A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3755 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada em sala de aula de um curso de Licenciatura em M atemática da Universidade do Estado de M ato Grosso, campus de Cáceres, durante três semestres letivos consecutivos, envolvendo um total de 56 acadêmicos. O objetivo da pesquisa foi compreender o papel desempenhado pelos portfólios como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Tendências da Educação M atemática. A pesquisa foi realizada a partir das experiências vividas, que foram registradas pela professora em diário de campo e também nos próprios portfólios elaborados pelos acadêmicos, que serviram de subsídios para as reflexões feitas neste trabalho. Concluímos que a utilização de portfólios é de suma importância como instrumento de acompanhamento e avaliação, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, e que é fundamental a forma de envolvimento dos sujeitos nessa construção. |
id |
UNEMAT-5_3ebc3ee297a323ea9e82e57d9f6d9065 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3755 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAformação de professoreseducação matemáticaportfólios.Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada em sala de aula de um curso de Licenciatura em M atemática da Universidade do Estado de M ato Grosso, campus de Cáceres, durante três semestres letivos consecutivos, envolvendo um total de 56 acadêmicos. O objetivo da pesquisa foi compreender o papel desempenhado pelos portfólios como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Tendências da Educação M atemática. A pesquisa foi realizada a partir das experiências vividas, que foram registradas pela professora em diário de campo e também nos próprios portfólios elaborados pelos acadêmicos, que serviram de subsídios para as reflexões feitas neste trabalho. Concluímos que a utilização de portfólios é de suma importância como instrumento de acompanhamento e avaliação, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, e que é fundamental a forma de envolvimento dos sujeitos nessa construção.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3755Revista da Faculdade de Educação; v. 14 n. 2 (2010): (JUL/DEZ); 55-752178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3755/3003Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Loriége Pessoa2021-07-05T10:42:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3755Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:42:39Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title |
A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Bitencourt, Loriége Pessoa formação de professores educação matemática portfólios. |
title_short |
A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_full |
A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_sort |
A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
author |
Bitencourt, Loriége Pessoa |
author_facet |
Bitencourt, Loriége Pessoa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitencourt, Loriége Pessoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores educação matemática portfólios. |
topic |
formação de professores educação matemática portfólios. |
description |
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada em sala de aula de um curso de Licenciatura em M atemática da Universidade do Estado de M ato Grosso, campus de Cáceres, durante três semestres letivos consecutivos, envolvendo um total de 56 acadêmicos. O objetivo da pesquisa foi compreender o papel desempenhado pelos portfólios como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Tendências da Educação M atemática. A pesquisa foi realizada a partir das experiências vividas, que foram registradas pela professora em diário de campo e também nos próprios portfólios elaborados pelos acadêmicos, que serviram de subsídios para as reflexões feitas neste trabalho. Concluímos que a utilização de portfólios é de suma importância como instrumento de acompanhamento e avaliação, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, e que é fundamental a forma de envolvimento dos sujeitos nessa construção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3755 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3755/3003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 14 n. 2 (2010): (JUL/DEZ); 55-75 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459804438528 |