AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3859 |
Resumo: | A pesquisa buscou responder a problemática “como as dificuldades de aprendizagem em matemática são abordadas nos cursos de Pedagogia de Porto Velho-RO?” O artigo trata especificamente na análise de como os projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia e os planos de curso dos professores abordam a aprendizagem da matemática e as dificuldades para aprender matemática. Para o estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se como procedimentos e instrumentos de produção de dados a análise documental. Participaram da pesquisa três instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia no município de Porto Velho-RO. Com a pesquisa, constatou-se uma escassez de conteúdos e cargas horárias voltadas à formação matemática nas instituições investigadas; os cursos vêm abordando questões que tratam da aprendizagem ao longo do processo formativo, no entanto, não existe nos documentos investigados disciplinas ou discussões voltadas para as dificuldades de aprendizagem em matemática. |
id |
UNEMAT-5_3ccac3f4693f3dfdd489e39b56a8bebd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3859 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHOcurso de Pedagogiaprojetos pedagógicosdificuldades de aprendizagem na matemática.A pesquisa buscou responder a problemática “como as dificuldades de aprendizagem em matemática são abordadas nos cursos de Pedagogia de Porto Velho-RO?” O artigo trata especificamente na análise de como os projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia e os planos de curso dos professores abordam a aprendizagem da matemática e as dificuldades para aprender matemática. Para o estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se como procedimentos e instrumentos de produção de dados a análise documental. Participaram da pesquisa três instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia no município de Porto Velho-RO. Com a pesquisa, constatou-se uma escassez de conteúdos e cargas horárias voltadas à formação matemática nas instituições investigadas; os cursos vêm abordando questões que tratam da aprendizagem ao longo do processo formativo, no entanto, não existe nos documentos investigados disciplinas ou discussões voltadas para as dificuldades de aprendizagem em matemática.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3859Revista da Faculdade de Educação; v. 31 n. 1 (2019): (JAN/JUN); 197-2202178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3859/3065Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Sandra MonteiroPalma, Rute Cristina Domingos da2020-07-25T18:04:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3859Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-07-25T18:04:58Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO |
title |
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO |
spellingShingle |
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO Gomes, Sandra Monteiro curso de Pedagogia projetos pedagógicos dificuldades de aprendizagem na matemática. |
title_short |
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO |
title_full |
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO |
title_fullStr |
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO |
title_full_unstemmed |
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO |
title_sort |
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO |
author |
Gomes, Sandra Monteiro |
author_facet |
Gomes, Sandra Monteiro Palma, Rute Cristina Domingos da |
author_role |
author |
author2 |
Palma, Rute Cristina Domingos da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Sandra Monteiro Palma, Rute Cristina Domingos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
curso de Pedagogia projetos pedagógicos dificuldades de aprendizagem na matemática. |
topic |
curso de Pedagogia projetos pedagógicos dificuldades de aprendizagem na matemática. |
description |
A pesquisa buscou responder a problemática “como as dificuldades de aprendizagem em matemática são abordadas nos cursos de Pedagogia de Porto Velho-RO?” O artigo trata especificamente na análise de como os projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia e os planos de curso dos professores abordam a aprendizagem da matemática e as dificuldades para aprender matemática. Para o estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se como procedimentos e instrumentos de produção de dados a análise documental. Participaram da pesquisa três instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia no município de Porto Velho-RO. Com a pesquisa, constatou-se uma escassez de conteúdos e cargas horárias voltadas à formação matemática nas instituições investigadas; os cursos vêm abordando questões que tratam da aprendizagem ao longo do processo formativo, no entanto, não existe nos documentos investigados disciplinas ou discussões voltadas para as dificuldades de aprendizagem em matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3859 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3859/3065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 31 n. 1 (2019): (JAN/JUN); 197-220 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459892518912 |