Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141566 |
Resumo: | Desde a década de 1990 o governo brasileiro tem assumido a política educacional inclusiva provocando transformações na organização e funcionamento da escola e, também, na prática pedagógica utilizada pelo professor. Toda a diversidade de alunos, inclusive os alunos com deficiência, passaram a ter o direito de frequentar as salas regulares, o que implica em um modelo de formação docente amparado em novas competências e conhecimentos. Nesse contexto a pesquisa pretendeu conhecer e analisar a situação dos seis cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, verificando se estão adequados à política e legislação vigentes, e se formam o professor para atuar na perspectiva da educação inclusiva. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental tendo como base a análise qualitativa dos Projetos Pedagógicos dos cursos. Os critérios de análise se pautaram no estudo sobre: a fundamentação filosófica; o perfil do profissional; os objetivos e a grade curricular dos cursos. Os resultados mostraram diferença significativa entre os Projetos Pedagógicos em todos os aspectos. Constatou-se discrepância entre a quantidade de disciplinas, a carga horária e os conteúdos a respeito da inclusão. Conclui-se assim que há necessidade de se discutir e pensar em um novo modelo de formação que garanta ao professor, durante o curso de Pedagogia, a oportunidade de ter acesso a conhecimentos e desenvolver competências necessárias para atuar na perspectiva educacional inclusiva. |
id |
UNSP_46ff1928e701fbd1701cb9f2ed916285 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141566 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da UnespProjeto pedagógico de cursoEducação inclusivaCurso de pedagogiaDesde a década de 1990 o governo brasileiro tem assumido a política educacional inclusiva provocando transformações na organização e funcionamento da escola e, também, na prática pedagógica utilizada pelo professor. Toda a diversidade de alunos, inclusive os alunos com deficiência, passaram a ter o direito de frequentar as salas regulares, o que implica em um modelo de formação docente amparado em novas competências e conhecimentos. Nesse contexto a pesquisa pretendeu conhecer e analisar a situação dos seis cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, verificando se estão adequados à política e legislação vigentes, e se formam o professor para atuar na perspectiva da educação inclusiva. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental tendo como base a análise qualitativa dos Projetos Pedagógicos dos cursos. Os critérios de análise se pautaram no estudo sobre: a fundamentação filosófica; o perfil do profissional; os objetivos e a grade curricular dos cursos. Os resultados mostraram diferença significativa entre os Projetos Pedagógicos em todos os aspectos. Constatou-se discrepância entre a quantidade de disciplinas, a carga horária e os conteúdos a respeito da inclusão. Conclui-se assim que há necessidade de se discutir e pensar em um novo modelo de formação que garanta ao professor, durante o curso de Pedagogia, a oportunidade de ter acesso a conhecimentos e desenvolver competências necessárias para atuar na perspectiva educacional inclusiva.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Juliana Jeronymo [UNESP]Colantonio, Suzilene [UNESP]Poker, Rosimar Bortolini [UNESP]2016-07-19T12:59:32Z2016-07-19T12:59:32Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9014-9023application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9014-90232357-7819http://hdl.handle.net/11449/141566ISSN2357-7819-2014-9014-9023.pdf44529088248713630000-0001-8019-6506porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T20:29:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141566Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp |
title |
Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp |
spellingShingle |
Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp Fernandes, Juliana Jeronymo [UNESP] Projeto pedagógico de curso Educação inclusiva Curso de pedagogia |
title_short |
Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp |
title_full |
Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp |
title_fullStr |
Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp |
title_sort |
Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp |
author |
Fernandes, Juliana Jeronymo [UNESP] |
author_facet |
Fernandes, Juliana Jeronymo [UNESP] Colantonio, Suzilene [UNESP] Poker, Rosimar Bortolini [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Colantonio, Suzilene [UNESP] Poker, Rosimar Bortolini [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Juliana Jeronymo [UNESP] Colantonio, Suzilene [UNESP] Poker, Rosimar Bortolini [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto pedagógico de curso Educação inclusiva Curso de pedagogia |
topic |
Projeto pedagógico de curso Educação inclusiva Curso de pedagogia |
description |
Desde a década de 1990 o governo brasileiro tem assumido a política educacional inclusiva provocando transformações na organização e funcionamento da escola e, também, na prática pedagógica utilizada pelo professor. Toda a diversidade de alunos, inclusive os alunos com deficiência, passaram a ter o direito de frequentar as salas regulares, o que implica em um modelo de formação docente amparado em novas competências e conhecimentos. Nesse contexto a pesquisa pretendeu conhecer e analisar a situação dos seis cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, verificando se estão adequados à política e legislação vigentes, e se formam o professor para atuar na perspectiva da educação inclusiva. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental tendo como base a análise qualitativa dos Projetos Pedagógicos dos cursos. Os critérios de análise se pautaram no estudo sobre: a fundamentação filosófica; o perfil do profissional; os objetivos e a grade curricular dos cursos. Os resultados mostraram diferença significativa entre os Projetos Pedagógicos em todos os aspectos. Constatou-se discrepância entre a quantidade de disciplinas, a carga horária e os conteúdos a respeito da inclusão. Conclui-se assim que há necessidade de se discutir e pensar em um novo modelo de formação que garanta ao professor, durante o curso de Pedagogia, a oportunidade de ter acesso a conhecimentos e desenvolver competências necessárias para atuar na perspectiva educacional inclusiva. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:32Z 2016-07-19T12:59:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9014-9023 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141566 ISSN2357-7819-2014-9014-9023.pdf 4452908824871363 0000-0001-8019-6506 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141566 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9014-9023 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-9014-9023.pdf 4452908824871363 0000-0001-8019-6506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9014-9023 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128212386971648 |