Base nacional comum curricular: o currículo da educação infantil em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196346 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_2e7f138bc4199ab2b88567cbb264486e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196346 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Base nacional comum curricular: o currículo da educação infantil em questãoBase Nacional Comum CurricularCurrículoEducação InfantilTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo introdutório sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a intencionalidade de compreender por que são tantas as críticas às mudanças que pretende mobilizar nos currículos da Educação Básica. O foco é compreender os desdobramentos dessa política para a Educação Infantil como uma etapa que privilegia as especificidades do trabalho com as crianças pequenas. O objetivo geral é o de analisar quais interesses orientam a inclusão da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular, desdobrado nos seguintes objetivos específicos: realizar revisão bibliográfica acerca das implicações da Base Nacional Comum Curricular na/para a Educação Básica e para a Educação Infantil; compreender os debates e críticas que vem sendo construídos acerca da BNCC para a Educação Básica de modo geral e para a Educação Infantil em particular; reconhecer os interesses implicados na definição de uma base curricular para a Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo bibliográfica e documental. Para a pesquisa bibliográfica foram estudados os seguintes autores: Freitas (2015, 2016, 2017), Castro e Silva (2016), Ponce e Durli (2015), Oliveira (2010), Alves (2014) entre outros. As fontes documentais foram: a terceira versão da BNCC e os textos disponíveis no Blog de Luiz Carlos de Freitas. Percebe-se que a elaboração da Base Nacional Comum Curricular se organiza através de processos e disputas que tendem a neutralizar os currículos da educação básica. A Educação Infantil, por sua vez, está inserida nessas modificações que causam desconforto aos profissionais da área, uma vez que as características e especificidades adquiridas ao longo dos anos estão prestes a serem substituídas por um modelo que trata a Educação Infantil como uma etapa antecipatória ao ensino fundamental.Florianópolis, SCDurli, ZenildeUniversidade Federal de Santa CatarinaBerka, Renata Barbosa2019-05-29T18:56:36Z2019-05-29T18:56:36Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196346porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T18:56:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196346Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T18:56:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Base nacional comum curricular: o currículo da educação infantil em questão |
title |
Base nacional comum curricular: o currículo da educação infantil em questão |
spellingShingle |
Base nacional comum curricular: o currículo da educação infantil em questão Berka, Renata Barbosa Base Nacional Comum Curricular Currículo Educação Infantil |
title_short |
Base nacional comum curricular: o currículo da educação infantil em questão |
title_full |
Base nacional comum curricular: o currículo da educação infantil em questão |
title_fullStr |
Base nacional comum curricular: o currículo da educação infantil em questão |
title_full_unstemmed |
Base nacional comum curricular: o currículo da educação infantil em questão |
title_sort |
Base nacional comum curricular: o currículo da educação infantil em questão |
author |
Berka, Renata Barbosa |
author_facet |
Berka, Renata Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Durli, Zenilde Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berka, Renata Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular Currículo Educação Infantil |
topic |
Base Nacional Comum Curricular Currículo Educação Infantil |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11 2019-05-29T18:56:36Z 2019-05-29T18:56:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196346 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652396169003008 |