A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3551 |
Resumo: | Este artigo propõe uma análise sobre o papel da formação nos dias atuais. N osso intuito é, com base nas idéias difundidas pelos pesquisadores da área, discutir as contribuições que a formação pode proporcionar às escolas, frente às transformações ocorridas nos últimos tempos. N esse sentido, traçamos um breve panorama histórico, destacando as diferentes formas de atuação dos professores diante das exigências sociais de cada época. Destacamos a falta de sintonia que há entre aquilo que a academia produz e a prática do professor. Ressaltamos determinadas prioridades que merecem ser trabalhadas na formação e apontamos algumas perspectivas relacionadas ao papel da formação na atualidade |
id |
UNEMAT-5_1b92f61914956030dccb07bdb43169b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3551 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTEFormação de professoresprioridadesperspectivas.Este artigo propõe uma análise sobre o papel da formação nos dias atuais. N osso intuito é, com base nas idéias difundidas pelos pesquisadores da área, discutir as contribuições que a formação pode proporcionar às escolas, frente às transformações ocorridas nos últimos tempos. N esse sentido, traçamos um breve panorama histórico, destacando as diferentes formas de atuação dos professores diante das exigências sociais de cada época. Destacamos a falta de sintonia que há entre aquilo que a academia produz e a prática do professor. Ressaltamos determinadas prioridades que merecem ser trabalhadas na formação e apontamos algumas perspectivas relacionadas ao papel da formação na atualidadeUNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3551Revista da Faculdade de Educação; v. 3 n. 1 (2005): (JAN/JUN); 107-1152178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3551/2825Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos, Mônica2021-07-05T10:15:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3551Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:15:37Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE |
title |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE Vasconcellos, Mônica Formação de professores prioridades perspectivas. |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE |
author |
Vasconcellos, Mônica |
author_facet |
Vasconcellos, Mônica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcellos, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores prioridades perspectivas. |
topic |
Formação de professores prioridades perspectivas. |
description |
Este artigo propõe uma análise sobre o papel da formação nos dias atuais. N osso intuito é, com base nas idéias difundidas pelos pesquisadores da área, discutir as contribuições que a formação pode proporcionar às escolas, frente às transformações ocorridas nos últimos tempos. N esse sentido, traçamos um breve panorama histórico, destacando as diferentes formas de atuação dos professores diante das exigências sociais de cada época. Destacamos a falta de sintonia que há entre aquilo que a academia produz e a prática do professor. Ressaltamos determinadas prioridades que merecem ser trabalhadas na formação e apontamos algumas perspectivas relacionadas ao papel da formação na atualidade |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3551 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3551/2825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 3 n. 1 (2005): (JAN/JUN); 107-115 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459414368256 |