AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sandra Monteiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Palma, Rute Cristina Domingos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3859
Resumo: A pesquisa buscou responder a problemática “como as dificuldades de aprendizagem em matemática são abordadas nos cursos de Pedagogia de Porto Velho-RO?” O artigo trata especificamente na análise de como os projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia e os planos de curso dos professores abordam a aprendizagem da matemática e as dificuldades para aprender matemática. Para o estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se como procedimentos e instrumentos de produção de dados a análise documental. Participaram da pesquisa três instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia no município de Porto Velho-RO. Com a pesquisa, constatou-se uma escassez de conteúdos e cargas horárias voltadas à formação matemática nas instituições investigadas; os cursos vêm abordando questões que tratam da aprendizagem ao longo do processo formativo, no entanto, não existe nos documentos investigados disciplinas ou discussões voltadas para as dificuldades de aprendizagem em matemática.
id UNEMAT-5_3ccac3f4693f3dfdd489e39b56a8bebd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3859
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHOcurso de Pedagogiaprojetos pedagógicosdificuldades de aprendizagem na matemática.A pesquisa buscou responder a problemática “como as dificuldades de aprendizagem em matemática são abordadas nos cursos de Pedagogia de Porto Velho-RO?” O artigo trata especificamente na análise de como os projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia e os planos de curso dos professores abordam a aprendizagem da matemática e as dificuldades para aprender matemática. Para o estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se como procedimentos e instrumentos de produção de dados a análise documental. Participaram da pesquisa três instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia no município de Porto Velho-RO. Com a pesquisa, constatou-se uma escassez de conteúdos e cargas horárias voltadas à formação matemática nas instituições investigadas; os cursos vêm abordando questões que tratam da aprendizagem ao longo do processo formativo, no entanto, não existe nos documentos investigados disciplinas ou discussões voltadas para as dificuldades de aprendizagem em matemática.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3859Revista da Faculdade de Educação; v. 31 n. 1 (2019): (JAN/JUN); 197-2202178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3859/3065Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Sandra MonteiroPalma, Rute Cristina Domingos da2020-07-25T18:04:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3859Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-07-25T18:04:58Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO
title AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO
spellingShingle AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO
Gomes, Sandra Monteiro
curso de Pedagogia
projetos pedagógicos
dificuldades de aprendizagem na matemática.
title_short AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO
title_full AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO
title_fullStr AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO
title_full_unstemmed AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO
title_sort AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE PORTO VELHO
author Gomes, Sandra Monteiro
author_facet Gomes, Sandra Monteiro
Palma, Rute Cristina Domingos da
author_role author
author2 Palma, Rute Cristina Domingos da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sandra Monteiro
Palma, Rute Cristina Domingos da
dc.subject.por.fl_str_mv curso de Pedagogia
projetos pedagógicos
dificuldades de aprendizagem na matemática.
topic curso de Pedagogia
projetos pedagógicos
dificuldades de aprendizagem na matemática.
description A pesquisa buscou responder a problemática “como as dificuldades de aprendizagem em matemática são abordadas nos cursos de Pedagogia de Porto Velho-RO?” O artigo trata especificamente na análise de como os projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia e os planos de curso dos professores abordam a aprendizagem da matemática e as dificuldades para aprender matemática. Para o estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se como procedimentos e instrumentos de produção de dados a análise documental. Participaram da pesquisa três instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia no município de Porto Velho-RO. Com a pesquisa, constatou-se uma escassez de conteúdos e cargas horárias voltadas à formação matemática nas instituições investigadas; os cursos vêm abordando questões que tratam da aprendizagem ao longo do processo formativo, no entanto, não existe nos documentos investigados disciplinas ou discussões voltadas para as dificuldades de aprendizagem em matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3859
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3859/3065
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 31 n. 1 (2019): (JAN/JUN); 197-220
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459892518912