INTER-RELAÇÕES ENTRE A CONCEPÇÃO DO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E A PRÁTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Helena Faria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Queiroz, Dáugima Maria Santos, Zan, Clacy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3461
Resumo: A pesquisa realizada procurou apreender e analisar a natureza das concepções de democratização de ensino subjacentes à prática pedagógica, dos professores do ensino fundamental da rede pública (estadual) de Campo Grande – MS. A partir das respostas dadas, pode-se inferir que a maior parte dos professores reconhece a democratização como um valor pelos benefícios que pôde proporcionar, mas reconhece, igualmente, que o oferecimento de vagas é, apenas, o início desse processo democrático. No entanto, uma contradição se torna evidente: por um lado aceita-se e defende-se a democratização do ensino como um valor, cuja realização deve ser buscada e por outro, a reprovação é aceita e legitimada com muita segurança e convicção. Embora boa parte dos professores concorde que só vagas não é algo suficiente, não há apontamentos consistentes sobre o que será necessário fazer numa vivência democrática dentro da escola.
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