POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Luana Elky
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3953
Resumo: Apresentamos por meio deste artigo um estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana investigando possíveis articulações entre suas sugestões, enquanto elemento para a discussão das relações étnico-raciais nas escolas com as propostas do Programa Mais Educação, enquanto um programa indutor da promoção da educação integral. A metodologia utilizada foi a análise de documento. Verificamos um terreno fértil para uma articulação sobre as discussões das relações étnico-raciais no macrocampo direitos humanos. Pretendemos, portanto, contribuir para a reflexão sobre a realização de possíveis conversas sobre as questões étnico-raciais no ambiente escolar.
id UNEMAT-5_65537e4857c5d8e90707e2f375eb9031
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3953
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃOrelações étnico-raciaisPrograma Mais EducaçãoDiretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.Apresentamos por meio deste artigo um estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana investigando possíveis articulações entre suas sugestões, enquanto elemento para a discussão das relações étnico-raciais nas escolas com as propostas do Programa Mais Educação, enquanto um programa indutor da promoção da educação integral. A metodologia utilizada foi a análise de documento. Verificamos um terreno fértil para uma articulação sobre as discussões das relações étnico-raciais no macrocampo direitos humanos. Pretendemos, portanto, contribuir para a reflexão sobre a realização de possíveis conversas sobre as questões étnico-raciais no ambiente escolar.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3953Revista da Faculdade de Educação; v. 24 n. 2 (2015): (JUL/DEZ); 79-952178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3953/3145Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Luana Elky2019-10-11T00:08:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3953Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:08:23Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
title POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
spellingShingle POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Brito, Luana Elky
relações étnico-raciais
Programa Mais Educação
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
title_short POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
title_full POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
title_fullStr POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
title_sort POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
author Brito, Luana Elky
author_facet Brito, Luana Elky
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Luana Elky
dc.subject.por.fl_str_mv relações étnico-raciais
Programa Mais Educação
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
topic relações étnico-raciais
Programa Mais Educação
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
description Apresentamos por meio deste artigo um estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana investigando possíveis articulações entre suas sugestões, enquanto elemento para a discussão das relações étnico-raciais nas escolas com as propostas do Programa Mais Educação, enquanto um programa indutor da promoção da educação integral. A metodologia utilizada foi a análise de documento. Verificamos um terreno fértil para uma articulação sobre as discussões das relações étnico-raciais no macrocampo direitos humanos. Pretendemos, portanto, contribuir para a reflexão sobre a realização de possíveis conversas sobre as questões étnico-raciais no ambiente escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3953
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3953/3145
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 24 n. 2 (2015): (JUL/DEZ); 79-95
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460312997888