discute as concepções teóricas da Educação Intercultural que sustentam um novo projeto de racionalidade para América Latina. A partir dos trabalhos do filósofo cubano Raúl Fornet-Betancourt, o projeto intercultural ganha corpo no Brasil, para sustentar esta reflexão educacional, mas principalmente filosófica, a fim de estabelecer caminhos norteadores para a composição de espaços sociais democráticos e dialógicos. Os posicionamentos teóricos existentes neste texto basearam-se enormemente nos trabalhos de José Méndez Méndez (2009) e da pesquisadora brasileira Vera Candau (2005, 2006, 2008, 2013), assim como em outros grandes nomes dos estudos da cultura e da educação. Assim, o projeto intercultural propõe uma racionalidade latino-americana que consiga enfrentar a modernidade, partindo de perspectivas pluralistas que reconheçam as particularidades da América Latina, a fim de estabelecer o reconhecimento das experiências culturais locais e as suas influências nas formas de ver e perceber o mundo.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3919Revista da Faculdade de Educação; v. 27 n. 1 (2017): (JAN/JUN); 43-562178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3919/3110Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Adilson Vagner de2019-10-10T21:42:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3919Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-10T21:42:13Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE
title EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE
spellingShingle EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE
Oliveira, Adilson Vagner de
educação intercultural
América Latina
racionalidade.
title_short EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE
title_full EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE
title_fullStr EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE
title_sort EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE
author Oliveira, Adilson Vagner de
author_facet Oliveira, Adilson Vagner de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adilson Vagner de
dc.subject.por.fl_str_mv educação intercultural
América Latina
racionalidade.
topic educação intercultural
América Latina
racionalidade.
description Este texto discute as concepções teóricas da Educação Intercultural que sustentam um novo projeto de racionalidade para América Latina. A partir dos trabalhos do filósofo cubano Raúl Fornet-Betancourt, o projeto intercultural ganha corpo no Brasil, para sustentar esta reflexão educacional, mas principalmente filosófica, a fim de estabelecer caminhos norteadores para a composição de espaços sociais democráticos e dialógicos. Os posicionamentos teóricos existentes neste texto basearam-se enormemente nos trabalhos de José Méndez Méndez (2009) e da pesquisadora brasileira Vera Candau (2005, 2006, 2008, 2013), assim como em outros grandes nomes dos estudos da cultura e da educação. Assim, o projeto intercultural propõe uma racionalidade latino-americana que consiga enfrentar a modernidade, partindo de perspectivas pluralistas que reconheçam as particularidades da América Latina, a fim de estabelecer o reconhecimento das experiências culturais locais e as suas influências nas formas de ver e perceber o mundo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3919
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3919/3110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 27 n. 1 (2017): (JAN/JUN); 43-56
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459952287744