Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Juliana Jeronymo [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Colantonio, Suzilene [UNESP], Poker, Rosimar Bortolini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141566
Resumo: Desde a década de 1990 o governo brasileiro tem assumido a política educacional inclusiva provocando transformações na organização e funcionamento da escola e, também, na prática pedagógica utilizada pelo professor. Toda a diversidade de alunos, inclusive os alunos com deficiência, passaram a ter o direito de frequentar as salas regulares, o que implica em um modelo de formação docente amparado em novas competências e conhecimentos. Nesse contexto a pesquisa pretendeu conhecer e analisar a situação dos seis cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, verificando se estão adequados à política e legislação vigentes, e se formam o professor para atuar na perspectiva da educação inclusiva. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental tendo como base a análise qualitativa dos Projetos Pedagógicos dos cursos. Os critérios de análise se pautaram no estudo sobre: a fundamentação filosófica; o perfil do profissional; os objetivos e a grade curricular dos cursos. Os resultados mostraram diferença significativa entre os Projetos Pedagógicos em todos os aspectos. Constatou-se discrepância entre a quantidade de disciplinas, a carga horária e os conteúdos a respeito da inclusão. Conclui-se assim que há necessidade de se discutir e pensar em um novo modelo de formação que garanta ao professor, durante o curso de Pedagogia, a oportunidade de ter acesso a conhecimentos e desenvolver competências necessárias para atuar na perspectiva educacional inclusiva.
id UNSP_46ff1928e701fbd1701cb9f2ed916285
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141566
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da UnespProjeto pedagógico de cursoEducação inclusivaCurso de pedagogiaDesde a década de 1990 o governo brasileiro tem assumido a política educacional inclusiva provocando transformações na organização e funcionamento da escola e, também, na prática pedagógica utilizada pelo professor. Toda a diversidade de alunos, inclusive os alunos com deficiência, passaram a ter o direito de frequentar as salas regulares, o que implica em um modelo de formação docente amparado em novas competências e conhecimentos. Nesse contexto a pesquisa pretendeu conhecer e analisar a situação dos seis cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, verificando se estão adequados à política e legislação vigentes, e se formam o professor para atuar na perspectiva da educação inclusiva. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental tendo como base a análise qualitativa dos Projetos Pedagógicos dos cursos. Os critérios de análise se pautaram no estudo sobre: a fundamentação filosófica; o perfil do profissional; os objetivos e a grade curricular dos cursos. Os resultados mostraram diferença significativa entre os Projetos Pedagógicos em todos os aspectos. Constatou-se discrepância entre a quantidade de disciplinas, a carga horária e os conteúdos a respeito da inclusão. Conclui-se assim que há necessidade de se discutir e pensar em um novo modelo de formação que garanta ao professor, durante o curso de Pedagogia, a oportunidade de ter acesso a conhecimentos e desenvolver competências necessárias para atuar na perspectiva educacional inclusiva.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Juliana Jeronymo [UNESP]Colantonio, Suzilene [UNESP]Poker, Rosimar Bortolini [UNESP]2016-07-19T12:59:32Z2016-07-19T12:59:32Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9014-9023application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9014-90232357-7819http://hdl.handle.net/11449/141566ISSN2357-7819-2014-9014-9023.pdf44529088248713630000-0001-8019-6506porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:35:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141566Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-24T06:35:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp
title Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp
spellingShingle Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp
Fernandes, Juliana Jeronymo [UNESP]
Projeto pedagógico de curso
Educação inclusiva
Curso de pedagogia
title_short Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp
title_full Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp
title_fullStr Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp
title_full_unstemmed Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp
title_sort Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp
author Fernandes, Juliana Jeronymo [UNESP]
author_facet Fernandes, Juliana Jeronymo [UNESP]
Colantonio, Suzilene [UNESP]
Poker, Rosimar Bortolini [UNESP]
author_role author
author2 Colantonio, Suzilene [UNESP]
Poker, Rosimar Bortolini [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Juliana Jeronymo [UNESP]
Colantonio, Suzilene [UNESP]
Poker, Rosimar Bortolini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico de curso
Educação inclusiva
Curso de pedagogia
topic Projeto pedagógico de curso
Educação inclusiva
Curso de pedagogia
description Desde a década de 1990 o governo brasileiro tem assumido a política educacional inclusiva provocando transformações na organização e funcionamento da escola e, também, na prática pedagógica utilizada pelo professor. Toda a diversidade de alunos, inclusive os alunos com deficiência, passaram a ter o direito de frequentar as salas regulares, o que implica em um modelo de formação docente amparado em novas competências e conhecimentos. Nesse contexto a pesquisa pretendeu conhecer e analisar a situação dos seis cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, verificando se estão adequados à política e legislação vigentes, e se formam o professor para atuar na perspectiva da educação inclusiva. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental tendo como base a análise qualitativa dos Projetos Pedagógicos dos cursos. Os critérios de análise se pautaram no estudo sobre: a fundamentação filosófica; o perfil do profissional; os objetivos e a grade curricular dos cursos. Os resultados mostraram diferença significativa entre os Projetos Pedagógicos em todos os aspectos. Constatou-se discrepância entre a quantidade de disciplinas, a carga horária e os conteúdos a respeito da inclusão. Conclui-se assim que há necessidade de se discutir e pensar em um novo modelo de formação que garanta ao professor, durante o curso de Pedagogia, a oportunidade de ter acesso a conhecimentos e desenvolver competências necessárias para atuar na perspectiva educacional inclusiva.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:32Z
2016-07-19T12:59:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9014-9023
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141566
ISSN2357-7819-2014-9014-9023.pdf
4452908824871363
0000-0001-8019-6506
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141566
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9014-9023
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-9014-9023.pdf
4452908824871363
0000-0001-8019-6506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9014-9023
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965716156252160