POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3953 |
Resumo: | Apresentamos por meio deste artigo um estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana investigando possíveis articulações entre suas sugestões, enquanto elemento para a discussão das relações étnico-raciais nas escolas com as propostas do Programa Mais Educação, enquanto um programa indutor da promoção da educação integral. A metodologia utilizada foi a análise de documento. Verificamos um terreno fértil para uma articulação sobre as discussões das relações étnico-raciais no macrocampo direitos humanos. Pretendemos, portanto, contribuir para a reflexão sobre a realização de possíveis conversas sobre as questões étnico-raciais no ambiente escolar. |
id |
UNEMAT-5_65537e4857c5d8e90707e2f375eb9031 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3953 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃOrelações étnico-raciaisPrograma Mais EducaçãoDiretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.Apresentamos por meio deste artigo um estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana investigando possíveis articulações entre suas sugestões, enquanto elemento para a discussão das relações étnico-raciais nas escolas com as propostas do Programa Mais Educação, enquanto um programa indutor da promoção da educação integral. A metodologia utilizada foi a análise de documento. Verificamos um terreno fértil para uma articulação sobre as discussões das relações étnico-raciais no macrocampo direitos humanos. Pretendemos, portanto, contribuir para a reflexão sobre a realização de possíveis conversas sobre as questões étnico-raciais no ambiente escolar.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3953Revista da Faculdade de Educação; v. 24 n. 2 (2015): (JUL/DEZ); 79-952178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3953/3145Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Luana Elky2019-10-11T00:08:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3953Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:08:23Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
title |
POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Brito, Luana Elky relações étnico-raciais Programa Mais Educação Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. |
title_short |
POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
title_full |
POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
title_sort |
POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE AS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
author |
Brito, Luana Elky |
author_facet |
Brito, Luana Elky |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Luana Elky |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relações étnico-raciais Programa Mais Educação Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. |
topic |
relações étnico-raciais Programa Mais Educação Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. |
description |
Apresentamos por meio deste artigo um estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana investigando possíveis articulações entre suas sugestões, enquanto elemento para a discussão das relações étnico-raciais nas escolas com as propostas do Programa Mais Educação, enquanto um programa indutor da promoção da educação integral. A metodologia utilizada foi a análise de documento. Verificamos um terreno fértil para uma articulação sobre as discussões das relações étnico-raciais no macrocampo direitos humanos. Pretendemos, portanto, contribuir para a reflexão sobre a realização de possíveis conversas sobre as questões étnico-raciais no ambiente escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3953 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3953/3145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 24 n. 2 (2015): (JUL/DEZ); 79-95 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460312997888 |