EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3919 |
Resumo: | Este texto discute as concepções teóricas da Educação Intercultural que sustentam um novo projeto de racionalidade para América Latina. A partir dos trabalhos do filósofo cubano Raúl Fornet-Betancourt, o projeto intercultural ganha corpo no Brasil, para sustentar esta reflexão educacional, mas principalmente filosófica, a fim de estabelecer caminhos norteadores para a composição de espaços sociais democráticos e dialógicos. Os posicionamentos teóricos existentes neste texto basearam-se enormemente nos trabalhos de José Méndez Méndez (2009) e da pesquisadora brasileira Vera Candau (2005, 2006, 2008, 2013), assim como em outros grandes nomes dos estudos da cultura e da educação. Assim, o projeto intercultural propõe uma racionalidade latino-americana que consiga enfrentar a modernidade, partindo de perspectivas pluralistas que reconheçam as particularidades da América Latina, a fim de estabelecer o reconhecimento das experiências culturais locais e as suas influências nas formas de ver e perceber o mundo. |
id |
UNEMAT-5_12a2467472236e39baf77435a45790b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3919 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADEeducação interculturalAmérica Latinaracionalidade.Este texto discute as concepções teóricas da Educação Intercultural que sustentam um novo projeto de racionalidade para América Latina. A partir dos trabalhos do filósofo cubano Raúl Fornet-Betancourt, o projeto intercultural ganha corpo no Brasil, para sustentar esta reflexão educacional, mas principalmente filosófica, a fim de estabelecer caminhos norteadores para a composição de espaços sociais democráticos e dialógicos. Os posicionamentos teóricos existentes neste texto basearam-se enormemente nos trabalhos de José Méndez Méndez (2009) e da pesquisadora brasileira Vera Candau (2005, 2006, 2008, 2013), assim como em outros grandes nomes dos estudos da cultura e da educação. Assim, o projeto intercultural propõe uma racionalidade latino-americana que consiga enfrentar a modernidade, partindo de perspectivas pluralistas que reconheçam as particularidades da América Latina, a fim de estabelecer o reconhecimento das experiências culturais locais e as suas influências nas formas de ver e perceber o mundo.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3919Revista da Faculdade de Educação; v. 27 n. 1 (2017): (JAN/JUN); 43-562178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3919/3110Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Adilson Vagner de2019-10-10T21:42:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3919Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-10T21:42:13Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE |
title |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE Oliveira, Adilson Vagner de educação intercultural América Latina racionalidade. |
title_short |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE |
title_full |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE |
title_sort |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UM NOVO PROJETO DE RACIONALIDADE |
author |
Oliveira, Adilson Vagner de |
author_facet |
Oliveira, Adilson Vagner de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Adilson Vagner de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação intercultural América Latina racionalidade. |
topic |
educação intercultural América Latina racionalidade. |
description |
Este texto discute as concepções teóricas da Educação Intercultural que sustentam um novo projeto de racionalidade para América Latina. A partir dos trabalhos do filósofo cubano Raúl Fornet-Betancourt, o projeto intercultural ganha corpo no Brasil, para sustentar esta reflexão educacional, mas principalmente filosófica, a fim de estabelecer caminhos norteadores para a composição de espaços sociais democráticos e dialógicos. Os posicionamentos teóricos existentes neste texto basearam-se enormemente nos trabalhos de José Méndez Méndez (2009) e da pesquisadora brasileira Vera Candau (2005, 2006, 2008, 2013), assim como em outros grandes nomes dos estudos da cultura e da educação. Assim, o projeto intercultural propõe uma racionalidade latino-americana que consiga enfrentar a modernidade, partindo de perspectivas pluralistas que reconheçam as particularidades da América Latina, a fim de estabelecer o reconhecimento das experiências culturais locais e as suas influências nas formas de ver e perceber o mundo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3919 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3919/3110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 27 n. 1 (2017): (JAN/JUN); 43-56 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459952287744 |