PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE COTAS COMO FORMA DE DEMOCRATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE – PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3889 |
Resumo: | Esta pesquisa tem intenção de contribuir com o debate sobre as ações afirmativas por meio da efetivação da política de cotas, em Campina Grande - PB, cidade do interior do Nordeste brasileiro. A política de cotas busca oportunizar a inserção à educação superior para os discentes com menor poder aquisitivo, contribuindo de maneira significativa na promoção da educação e da cidadania, democratizando o acesso e a permanência à universidade pública. A pesquisa adota uma abordagem teórico-metodológica de natureza qualitativa. Nesta direção, são pertinentes alguns questionamentos, como: em relação a educação superior, o sistema de cotas se apresenta como o mais adequado para efetivar políticas educacionais e ações afirmativas? O que representam as políticas de cotas para os estudantes oriundos da escola pública? A política de cotas proporciona mudanças no perfil dos discentes, passando a construir novos espaços de vivências, educação e cidadania, democratizando o ensino superior. |
id |
UNEMAT-5_6917a775c4b3b48c44092528ca9995cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3889 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE COTAS COMO FORMA DE DEMOCRATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE – PBEducaçãoAções afirmativasPolíticas educacionaisSistema de cotasEsta pesquisa tem intenção de contribuir com o debate sobre as ações afirmativas por meio da efetivação da política de cotas, em Campina Grande - PB, cidade do interior do Nordeste brasileiro. A política de cotas busca oportunizar a inserção à educação superior para os discentes com menor poder aquisitivo, contribuindo de maneira significativa na promoção da educação e da cidadania, democratizando o acesso e a permanência à universidade pública. A pesquisa adota uma abordagem teórico-metodológica de natureza qualitativa. Nesta direção, são pertinentes alguns questionamentos, como: em relação a educação superior, o sistema de cotas se apresenta como o mais adequado para efetivar políticas educacionais e ações afirmativas? O que representam as políticas de cotas para os estudantes oriundos da escola pública? A política de cotas proporciona mudanças no perfil dos discentes, passando a construir novos espaços de vivências, educação e cidadania, democratizando o ensino superior.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3889Revista da Faculdade de Educação; v. 29 n. 1 (2018): (JAN/JUN); 81-982178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3889/3084Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Juliana Nobrega de2020-07-25T14:05:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3889Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-07-25T14:05:01Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE COTAS COMO FORMA DE DEMOCRATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE – PB |
title |
PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE COTAS COMO FORMA DE DEMOCRATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE – PB |
spellingShingle |
PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE COTAS COMO FORMA DE DEMOCRATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE – PB Almeida, Juliana Nobrega de Educação Ações afirmativas Políticas educacionais Sistema de cotas |
title_short |
PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE COTAS COMO FORMA DE DEMOCRATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE – PB |
title_full |
PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE COTAS COMO FORMA DE DEMOCRATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE – PB |
title_fullStr |
PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE COTAS COMO FORMA DE DEMOCRATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE – PB |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE COTAS COMO FORMA DE DEMOCRATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE – PB |
title_sort |
PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE COTAS COMO FORMA DE DEMOCRATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE – PB |
author |
Almeida, Juliana Nobrega de |
author_facet |
Almeida, Juliana Nobrega de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Juliana Nobrega de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ações afirmativas Políticas educacionais Sistema de cotas |
topic |
Educação Ações afirmativas Políticas educacionais Sistema de cotas |
description |
Esta pesquisa tem intenção de contribuir com o debate sobre as ações afirmativas por meio da efetivação da política de cotas, em Campina Grande - PB, cidade do interior do Nordeste brasileiro. A política de cotas busca oportunizar a inserção à educação superior para os discentes com menor poder aquisitivo, contribuindo de maneira significativa na promoção da educação e da cidadania, democratizando o acesso e a permanência à universidade pública. A pesquisa adota uma abordagem teórico-metodológica de natureza qualitativa. Nesta direção, são pertinentes alguns questionamentos, como: em relação a educação superior, o sistema de cotas se apresenta como o mais adequado para efetivar políticas educacionais e ações afirmativas? O que representam as políticas de cotas para os estudantes oriundos da escola pública? A política de cotas proporciona mudanças no perfil dos discentes, passando a construir novos espaços de vivências, educação e cidadania, democratizando o ensino superior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3889 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3889/3084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 29 n. 1 (2018): (JAN/JUN); 81-98 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459916636160 |