DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Consaltér, Evandro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fávero, Altair Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152
Resumo: O presente estudo é resultado de uma investigação bibliográfica de cunho analítico que tem por objetivo refletir sobre a formação inicial e continuada de professores como possibilidade de enfrentar o mal-estar docente. O texto está estruturado da seguinte forma: inicialmente, tomando por referência os estudos de Pimenta (2008), justifica a necessidade de implantação de trabalhos interdisciplinares e coletivos nas escolas como forma de “redesenhar as identidades docentes”; em seguida, defende a necessidade de planejar a formação continuada de professores, analisando três enfoques indicados nos estudos de Benincá (2002): informal/espontâneo, institucionalizado e forjado na práxis pedagógica; o terceiro tópico analisa, a partir dos estudos de Fávero (2009) e outros autores, a possibilidade de superar o mal-estar docente por meio da qualificação da formação inicial e continuada; por fim, nas considerações finais, o texto apresenta alguns indicativos que podem se mostrar produtivos para analisar as propostas de formação continuada que são ofertadas nos diversos cenários educacionais.
id UNEMAT-5_65fe62d8008f84597c648395423b168e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5152
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTEO presente estudo é resultado de uma investigação bibliográfica de cunho analítico que tem por objetivo refletir sobre a formação inicial e continuada de professores como possibilidade de enfrentar o mal-estar docente. O texto está estruturado da seguinte forma: inicialmente, tomando por referência os estudos de Pimenta (2008), justifica a necessidade de implantação de trabalhos interdisciplinares e coletivos nas escolas como forma de “redesenhar as identidades docentes”; em seguida, defende a necessidade de planejar a formação continuada de professores, analisando três enfoques indicados nos estudos de Benincá (2002): informal/espontâneo, institucionalizado e forjado na práxis pedagógica; o terceiro tópico analisa, a partir dos estudos de Fávero (2009) e outros autores, a possibilidade de superar o mal-estar docente por meio da qualificação da formação inicial e continuada; por fim, nas considerações finais, o texto apresenta alguns indicativos que podem se mostrar produtivos para analisar as propostas de formação continuada que são ofertadas nos diversos cenários educacionais.UNEMAT Editora2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 121-1342178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152/3948Copyright (c) 2021 Evandro Consaltér, Altair Alberto Fáveroinfo:eu-repo/semantics/openAccessConsaltér, EvandroFávero, Altair Alberto2021-01-21T11:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5152Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-01-21T11:01:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE
title DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE
spellingShingle DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE
Consaltér, Evandro
title_short DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE
title_full DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE
title_fullStr DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE
title_full_unstemmed DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE
title_sort DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE
author Consaltér, Evandro
author_facet Consaltér, Evandro
Fávero, Altair Alberto
author_role author
author2 Fávero, Altair Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Consaltér, Evandro
Fávero, Altair Alberto
description O presente estudo é resultado de uma investigação bibliográfica de cunho analítico que tem por objetivo refletir sobre a formação inicial e continuada de professores como possibilidade de enfrentar o mal-estar docente. O texto está estruturado da seguinte forma: inicialmente, tomando por referência os estudos de Pimenta (2008), justifica a necessidade de implantação de trabalhos interdisciplinares e coletivos nas escolas como forma de “redesenhar as identidades docentes”; em seguida, defende a necessidade de planejar a formação continuada de professores, analisando três enfoques indicados nos estudos de Benincá (2002): informal/espontâneo, institucionalizado e forjado na práxis pedagógica; o terceiro tópico analisa, a partir dos estudos de Fávero (2009) e outros autores, a possibilidade de superar o mal-estar docente por meio da qualificação da formação inicial e continuada; por fim, nas considerações finais, o texto apresenta alguns indicativos que podem se mostrar produtivos para analisar as propostas de formação continuada que são ofertadas nos diversos cenários educacionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152/3948
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Evandro Consaltér, Altair Alberto Fávero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Evandro Consaltér, Altair Alberto Fávero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 121-134
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460826800128