Portfólio como intrumento de formação reflexiva do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Mona Lisa Dantas De Melo Lula
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1528
Resumo: Esta dissertação é resultado de estudos e pesquisas sobre a formação reflexiva de professores, a partir do uso do portfólio como instrumento de sistematização do conhecimento. Buscou-se conhecer e compreender a utilização do registro como ferramenta para monitoramento do processo de reflexividade, construção e reconstrução de saberes para o desenvolvimento profissional do educador dentro do espaço escolar. Para isto, obteve-se a colaboração de nove professores do Educação Infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais), que refletiram sobre suas próprias práticas e registravam em seus portfólios regularmente, durante seis meses. Assim, suas escritas deram as pistas necessárias sobre a forma que percebiam os seus fazeres e também, a condição de acompanhar os seus progressos. A fundamentação teórica do trabalho tem como referência principal autores como Shön, Isabel Alarcão, Marilda Behrens, Nóvoa, Nágila Giesta, Zeichner, Idália Sá-Chaves e Cecília Warschauer e apresenta três pontos principais: o cenário em que se encontra a educação no Brasil; a real concepção de professor reflexivo e a discussão sobre a importância da materialidade lingüística existente no portfólio.
id RCAP_4823d9c5fb01249bd978f3c08a3ad608
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Portfólio como intrumento de formação reflexiva do professorPORTFÓLIOSFORMAÇÃO DE PROFESSORESMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCATIONPORTFOLIOSTEACHERS EDUCATIONEsta dissertação é resultado de estudos e pesquisas sobre a formação reflexiva de professores, a partir do uso do portfólio como instrumento de sistematização do conhecimento. Buscou-se conhecer e compreender a utilização do registro como ferramenta para monitoramento do processo de reflexividade, construção e reconstrução de saberes para o desenvolvimento profissional do educador dentro do espaço escolar. Para isto, obteve-se a colaboração de nove professores do Educação Infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais), que refletiram sobre suas próprias práticas e registravam em seus portfólios regularmente, durante seis meses. Assim, suas escritas deram as pistas necessárias sobre a forma que percebiam os seus fazeres e também, a condição de acompanhar os seus progressos. A fundamentação teórica do trabalho tem como referência principal autores como Shön, Isabel Alarcão, Marilda Behrens, Nóvoa, Nágila Giesta, Zeichner, Idália Sá-Chaves e Cecília Warschauer e apresenta três pontos principais: o cenário em que se encontra a educação no Brasil; a real concepção de professor reflexivo e a discussão sobre a importância da materialidade lingüística existente no portfólio.This dissertation is the result of studies and research about reflective teaching education using portfolios as an instrument of systematization of knowledge. It wants to know and understand the use of the registry as a tool for monitoring the process of reflexivity, construction and reconstruction of knowledge for the professional development of educators in the schoolar space. For this, it obtained the collaboration of nine teachers of Educação Infantil and Ensino Fundamental (séries iniciais) who reflected on their own practices and registered in their portfolios regularly. So, his writings gave the necessary clues about how they perceived their practice and also, condition to monitor their progress. The theoretical basement has as main reference authors like Shön, Isabel Alarcão, Marilda Behrens, Nóvoa Nágila Giesta, Zeichner, Idalia Sa-Chaves and Cecília Warschauer and has three main points: the currently scenario of the education in Brazil, the real conception of reflective teaching and the discussion about the importance of linguistic materiality that exist when someone use the portfolio.2012-01-11T19:02:51Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1528porCavalcanti, Mona Lisa Dantas De Melo Lulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:40Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:36.032925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio como intrumento de formação reflexiva do professor
title Portfólio como intrumento de formação reflexiva do professor
spellingShingle Portfólio como intrumento de formação reflexiva do professor
Cavalcanti, Mona Lisa Dantas De Melo Lula
PORTFÓLIOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCATION
PORTFOLIOS
TEACHERS EDUCATION
title_short Portfólio como intrumento de formação reflexiva do professor
title_full Portfólio como intrumento de formação reflexiva do professor
title_fullStr Portfólio como intrumento de formação reflexiva do professor
title_full_unstemmed Portfólio como intrumento de formação reflexiva do professor
title_sort Portfólio como intrumento de formação reflexiva do professor
author Cavalcanti, Mona Lisa Dantas De Melo Lula
author_facet Cavalcanti, Mona Lisa Dantas De Melo Lula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Mona Lisa Dantas De Melo Lula
dc.subject.por.fl_str_mv PORTFÓLIOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCATION
PORTFOLIOS
TEACHERS EDUCATION
topic PORTFÓLIOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCATION
PORTFOLIOS
TEACHERS EDUCATION
description Esta dissertação é resultado de estudos e pesquisas sobre a formação reflexiva de professores, a partir do uso do portfólio como instrumento de sistematização do conhecimento. Buscou-se conhecer e compreender a utilização do registro como ferramenta para monitoramento do processo de reflexividade, construção e reconstrução de saberes para o desenvolvimento profissional do educador dentro do espaço escolar. Para isto, obteve-se a colaboração de nove professores do Educação Infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais), que refletiram sobre suas próprias práticas e registravam em seus portfólios regularmente, durante seis meses. Assim, suas escritas deram as pistas necessárias sobre a forma que percebiam os seus fazeres e também, a condição de acompanhar os seus progressos. A fundamentação teórica do trabalho tem como referência principal autores como Shön, Isabel Alarcão, Marilda Behrens, Nóvoa, Nágila Giesta, Zeichner, Idália Sá-Chaves e Cecília Warschauer e apresenta três pontos principais: o cenário em que se encontra a educação no Brasil; a real concepção de professor reflexivo e a discussão sobre a importância da materialidade lingüística existente no portfólio.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-01-11T19:02:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1528
url http://hdl.handle.net/10437/1528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131263168151552