EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as propostas educacionais existentes num Centro de Referência em Assistência Social - CRAS do município de Macarani-BA, caracterizado aqui como um espaço de educação não/escolar formal, campo de atuação da Pedagogia Social. Assim, teve-se como objetivos específicos: conhecer os projetos desenvolvidos, verificando de que forma são desenvolvidos e a quem se destina, e identificar quais os profissionais responsáveis pela sua implantação e desenvolvimento. Nessa pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se a entrevista semiestruturada realizada com a coordenadora do CRAS, juntamente com a análise dos documentos da instituição, que nos permitiu extrair as observações conclusivas de que os projetos desenvolvidos no CRAS são educacionais no momento em que proporcionam aos seus usuários a compreensão de que é necessária uma transformação nas suas condições de vida, promovendo assim a emancipação do sujeito, iniciando com a reflexão acerca de sua realidade e da necessidade de transformação, o que por sua vez impulsiona a ação. |
id |
UNEMAT-5_724b75517cdeb4482e96e5927d89517e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3984 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICOeducaçãoeducação não/formalPedagogia SocialEssa pesquisa teve como objetivo geral analisar as propostas educacionais existentes num Centro de Referência em Assistência Social - CRAS do município de Macarani-BA, caracterizado aqui como um espaço de educação não/escolar formal, campo de atuação da Pedagogia Social. Assim, teve-se como objetivos específicos: conhecer os projetos desenvolvidos, verificando de que forma são desenvolvidos e a quem se destina, e identificar quais os profissionais responsáveis pela sua implantação e desenvolvimento. Nessa pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se a entrevista semiestruturada realizada com a coordenadora do CRAS, juntamente com a análise dos documentos da instituição, que nos permitiu extrair as observações conclusivas de que os projetos desenvolvidos no CRAS são educacionais no momento em que proporcionam aos seus usuários a compreensão de que é necessária uma transformação nas suas condições de vida, promovendo assim a emancipação do sujeito, iniciando com a reflexão acerca de sua realidade e da necessidade de transformação, o que por sua vez impulsiona a ação.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 137-1532178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984/3192Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Jaqueline AlmeidaFerreira, Lúcia Gracia2019-10-11T00:21:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3984Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:21:22Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO |
title |
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO Sousa, Jaqueline Almeida educação educação não/formal Pedagogia Social |
title_short |
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO |
title_full |
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO |
title_sort |
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO |
author |
Sousa, Jaqueline Almeida |
author_facet |
Sousa, Jaqueline Almeida Ferreira, Lúcia Gracia |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Lúcia Gracia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Jaqueline Almeida Ferreira, Lúcia Gracia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação educação não/formal Pedagogia Social |
topic |
educação educação não/formal Pedagogia Social |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as propostas educacionais existentes num Centro de Referência em Assistência Social - CRAS do município de Macarani-BA, caracterizado aqui como um espaço de educação não/escolar formal, campo de atuação da Pedagogia Social. Assim, teve-se como objetivos específicos: conhecer os projetos desenvolvidos, verificando de que forma são desenvolvidos e a quem se destina, e identificar quais os profissionais responsáveis pela sua implantação e desenvolvimento. Nessa pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se a entrevista semiestruturada realizada com a coordenadora do CRAS, juntamente com a análise dos documentos da instituição, que nos permitiu extrair as observações conclusivas de que os projetos desenvolvidos no CRAS são educacionais no momento em que proporcionam aos seus usuários a compreensão de que é necessária uma transformação nas suas condições de vida, promovendo assim a emancipação do sujeito, iniciando com a reflexão acerca de sua realidade e da necessidade de transformação, o que por sua vez impulsiona a ação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984/3192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 137-153 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460364378112 |