INTER-RELAÇÕES ENTRE A CONCEPÇÃO DO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E A PRÁTICA DOCENTE
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3461 |
Resumo: | A pesquisa realizada procurou apreender e analisar a natureza das concepções de democratização de ensino subjacentes à prática pedagógica, dos professores do ensino fundamental da rede pública (estadual) de Campo Grande – MS. A partir das respostas dadas, pode-se inferir que a maior parte dos professores reconhece a democratização como um valor pelos benefícios que pôde proporcionar, mas reconhece, igualmente, que o oferecimento de vagas é, apenas, o início desse processo democrático. No entanto, uma contradição se torna evidente: por um lado aceita-se e defende-se a democratização do ensino como um valor, cuja realização deve ser buscada e por outro, a reprovação é aceita e legitimada com muita segurança e convicção. Embora boa parte dos professores concorde que só vagas não é algo suficiente, não há apontamentos consistentes sobre o que será necessário fazer numa vivência democrática dentro da escola. |
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