Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3015 |
Resumo: | Para se entender melhor a formação do docente da Educação Superior,faz-se necessário contextualizar a inserção deste na docência bemcomo a organização das instituições de nível superior no que se refereao favorecimento do seu desenvolvimento para, efetivamente, ser oautor e executor do processo. Este estudo tem como objetivos: refletirsobre o processo formativo do docente da Educação Superior no âmbitodas Instituições de Educação Superior; analisar as condições em queacontece o processo formativo do docente da Educação Superior nasInstituições em que trabalham; analisar as dificuldades e possibilidadesencontradas no desenvolvimento da docência na Educação Superior nocontexto das Instituições de Educação Superior; analisar como o docenteda Educação Superior percebe sua prática pedagógica. Para isso, aplicouseum questionário a 13 docentes de instituições da Educação Superiorpública e privada. A metodologia utilizada é de enfoque qualitativo,com aplicação de questionário. A análise compõe-se de sequênciasorganizacionais que potencializam a compreensão do movimentode formação dos docentes da Educação Superior nas instituições emque trabalham. À luz dos dados coletados percebemos as dificuldadesencontradas e as possibilidades de formação e de desenvolvimentoda prática docente. Há uma leitura cruzada dos dados coletados e dasatuais publicações sobre o tema que permite uma compreensão dasinformações, opiniões dos interlocutores, como também das minhasobservações. |
id |
UFMA-3_9283e9acfd730b4b39baa6461fffdab4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3015 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?Formação. Docência. Educação superior.Para se entender melhor a formação do docente da Educação Superior,faz-se necessário contextualizar a inserção deste na docência bemcomo a organização das instituições de nível superior no que se refereao favorecimento do seu desenvolvimento para, efetivamente, ser oautor e executor do processo. Este estudo tem como objetivos: refletirsobre o processo formativo do docente da Educação Superior no âmbitodas Instituições de Educação Superior; analisar as condições em queacontece o processo formativo do docente da Educação Superior nasInstituições em que trabalham; analisar as dificuldades e possibilidadesencontradas no desenvolvimento da docência na Educação Superior nocontexto das Instituições de Educação Superior; analisar como o docenteda Educação Superior percebe sua prática pedagógica. Para isso, aplicouseum questionário a 13 docentes de instituições da Educação Superiorpública e privada. A metodologia utilizada é de enfoque qualitativo,com aplicação de questionário. A análise compõe-se de sequênciasorganizacionais que potencializam a compreensão do movimentode formação dos docentes da Educação Superior nas instituições emque trabalham. À luz dos dados coletados percebemos as dificuldadesencontradas e as possibilidades de formação e de desenvolvimentoda prática docente. Há uma leitura cruzada dos dados coletados e dasatuais publicações sobre o tema que permite uma compreensão dasinformações, opiniões dos interlocutores, como também das minhasobservações.Universidade Federal do Maranhão2014-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3015Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 75-922358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3015/2649Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Maria Emilia Gonzaga de2017-12-19T14:41:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3015Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-12-19T14:41:49Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica? |
title |
Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica? |
spellingShingle |
Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica? Souza, Maria Emilia Gonzaga de Formação. Docência. Educação superior. |
title_short |
Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica? |
title_full |
Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica? |
title_fullStr |
Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica? |
title_full_unstemmed |
Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica? |
title_sort |
Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica? |
author |
Souza, Maria Emilia Gonzaga de |
author_facet |
Souza, Maria Emilia Gonzaga de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria Emilia Gonzaga de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação. Docência. Educação superior. |
topic |
Formação. Docência. Educação superior. |
description |
Para se entender melhor a formação do docente da Educação Superior,faz-se necessário contextualizar a inserção deste na docência bemcomo a organização das instituições de nível superior no que se refereao favorecimento do seu desenvolvimento para, efetivamente, ser oautor e executor do processo. Este estudo tem como objetivos: refletirsobre o processo formativo do docente da Educação Superior no âmbitodas Instituições de Educação Superior; analisar as condições em queacontece o processo formativo do docente da Educação Superior nasInstituições em que trabalham; analisar as dificuldades e possibilidadesencontradas no desenvolvimento da docência na Educação Superior nocontexto das Instituições de Educação Superior; analisar como o docenteda Educação Superior percebe sua prática pedagógica. Para isso, aplicouseum questionário a 13 docentes de instituições da Educação Superiorpública e privada. A metodologia utilizada é de enfoque qualitativo,com aplicação de questionário. A análise compõe-se de sequênciasorganizacionais que potencializam a compreensão do movimentode formação dos docentes da Educação Superior nas instituições emque trabalham. À luz dos dados coletados percebemos as dificuldadesencontradas e as possibilidades de formação e de desenvolvimentoda prática docente. Há uma leitura cruzada dos dados coletados e dasatuais publicações sobre o tema que permite uma compreensão dasinformações, opiniões dos interlocutores, como também das minhasobservações. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3015 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3015/2649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 75-92 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711319512842240 |