BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DISPUTAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3909 |
Resumo: | o movimento de discussão iniciado em 2013 no Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em prol da elaboração de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vem causando um certo desconforto para o campo educacional brasileiro, apresentando-se como uma política curricular que impõe um currículo mínimo, e não uma Base Nacional curricular com forte embasamento teórico. No presente texto, procuramos apresentar uma breve contextualização de como a Base Nacional vem se constituindo, assim como, a partir do nosso ponto de vista, analisar como BNCC está se materializando em política curricular e na produção de conhecimento nas instituições educacionais. Para tanto, as reflexões terão embasamento nos enfoques e nas abordagens observadas na obra das autoras Macedo (2006), Lopes e Macedo (2011), Frigotto (2011), Shiroma e Evangelista (2011), Montaño e Duriguetto (2013), que trazem contribuições significativas para o campo da política curricular. |
id |
UNEMAT-5_6cccf799f2d2be734a1b8f36158bb95e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3909 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DISPUTAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOBase Nacional Comum Curricularpolítica curricularprodução de conhecimento.o movimento de discussão iniciado em 2013 no Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em prol da elaboração de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vem causando um certo desconforto para o campo educacional brasileiro, apresentando-se como uma política curricular que impõe um currículo mínimo, e não uma Base Nacional curricular com forte embasamento teórico. No presente texto, procuramos apresentar uma breve contextualização de como a Base Nacional vem se constituindo, assim como, a partir do nosso ponto de vista, analisar como BNCC está se materializando em política curricular e na produção de conhecimento nas instituições educacionais. Para tanto, as reflexões terão embasamento nos enfoques e nas abordagens observadas na obra das autoras Macedo (2006), Lopes e Macedo (2011), Frigotto (2011), Shiroma e Evangelista (2011), Montaño e Duriguetto (2013), que trazem contribuições significativas para o campo da política curricular.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3909Revista da Faculdade de Educação; v. 28 n. 2 (2017): (JUL/DEZ); 57-732178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3909/3102Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandt, Andressa GrazieleLima, Edilene Eva de2020-07-25T11:46:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3909Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-07-25T11:46:13Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DISPUTAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO |
title |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DISPUTAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO |
spellingShingle |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DISPUTAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO Brandt, Andressa Graziele Base Nacional Comum Curricular política curricular produção de conhecimento. |
title_short |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DISPUTAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO |
title_full |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DISPUTAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO |
title_fullStr |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DISPUTAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO |
title_full_unstemmed |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DISPUTAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO |
title_sort |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DISPUTAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO |
author |
Brandt, Andressa Graziele |
author_facet |
Brandt, Andressa Graziele Lima, Edilene Eva de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Edilene Eva de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandt, Andressa Graziele Lima, Edilene Eva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular política curricular produção de conhecimento. |
topic |
Base Nacional Comum Curricular política curricular produção de conhecimento. |
description |
o movimento de discussão iniciado em 2013 no Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em prol da elaboração de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vem causando um certo desconforto para o campo educacional brasileiro, apresentando-se como uma política curricular que impõe um currículo mínimo, e não uma Base Nacional curricular com forte embasamento teórico. No presente texto, procuramos apresentar uma breve contextualização de como a Base Nacional vem se constituindo, assim como, a partir do nosso ponto de vista, analisar como BNCC está se materializando em política curricular e na produção de conhecimento nas instituições educacionais. Para tanto, as reflexões terão embasamento nos enfoques e nas abordagens observadas na obra das autoras Macedo (2006), Lopes e Macedo (2011), Frigotto (2011), Shiroma e Evangelista (2011), Montaño e Duriguetto (2013), que trazem contribuições significativas para o campo da política curricular. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3909 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3909/3102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 28 n. 2 (2017): (JUL/DEZ); 57-73 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459940753408 |