REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4004 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender a importância da brinquedoteca na prática pedagógica como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, apontando os benefícios da ludicidade para crianças e educadores. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre jogos e brinquedoteca, como forma de embasar-nos teoricamente a respeito da temática. Para maior contextualização e compreensão da abordagem sobre o tema, foi realizada uma pesquisa de campo com quinze professores de três escolas municipais nas quais já existia uma brinquedoteca, o que justifica a escolha destas entre outras instituições do município de Colider-MT. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para os professores expressarem suas opiniões quanto à ludicidade, bem como quanto à utilização da brinquedoteca como ferramenta pedagógica. Como complemento, foi aplicado um questionário para a coordenadora da Educação Infantil do município. Com esta pesquisa pôde-se perceber unanimidade quanto à importância da brinquedoteca como espaço pedagógico. Ressaltou-se, também, seu valor para o desenvolvimento psíquico-social da criança, por estimular a criatividade e favorecer a formação emocional, física e intelectual. Porém, destacaram-se algumas questões a serem corrigidas, uma vez que, sendo um tema emergente, ainda provoca discussões, como a capacitação profissional adequada ao conceito de brinquedoteca e mesmo sua validade, por haver certa relutância por parte de profissionais em agregar novas práticas a seu trabalho. |
id |
UNEMAT-5_159e11eab48164315ff2de403cfad75f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4004 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSOEste artigo tem como objetivo compreender a importância da brinquedoteca na prática pedagógica como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, apontando os benefícios da ludicidade para crianças e educadores. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre jogos e brinquedoteca, como forma de embasar-nos teoricamente a respeito da temática. Para maior contextualização e compreensão da abordagem sobre o tema, foi realizada uma pesquisa de campo com quinze professores de três escolas municipais nas quais já existia uma brinquedoteca, o que justifica a escolha destas entre outras instituições do município de Colider-MT. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para os professores expressarem suas opiniões quanto à ludicidade, bem como quanto à utilização da brinquedoteca como ferramenta pedagógica. Como complemento, foi aplicado um questionário para a coordenadora da Educação Infantil do município. Com esta pesquisa pôde-se perceber unanimidade quanto à importância da brinquedoteca como espaço pedagógico. Ressaltou-se, também, seu valor para o desenvolvimento psíquico-social da criança, por estimular a criatividade e favorecer a formação emocional, física e intelectual. Porém, destacaram-se algumas questões a serem corrigidas, uma vez que, sendo um tema emergente, ainda provoca discussões, como a capacitação profissional adequada ao conceito de brinquedoteca e mesmo sua validade, por haver certa relutância por parte de profissionais em agregar novas práticas a seu trabalho.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4004Revista da Faculdade de Educação; v. 19 n. 1 (2013): (JAN/JUN); 129-1452178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4004/3210Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNez, Egeslaine deMoreira, Janete Aparecida Nicastro2019-10-11T00:37:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4004Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:37:56Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO |
title |
REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO Nez, Egeslaine de |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO |
author |
Nez, Egeslaine de |
author_facet |
Nez, Egeslaine de Moreira, Janete Aparecida Nicastro |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Janete Aparecida Nicastro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nez, Egeslaine de Moreira, Janete Aparecida Nicastro |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender a importância da brinquedoteca na prática pedagógica como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, apontando os benefícios da ludicidade para crianças e educadores. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre jogos e brinquedoteca, como forma de embasar-nos teoricamente a respeito da temática. Para maior contextualização e compreensão da abordagem sobre o tema, foi realizada uma pesquisa de campo com quinze professores de três escolas municipais nas quais já existia uma brinquedoteca, o que justifica a escolha destas entre outras instituições do município de Colider-MT. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para os professores expressarem suas opiniões quanto à ludicidade, bem como quanto à utilização da brinquedoteca como ferramenta pedagógica. Como complemento, foi aplicado um questionário para a coordenadora da Educação Infantil do município. Com esta pesquisa pôde-se perceber unanimidade quanto à importância da brinquedoteca como espaço pedagógico. Ressaltou-se, também, seu valor para o desenvolvimento psíquico-social da criança, por estimular a criatividade e favorecer a formação emocional, física e intelectual. Porém, destacaram-se algumas questões a serem corrigidas, uma vez que, sendo um tema emergente, ainda provoca discussões, como a capacitação profissional adequada ao conceito de brinquedoteca e mesmo sua validade, por haver certa relutância por parte de profissionais em agregar novas práticas a seu trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4004 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4004/3210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 19 n. 1 (2013): (JAN/JUN); 129-145 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460401078272 |