POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3967 |
Resumo: | O presente trabalho procura analisar algumas políticas públicas voltadas para a educação do trabalhador construindo uma discussão acerca das potencialidades de tais políticas, particularmente na constituição de identidades individuais. A pesquisa teve como sujeitos 61 alunos do Proeja do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres. Buscou-se identificar quem eram esses indivíduos, onde viviam, como construíam suas realidades e quais eram os aspectos sociais que definiam suas identidades. Verificou-se que as identidades se (re) constroem em um processo de exclusão social, onde as situações de ausência de oportunidades concretas para vivenciar trajetórias de sucesso contribuem para mais uma história de fracasso. |
id |
UNEMAT-5_35ba55c53dc82974c1bd1b735e69bd98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3967 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJAPROEJAidentidadepolíticas públicasO presente trabalho procura analisar algumas políticas públicas voltadas para a educação do trabalhador construindo uma discussão acerca das potencialidades de tais políticas, particularmente na constituição de identidades individuais. A pesquisa teve como sujeitos 61 alunos do Proeja do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres. Buscou-se identificar quem eram esses indivíduos, onde viviam, como construíam suas realidades e quais eram os aspectos sociais que definiam suas identidades. Verificou-se que as identidades se (re) constroem em um processo de exclusão social, onde as situações de ausência de oportunidades concretas para vivenciar trajetórias de sucesso contribuem para mais uma história de fracasso.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3967Revista da Faculdade de Educação; v. 22 n. 2 (2014): (JUL/DEZ); 139-1522178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3967/3171Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPizano, Roberval EmersonMagalhães, Josiane2019-10-11T00:18:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3967Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:18:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA |
title |
POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA |
spellingShingle |
POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA Pizano, Roberval Emerson PROEJA identidade políticas públicas |
title_short |
POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA |
title_full |
POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA |
title_fullStr |
POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA |
title_sort |
POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA |
author |
Pizano, Roberval Emerson |
author_facet |
Pizano, Roberval Emerson Magalhães, Josiane |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Josiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizano, Roberval Emerson Magalhães, Josiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROEJA identidade políticas públicas |
topic |
PROEJA identidade políticas públicas |
description |
O presente trabalho procura analisar algumas políticas públicas voltadas para a educação do trabalhador construindo uma discussão acerca das potencialidades de tais políticas, particularmente na constituição de identidades individuais. A pesquisa teve como sujeitos 61 alunos do Proeja do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres. Buscou-se identificar quem eram esses indivíduos, onde viviam, como construíam suas realidades e quais eram os aspectos sociais que definiam suas identidades. Verificou-se que as identidades se (re) constroem em um processo de exclusão social, onde as situações de ausência de oportunidades concretas para vivenciar trajetórias de sucesso contribuem para mais uma história de fracasso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3967 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3967/3171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 22 n. 2 (2014): (JUL/DEZ); 139-152 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460342358016 |