A PROPOSTA DO INSTITUTO AYRTON SENNA PARA EDUCAR NO SÉCULO 21 OU UMA VELHA PROPOSTA COM NOVA ROUPAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Maria Raquel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3955
Resumo: As estratégias de gestão privada na educação, no Brasil, viabilizam e aprofundam a reprodução do capital através da educação e seus reflexos na gestão da educação e da escola. Analisaremos, neste artigo, como ocorre a concepção gerencial mercantil da gestão da educação e da escola pública na proposta de um programa intitulado Educar no Século 21, de um instituto privado. Essa forma peculiar de relação entre o público e o privado, através de parcerias ou outras formas de gestão, operam através da instalação de uma série de ferramentas de mercado no próprio funcionamento da política pública e da escola. Apresentaremos como uma instituição privada modifica seu foco de atuação, buscando atuar nas redes de ensino público no Brasil, com a lógica de um programa privado que altera o conteúdo da educação.
id UNEMAT-5_238625b4d9c9b1f3367070bff433b3d4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3955
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling A PROPOSTA DO INSTITUTO AYRTON SENNA PARA EDUCAR NO SÉCULO 21 OU UMA VELHA PROPOSTA COM NOVA ROUPAGEMpúblico-privadogestãoInstituto Ayrton SennaAs estratégias de gestão privada na educação, no Brasil, viabilizam e aprofundam a reprodução do capital através da educação e seus reflexos na gestão da educação e da escola. Analisaremos, neste artigo, como ocorre a concepção gerencial mercantil da gestão da educação e da escola pública na proposta de um programa intitulado Educar no Século 21, de um instituto privado. Essa forma peculiar de relação entre o público e o privado, através de parcerias ou outras formas de gestão, operam através da instalação de uma série de ferramentas de mercado no próprio funcionamento da política pública e da escola. Apresentaremos como uma instituição privada modifica seu foco de atuação, buscando atuar nas redes de ensino público no Brasil, com a lógica de um programa privado que altera o conteúdo da educação.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3955Revista da Faculdade de Educação; v. 24 n. 2 (2015): (JUL/DEZ); 113-1332178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3955/3147Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Maria Raquel2019-10-11T00:08:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3955Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:08:23Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A PROPOSTA DO INSTITUTO AYRTON SENNA PARA EDUCAR NO SÉCULO 21 OU UMA VELHA PROPOSTA COM NOVA ROUPAGEM
title A PROPOSTA DO INSTITUTO AYRTON SENNA PARA EDUCAR NO SÉCULO 21 OU UMA VELHA PROPOSTA COM NOVA ROUPAGEM
spellingShingle A PROPOSTA DO INSTITUTO AYRTON SENNA PARA EDUCAR NO SÉCULO 21 OU UMA VELHA PROPOSTA COM NOVA ROUPAGEM
Caetano, Maria Raquel
público-privado
gestão
Instituto Ayrton Senna
title_short A PROPOSTA DO INSTITUTO AYRTON SENNA PARA EDUCAR NO SÉCULO 21 OU UMA VELHA PROPOSTA COM NOVA ROUPAGEM
title_full A PROPOSTA DO INSTITUTO AYRTON SENNA PARA EDUCAR NO SÉCULO 21 OU UMA VELHA PROPOSTA COM NOVA ROUPAGEM
title_fullStr A PROPOSTA DO INSTITUTO AYRTON SENNA PARA EDUCAR NO SÉCULO 21 OU UMA VELHA PROPOSTA COM NOVA ROUPAGEM
title_full_unstemmed A PROPOSTA DO INSTITUTO AYRTON SENNA PARA EDUCAR NO SÉCULO 21 OU UMA VELHA PROPOSTA COM NOVA ROUPAGEM
title_sort A PROPOSTA DO INSTITUTO AYRTON SENNA PARA EDUCAR NO SÉCULO 21 OU UMA VELHA PROPOSTA COM NOVA ROUPAGEM
author Caetano, Maria Raquel
author_facet Caetano, Maria Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Maria Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv público-privado
gestão
Instituto Ayrton Senna
topic público-privado
gestão
Instituto Ayrton Senna
description As estratégias de gestão privada na educação, no Brasil, viabilizam e aprofundam a reprodução do capital através da educação e seus reflexos na gestão da educação e da escola. Analisaremos, neste artigo, como ocorre a concepção gerencial mercantil da gestão da educação e da escola pública na proposta de um programa intitulado Educar no Século 21, de um instituto privado. Essa forma peculiar de relação entre o público e o privado, através de parcerias ou outras formas de gestão, operam através da instalação de uma série de ferramentas de mercado no próprio funcionamento da política pública e da escola. Apresentaremos como uma instituição privada modifica seu foco de atuação, buscando atuar nas redes de ensino público no Brasil, com a lógica de um programa privado que altera o conteúdo da educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3955
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3955/3147
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 24 n. 2 (2015): (JUL/DEZ); 113-133
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460317192192