Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Emilia Gonzaga de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3015
Resumo: Para se entender melhor a formação do docente da Educação Superior,faz-se necessário contextualizar a inserção deste na docência bemcomo a organização das instituições de nível superior no que se refereao favorecimento do seu desenvolvimento para, efetivamente, ser oautor e executor do processo. Este estudo tem como objetivos: refletirsobre o processo formativo do docente da Educação Superior no âmbitodas Instituições de Educação Superior; analisar as condições em queacontece o processo formativo do docente da Educação Superior nasInstituições em que trabalham; analisar as dificuldades e possibilidadesencontradas no desenvolvimento da docência na Educação Superior nocontexto das Instituições de Educação Superior; analisar como o docenteda Educação Superior percebe sua prática pedagógica. Para isso, aplicouseum questionário a 13 docentes de instituições da Educação Superiorpública e privada. A metodologia utilizada é de enfoque qualitativo,com aplicação de questionário. A análise compõe-se de sequênciasorganizacionais que potencializam a compreensão do movimentode formação dos docentes da Educação Superior nas instituições emque trabalham. À luz dos dados coletados percebemos as dificuldadesencontradas e as possibilidades de formação e de desenvolvimentoda prática docente. Há uma leitura cruzada dos dados coletados e dasatuais publicações sobre o tema que permite uma compreensão dasinformações, opiniões dos interlocutores, como também das minhasobservações.
id UFMA-3_9283e9acfd730b4b39baa6461fffdab4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3015
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?Formação. Docência. Educação superior.Para se entender melhor a formação do docente da Educação Superior,faz-se necessário contextualizar a inserção deste na docência bemcomo a organização das instituições de nível superior no que se refereao favorecimento do seu desenvolvimento para, efetivamente, ser oautor e executor do processo. Este estudo tem como objetivos: refletirsobre o processo formativo do docente da Educação Superior no âmbitodas Instituições de Educação Superior; analisar as condições em queacontece o processo formativo do docente da Educação Superior nasInstituições em que trabalham; analisar as dificuldades e possibilidadesencontradas no desenvolvimento da docência na Educação Superior nocontexto das Instituições de Educação Superior; analisar como o docenteda Educação Superior percebe sua prática pedagógica. Para isso, aplicouseum questionário a 13 docentes de instituições da Educação Superiorpública e privada. A metodologia utilizada é de enfoque qualitativo,com aplicação de questionário. A análise compõe-se de sequênciasorganizacionais que potencializam a compreensão do movimentode formação dos docentes da Educação Superior nas instituições emque trabalham. À luz dos dados coletados percebemos as dificuldadesencontradas e as possibilidades de formação e de desenvolvimentoda prática docente. Há uma leitura cruzada dos dados coletados e dasatuais publicações sobre o tema que permite uma compreensão dasinformações, opiniões dos interlocutores, como também das minhasobservações.Universidade Federal do Maranhão2014-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3015Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 75-922358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3015/2649Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Maria Emilia Gonzaga de2017-12-19T14:41:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3015Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-12-19T14:41:49Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?
title Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?
spellingShingle Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?
Souza, Maria Emilia Gonzaga de
Formação. Docência. Educação superior.
title_short Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?
title_full Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?
title_fullStr Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?
title_full_unstemmed Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?
title_sort Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?
author Souza, Maria Emilia Gonzaga de
author_facet Souza, Maria Emilia Gonzaga de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Emilia Gonzaga de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação. Docência. Educação superior.
topic Formação. Docência. Educação superior.
description Para se entender melhor a formação do docente da Educação Superior,faz-se necessário contextualizar a inserção deste na docência bemcomo a organização das instituições de nível superior no que se refereao favorecimento do seu desenvolvimento para, efetivamente, ser oautor e executor do processo. Este estudo tem como objetivos: refletirsobre o processo formativo do docente da Educação Superior no âmbitodas Instituições de Educação Superior; analisar as condições em queacontece o processo formativo do docente da Educação Superior nasInstituições em que trabalham; analisar as dificuldades e possibilidadesencontradas no desenvolvimento da docência na Educação Superior nocontexto das Instituições de Educação Superior; analisar como o docenteda Educação Superior percebe sua prática pedagógica. Para isso, aplicouseum questionário a 13 docentes de instituições da Educação Superiorpública e privada. A metodologia utilizada é de enfoque qualitativo,com aplicação de questionário. A análise compõe-se de sequênciasorganizacionais que potencializam a compreensão do movimentode formação dos docentes da Educação Superior nas instituições emque trabalham. À luz dos dados coletados percebemos as dificuldadesencontradas e as possibilidades de formação e de desenvolvimentoda prática docente. Há uma leitura cruzada dos dados coletados e dasatuais publicações sobre o tema que permite uma compreensão dasinformações, opiniões dos interlocutores, como também das minhasobservações.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3015
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3015/2649
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 75-92
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711319512842240