A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Maria José de Jesus Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cordeiro, Ana Luisa Alves, Muller, Maria Lucia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3945
Resumo: Este artigo tem por objetivo identificar as políticas, programas e ações de permanência de estudantes que a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) tem criado e executado na última década, seja de for- ma geral e/ou direcionada, especificamente, aos/às cotistas negros/as e indí- genas. A intenção é descrever e tecer algumas análises sobre como as políti- cas, programas e/ou ações assumidas pela instituição para garantir, atender e/ou sanar aspectos, não apenas de ordem socioeconômica, mas também pedagógicas e culturais. O estudo se utiliza da pesquisa bibliográfica e docu- mental, bem como de alguns dados estatísticos. Consideramos, assim, que o acesso e o ingresso na educação superior não são garantias de conclusão. Implementar o acesso à educação superior implica em combinar ingresso, permanência e formação de qualidade.
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