A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Loriége Pessoa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3755
Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada em sala de aula de um curso de Licenciatura em M atemática da Universidade do Estado de M ato Grosso, campus de Cáceres, durante três semestres letivos consecutivos, envolvendo um total de 56 acadêmicos. O objetivo da pesquisa foi compreender o papel desempenhado pelos portfólios como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Tendências da Educação M atemática. A pesquisa foi realizada a partir das experiências vividas, que foram registradas pela professora em diário de campo e também nos próprios portfólios elaborados pelos acadêmicos, que serviram de subsídios para as reflexões feitas neste trabalho. Concluímos que a utilização de portfólios é de suma importância como instrumento de acompanhamento e avaliação, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, e que é fundamental a forma de envolvimento dos sujeitos nessa construção.
id UNEMAT-5_3ebc3ee297a323ea9e82e57d9f6d9065
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3755
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAformação de professoreseducação matemáticaportfólios.Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada em sala de aula de um curso de Licenciatura em M atemática da Universidade do Estado de M ato Grosso, campus de Cáceres, durante três semestres letivos consecutivos, envolvendo um total de 56 acadêmicos. O objetivo da pesquisa foi compreender o papel desempenhado pelos portfólios como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Tendências da Educação M atemática. A pesquisa foi realizada a partir das experiências vividas, que foram registradas pela professora em diário de campo e também nos próprios portfólios elaborados pelos acadêmicos, que serviram de subsídios para as reflexões feitas neste trabalho. Concluímos que a utilização de portfólios é de suma importância como instrumento de acompanhamento e avaliação, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, e que é fundamental a forma de envolvimento dos sujeitos nessa construção.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3755Revista da Faculdade de Educação; v. 14 n. 2 (2010): (JUL/DEZ); 55-752178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3755/3003Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Loriége Pessoa2021-07-05T10:42:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3755Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:42:39Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Bitencourt, Loriége Pessoa
formação de professores
educação matemática
portfólios.
title_short A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
author Bitencourt, Loriége Pessoa
author_facet Bitencourt, Loriége Pessoa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Loriége Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
educação matemática
portfólios.
topic formação de professores
educação matemática
portfólios.
description Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada em sala de aula de um curso de Licenciatura em M atemática da Universidade do Estado de M ato Grosso, campus de Cáceres, durante três semestres letivos consecutivos, envolvendo um total de 56 acadêmicos. O objetivo da pesquisa foi compreender o papel desempenhado pelos portfólios como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Tendências da Educação M atemática. A pesquisa foi realizada a partir das experiências vividas, que foram registradas pela professora em diário de campo e também nos próprios portfólios elaborados pelos acadêmicos, que serviram de subsídios para as reflexões feitas neste trabalho. Concluímos que a utilização de portfólios é de suma importância como instrumento de acompanhamento e avaliação, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, e que é fundamental a forma de envolvimento dos sujeitos nessa construção.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3755
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3755/3003
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 14 n. 2 (2010): (JUL/DEZ); 55-75
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459804438528