REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nez, Egeslaine de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moreira, Janete Aparecida Nicastro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4004
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender a importância da brinquedoteca na prática pedagógica como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, apontando os benefícios da ludicidade para crianças e educadores. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre jogos e brinquedoteca, como forma de embasar-nos teoricamente a respeito da temática. Para maior contextualização e compreensão da abordagem sobre o tema, foi realizada uma pesquisa de campo com quinze professores de três escolas municipais nas quais já existia uma brinquedoteca, o que justifica a escolha destas entre outras instituições do município de Colider-MT. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para os professores expressarem suas opiniões quanto à ludicidade, bem como quanto à utilização da brinquedoteca como ferramenta pedagógica. Como complemento, foi aplicado um questionário para a coordenadora da Educação Infantil do município. Com esta pesquisa pôde-se perceber unanimidade quanto à importância da brinquedoteca como espaço pedagógico. Ressaltou-se, também, seu valor para o desenvolvimento psíquico-social da criança, por estimular a criatividade e favorecer a formação emocional, física e intelectual. Porém, destacaram-se algumas questões a serem corrigidas, uma vez que, sendo um tema emergente, ainda provoca discussões, como a capacitação profissional adequada ao conceito de brinquedoteca e mesmo sua validade, por haver certa relutância por parte de profissionais em agregar novas práticas a seu trabalho.
id UNEMAT-5_159e11eab48164315ff2de403cfad75f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4004
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSOEste artigo tem como objetivo compreender a importância da brinquedoteca na prática pedagógica como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, apontando os benefícios da ludicidade para crianças e educadores. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre jogos e brinquedoteca, como forma de embasar-nos teoricamente a respeito da temática. Para maior contextualização e compreensão da abordagem sobre o tema, foi realizada uma pesquisa de campo com quinze professores de três escolas municipais nas quais já existia uma brinquedoteca, o que justifica a escolha destas entre outras instituições do município de Colider-MT. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para os professores expressarem suas opiniões quanto à ludicidade, bem como quanto à utilização da brinquedoteca como ferramenta pedagógica. Como complemento, foi aplicado um questionário para a coordenadora da Educação Infantil do município. Com esta pesquisa pôde-se perceber unanimidade quanto à importância da brinquedoteca como espaço pedagógico. Ressaltou-se, também, seu valor para o desenvolvimento psíquico-social da criança, por estimular a criatividade e favorecer a formação emocional, física e intelectual. Porém, destacaram-se algumas questões a serem corrigidas, uma vez que, sendo um tema emergente, ainda provoca discussões, como a capacitação profissional adequada ao conceito de brinquedoteca e mesmo sua validade, por haver certa relutância por parte de profissionais em agregar novas práticas a seu trabalho.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4004Revista da Faculdade de Educação; v. 19 n. 1 (2013): (JAN/JUN); 129-1452178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4004/3210Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNez, Egeslaine deMoreira, Janete Aparecida Nicastro2019-10-11T00:37:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4004Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:37:56Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO
title REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO
Nez, Egeslaine de
title_short REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO
title_full REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO
title_sort REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO
author Nez, Egeslaine de
author_facet Nez, Egeslaine de
Moreira, Janete Aparecida Nicastro
author_role author
author2 Moreira, Janete Aparecida Nicastro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nez, Egeslaine de
Moreira, Janete Aparecida Nicastro
description Este artigo tem como objetivo compreender a importância da brinquedoteca na prática pedagógica como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, apontando os benefícios da ludicidade para crianças e educadores. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre jogos e brinquedoteca, como forma de embasar-nos teoricamente a respeito da temática. Para maior contextualização e compreensão da abordagem sobre o tema, foi realizada uma pesquisa de campo com quinze professores de três escolas municipais nas quais já existia uma brinquedoteca, o que justifica a escolha destas entre outras instituições do município de Colider-MT. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para os professores expressarem suas opiniões quanto à ludicidade, bem como quanto à utilização da brinquedoteca como ferramenta pedagógica. Como complemento, foi aplicado um questionário para a coordenadora da Educação Infantil do município. Com esta pesquisa pôde-se perceber unanimidade quanto à importância da brinquedoteca como espaço pedagógico. Ressaltou-se, também, seu valor para o desenvolvimento psíquico-social da criança, por estimular a criatividade e favorecer a formação emocional, física e intelectual. Porém, destacaram-se algumas questões a serem corrigidas, uma vez que, sendo um tema emergente, ainda provoca discussões, como a capacitação profissional adequada ao conceito de brinquedoteca e mesmo sua validade, por haver certa relutância por parte de profissionais em agregar novas práticas a seu trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4004
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4004/3210
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 19 n. 1 (2013): (JAN/JUN); 129-145
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460401078272