EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jaqueline Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Lúcia Gracia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as propostas educacionais existentes num Centro de Referência em Assistência Social - CRAS do município de Macarani-BA, caracterizado aqui como um espaço de educação não/escolar formal, campo de atuação da Pedagogia Social. Assim, teve-se como objetivos específicos: conhecer os projetos desenvolvidos, verificando de que forma são desenvolvidos e a quem se destina, e identificar quais os profissionais responsáveis pela sua implantação e desenvolvimento. Nessa pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se a entrevista semiestruturada realizada com a coordenadora do CRAS, juntamente com a análise dos documentos da instituição, que nos permitiu extrair as observações conclusivas de que os projetos desenvolvidos no CRAS são educacionais no momento em que proporcionam aos seus usuários a compreensão de que é necessária uma transformação nas suas condições de vida, promovendo assim a emancipação do sujeito, iniciando com a reflexão acerca de sua realidade e da necessidade de transformação, o que por sua vez impulsiona a ação.
id UNEMAT-5_724b75517cdeb4482e96e5927d89517e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3984
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICOeducaçãoeducação não/formalPedagogia SocialEssa pesquisa teve como objetivo geral analisar as propostas educacionais existentes num Centro de Referência em Assistência Social - CRAS do município de Macarani-BA, caracterizado aqui como um espaço de educação não/escolar formal, campo de atuação da Pedagogia Social. Assim, teve-se como objetivos específicos: conhecer os projetos desenvolvidos, verificando de que forma são desenvolvidos e a quem se destina, e identificar quais os profissionais responsáveis pela sua implantação e desenvolvimento. Nessa pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se a entrevista semiestruturada realizada com a coordenadora do CRAS, juntamente com a análise dos documentos da instituição, que nos permitiu extrair as observações conclusivas de que os projetos desenvolvidos no CRAS são educacionais no momento em que proporcionam aos seus usuários a compreensão de que é necessária uma transformação nas suas condições de vida, promovendo assim a emancipação do sujeito, iniciando com a reflexão acerca de sua realidade e da necessidade de transformação, o que por sua vez impulsiona a ação.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 137-1532178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984/3192Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Jaqueline AlmeidaFerreira, Lúcia Gracia2019-10-11T00:21:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3984Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:21:22Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO
title EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO
spellingShingle EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO
Sousa, Jaqueline Almeida
educação
educação não/formal
Pedagogia Social
title_short EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO
title_full EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO
title_fullStr EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO
title_sort EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO
author Sousa, Jaqueline Almeida
author_facet Sousa, Jaqueline Almeida
Ferreira, Lúcia Gracia
author_role author
author2 Ferreira, Lúcia Gracia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Jaqueline Almeida
Ferreira, Lúcia Gracia
dc.subject.por.fl_str_mv educação
educação não/formal
Pedagogia Social
topic educação
educação não/formal
Pedagogia Social
description Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as propostas educacionais existentes num Centro de Referência em Assistência Social - CRAS do município de Macarani-BA, caracterizado aqui como um espaço de educação não/escolar formal, campo de atuação da Pedagogia Social. Assim, teve-se como objetivos específicos: conhecer os projetos desenvolvidos, verificando de que forma são desenvolvidos e a quem se destina, e identificar quais os profissionais responsáveis pela sua implantação e desenvolvimento. Nessa pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se a entrevista semiestruturada realizada com a coordenadora do CRAS, juntamente com a análise dos documentos da instituição, que nos permitiu extrair as observações conclusivas de que os projetos desenvolvidos no CRAS são educacionais no momento em que proporcionam aos seus usuários a compreensão de que é necessária uma transformação nas suas condições de vida, promovendo assim a emancipação do sujeito, iniciando com a reflexão acerca de sua realidade e da necessidade de transformação, o que por sua vez impulsiona a ação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984/3192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 137-153
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460364378112