A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Mônica
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3551
Resumo: Este artigo propõe uma análise sobre o papel da formação nos dias atuais. N osso intuito é, com base nas idéias difundidas pelos pesquisadores da área, discutir as contribuições que a formação pode proporcionar às escolas, frente às transformações ocorridas nos últimos tempos. N esse sentido, traçamos um breve panorama histórico, destacando as diferentes formas de atuação dos professores diante das exigências sociais de cada época. Destacamos a falta de sintonia que há entre aquilo que a academia produz e a prática do professor. Ressaltamos determinadas prioridades que merecem ser trabalhadas na formação e apontamos algumas perspectivas relacionadas ao papel da formação na atualidade
id UNEMAT-5_1b92f61914956030dccb07bdb43169b7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3551
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTEFormação de professoresprioridadesperspectivas.Este artigo propõe uma análise sobre o papel da formação nos dias atuais. N osso intuito é, com base nas idéias difundidas pelos pesquisadores da área, discutir as contribuições que a formação pode proporcionar às escolas, frente às transformações ocorridas nos últimos tempos. N esse sentido, traçamos um breve panorama histórico, destacando as diferentes formas de atuação dos professores diante das exigências sociais de cada época. Destacamos a falta de sintonia que há entre aquilo que a academia produz e a prática do professor. Ressaltamos determinadas prioridades que merecem ser trabalhadas na formação e apontamos algumas perspectivas relacionadas ao papel da formação na atualidadeUNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3551Revista da Faculdade de Educação; v. 3 n. 1 (2005): (JAN/JUN); 107-1152178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3551/2825Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos, Mônica2021-07-05T10:15:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3551Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:15:37Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE
title A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE
spellingShingle A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE
Vasconcellos, Mônica
Formação de professores
prioridades
perspectivas.
title_short A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE
title_full A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE
title_fullStr A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE
title_sort A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE
author Vasconcellos, Mônica
author_facet Vasconcellos, Mônica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
prioridades
perspectivas.
topic Formação de professores
prioridades
perspectivas.
description Este artigo propõe uma análise sobre o papel da formação nos dias atuais. N osso intuito é, com base nas idéias difundidas pelos pesquisadores da área, discutir as contribuições que a formação pode proporcionar às escolas, frente às transformações ocorridas nos últimos tempos. N esse sentido, traçamos um breve panorama histórico, destacando as diferentes formas de atuação dos professores diante das exigências sociais de cada época. Destacamos a falta de sintonia que há entre aquilo que a academia produz e a prática do professor. Ressaltamos determinadas prioridades que merecem ser trabalhadas na formação e apontamos algumas perspectivas relacionadas ao papel da formação na atualidade
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3551
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3551/2825
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 3 n. 1 (2005): (JAN/JUN); 107-115
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459414368256