DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152 |
Resumo: | O presente estudo é resultado de uma investigação bibliográfica de cunho analítico que tem por objetivo refletir sobre a formação inicial e continuada de professores como possibilidade de enfrentar o mal-estar docente. O texto está estruturado da seguinte forma: inicialmente, tomando por referência os estudos de Pimenta (2008), justifica a necessidade de implantação de trabalhos interdisciplinares e coletivos nas escolas como forma de “redesenhar as identidades docentes”; em seguida, defende a necessidade de planejar a formação continuada de professores, analisando três enfoques indicados nos estudos de Benincá (2002): informal/espontâneo, institucionalizado e forjado na práxis pedagógica; o terceiro tópico analisa, a partir dos estudos de Fávero (2009) e outros autores, a possibilidade de superar o mal-estar docente por meio da qualificação da formação inicial e continuada; por fim, nas considerações finais, o texto apresenta alguns indicativos que podem se mostrar produtivos para analisar as propostas de formação continuada que são ofertadas nos diversos cenários educacionais. |
id |
UNEMAT-5_65fe62d8008f84597c648395423b168e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5152 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTEO presente estudo é resultado de uma investigação bibliográfica de cunho analítico que tem por objetivo refletir sobre a formação inicial e continuada de professores como possibilidade de enfrentar o mal-estar docente. O texto está estruturado da seguinte forma: inicialmente, tomando por referência os estudos de Pimenta (2008), justifica a necessidade de implantação de trabalhos interdisciplinares e coletivos nas escolas como forma de “redesenhar as identidades docentes”; em seguida, defende a necessidade de planejar a formação continuada de professores, analisando três enfoques indicados nos estudos de Benincá (2002): informal/espontâneo, institucionalizado e forjado na práxis pedagógica; o terceiro tópico analisa, a partir dos estudos de Fávero (2009) e outros autores, a possibilidade de superar o mal-estar docente por meio da qualificação da formação inicial e continuada; por fim, nas considerações finais, o texto apresenta alguns indicativos que podem se mostrar produtivos para analisar as propostas de formação continuada que são ofertadas nos diversos cenários educacionais.UNEMAT Editora2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 121-1342178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152/3948Copyright (c) 2021 Evandro Consaltér, Altair Alberto Fáveroinfo:eu-repo/semantics/openAccessConsaltér, EvandroFávero, Altair Alberto2021-01-21T11:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5152Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-01-21T11:01:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE |
title |
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE |
spellingShingle |
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE Consaltér, Evandro |
title_short |
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE |
title_full |
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE |
title_fullStr |
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE |
title_sort |
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE |
author |
Consaltér, Evandro |
author_facet |
Consaltér, Evandro Fávero, Altair Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Fávero, Altair Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Consaltér, Evandro Fávero, Altair Alberto |
description |
O presente estudo é resultado de uma investigação bibliográfica de cunho analítico que tem por objetivo refletir sobre a formação inicial e continuada de professores como possibilidade de enfrentar o mal-estar docente. O texto está estruturado da seguinte forma: inicialmente, tomando por referência os estudos de Pimenta (2008), justifica a necessidade de implantação de trabalhos interdisciplinares e coletivos nas escolas como forma de “redesenhar as identidades docentes”; em seguida, defende a necessidade de planejar a formação continuada de professores, analisando três enfoques indicados nos estudos de Benincá (2002): informal/espontâneo, institucionalizado e forjado na práxis pedagógica; o terceiro tópico analisa, a partir dos estudos de Fávero (2009) e outros autores, a possibilidade de superar o mal-estar docente por meio da qualificação da formação inicial e continuada; por fim, nas considerações finais, o texto apresenta alguns indicativos que podem se mostrar produtivos para analisar as propostas de formação continuada que são ofertadas nos diversos cenários educacionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152/3948 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Evandro Consaltér, Altair Alberto Fávero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Evandro Consaltér, Altair Alberto Fávero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 121-134 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460826800128 |