POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizano, Roberval Emerson
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Magalhães, Josiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3967
Resumo: O presente trabalho procura analisar algumas políticas públicas voltadas para a educação do trabalhador construindo uma discussão acerca das potencialidades de tais políticas, particularmente na constituição de identidades individuais. A pesquisa teve como sujeitos 61 alunos do Proeja do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres. Buscou-se identificar quem eram esses indivíduos, onde viviam, como construíam suas realidades e quais eram os aspectos sociais que definiam suas identidades. Verificou-se que as identidades se (re) constroem em um processo de exclusão social, onde as situações de ausência de oportunidades concretas para vivenciar trajetórias de sucesso contribuem para mais uma história de fracasso.
id UNEMAT-5_35ba55c53dc82974c1bd1b735e69bd98
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3967
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJAPROEJAidentidadepolíticas públicasO presente trabalho procura analisar algumas políticas públicas voltadas para a educação do trabalhador construindo uma discussão acerca das potencialidades de tais políticas, particularmente na constituição de identidades individuais. A pesquisa teve como sujeitos 61 alunos do Proeja do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres. Buscou-se identificar quem eram esses indivíduos, onde viviam, como construíam suas realidades e quais eram os aspectos sociais que definiam suas identidades. Verificou-se que as identidades se (re) constroem em um processo de exclusão social, onde as situações de ausência de oportunidades concretas para vivenciar trajetórias de sucesso contribuem para mais uma história de fracasso.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3967Revista da Faculdade de Educação; v. 22 n. 2 (2014): (JUL/DEZ); 139-1522178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3967/3171Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPizano, Roberval EmersonMagalhães, Josiane2019-10-11T00:18:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3967Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:18:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA
title POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA
spellingShingle POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA
Pizano, Roberval Emerson
PROEJA
identidade
políticas públicas
title_short POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA
title_full POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA
title_fullStr POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA
title_full_unstemmed POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA
title_sort POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA
author Pizano, Roberval Emerson
author_facet Pizano, Roberval Emerson
Magalhães, Josiane
author_role author
author2 Magalhães, Josiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizano, Roberval Emerson
Magalhães, Josiane
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA
identidade
políticas públicas
topic PROEJA
identidade
políticas públicas
description O presente trabalho procura analisar algumas políticas públicas voltadas para a educação do trabalhador construindo uma discussão acerca das potencialidades de tais políticas, particularmente na constituição de identidades individuais. A pesquisa teve como sujeitos 61 alunos do Proeja do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres. Buscou-se identificar quem eram esses indivíduos, onde viviam, como construíam suas realidades e quais eram os aspectos sociais que definiam suas identidades. Verificou-se que as identidades se (re) constroem em um processo de exclusão social, onde as situações de ausência de oportunidades concretas para vivenciar trajetórias de sucesso contribuem para mais uma história de fracasso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3967
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3967/3171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 22 n. 2 (2014): (JUL/DEZ); 139-152
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460342358016