Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Berenice dos Anjos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Emancipação (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9681
Resumo: Resumo: A partir da institucionalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil, a proteção social assume um caráter interdisciplinar sobre intervenções com famílias e seus/suas membros em situações de riscos e vulnerabilidades sociais. Este estudo é proveniente de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia, abordada pela perspectiva qualitativa com recursos da pesquisa documental e com a aplicação de um questionário para dar suporte ao estudo de caso em um dos onze municípios pesquisados na microrregião de Andradina, situados no Oeste do Estado de São Paulo. Os apontamentos conclusivos nos retornaram possíveis truncamentos entre aquilo que é especificidade da Pedagogia e as práticas que são direcionadas pelas Orientações técnicas do CRAS para ações dos/das Técnicos/as de Referência das famílias.Palavras-chave: Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social.Abstract: From the institutionalization of the Unified System of Social Assistance (SUAS) in Brazil, social protection assumes an interdisciplinary character in the interventions with families and their members in situations of risks and social vulnerabilities. This study is a work of conclusion of course of Degree in Pedagogy, approached by the qualitative perspective with documentary research resources and with the application of a questionnaire to support the case study in one of the eleven municipalities surveyed in the Andradina microregion, located in the west of the São Paulo State. The concluding remarks have given us possible truncations between what is specificity of Pedagogy and the practices that are directed by the CRAS Technical Guidelines for actions of the Reference Technician of families. Keywords: Social Pedagogy. Non-formal Education. Social Assistence.
id UEPG-30_b293702eaa8be51ff597fbeae76d5751
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/9681
network_acronym_str UEPG-30
network_name_str Emancipação (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência SocialResumo: A partir da institucionalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil, a proteção social assume um caráter interdisciplinar sobre intervenções com famílias e seus/suas membros em situações de riscos e vulnerabilidades sociais. Este estudo é proveniente de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia, abordada pela perspectiva qualitativa com recursos da pesquisa documental e com a aplicação de um questionário para dar suporte ao estudo de caso em um dos onze municípios pesquisados na microrregião de Andradina, situados no Oeste do Estado de São Paulo. Os apontamentos conclusivos nos retornaram possíveis truncamentos entre aquilo que é especificidade da Pedagogia e as práticas que são direcionadas pelas Orientações técnicas do CRAS para ações dos/das Técnicos/as de Referência das famílias.Palavras-chave: Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social.Abstract: From the institutionalization of the Unified System of Social Assistance (SUAS) in Brazil, social protection assumes an interdisciplinary character in the interventions with families and their members in situations of risks and social vulnerabilities. This study is a work of conclusion of course of Degree in Pedagogy, approached by the qualitative perspective with documentary research resources and with the application of a questionnaire to support the case study in one of the eleven municipalities surveyed in the Andradina microregion, located in the west of the São Paulo State. The concluding remarks have given us possible truncations between what is specificity of Pedagogy and the practices that are directed by the CRAS Technical Guidelines for actions of the Reference Technician of families. Keywords: Social Pedagogy. Non-formal Education. Social Assistence.Universidade Estadual de Ponta Grossa2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/968110.5212/Emancipacao.v.17i1.0006Emancipação; v. 17 n. 1 (2017); 74-891982-7814reponame:Emancipação (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9681/6168Miranda, Berenice dos AnjosSilva, Fernando Guimarães Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T21:11:10Zoai:uepg.br:article/9681Revistahttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacaoPUBhttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/oaiemancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br1982-78141519-7611opendoar:2020-07-29T21:11:10Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)
title Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)
spellingShingle Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)
Miranda, Berenice dos Anjos
Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social
title_short Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)
title_full Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)
title_fullStr Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)
title_full_unstemmed Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)
title_sort Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)
author Miranda, Berenice dos Anjos
author_facet Miranda, Berenice dos Anjos
Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
author_role author
author2 Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Berenice dos Anjos
Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social
topic Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social
description Resumo: A partir da institucionalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil, a proteção social assume um caráter interdisciplinar sobre intervenções com famílias e seus/suas membros em situações de riscos e vulnerabilidades sociais. Este estudo é proveniente de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia, abordada pela perspectiva qualitativa com recursos da pesquisa documental e com a aplicação de um questionário para dar suporte ao estudo de caso em um dos onze municípios pesquisados na microrregião de Andradina, situados no Oeste do Estado de São Paulo. Os apontamentos conclusivos nos retornaram possíveis truncamentos entre aquilo que é especificidade da Pedagogia e as práticas que são direcionadas pelas Orientações técnicas do CRAS para ações dos/das Técnicos/as de Referência das famílias.Palavras-chave: Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social.Abstract: From the institutionalization of the Unified System of Social Assistance (SUAS) in Brazil, social protection assumes an interdisciplinary character in the interventions with families and their members in situations of risks and social vulnerabilities. This study is a work of conclusion of course of Degree in Pedagogy, approached by the qualitative perspective with documentary research resources and with the application of a questionnaire to support the case study in one of the eleven municipalities surveyed in the Andradina microregion, located in the west of the São Paulo State. The concluding remarks have given us possible truncations between what is specificity of Pedagogy and the practices that are directed by the CRAS Technical Guidelines for actions of the Reference Technician of families. Keywords: Social Pedagogy. Non-formal Education. Social Assistence.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9681
10.5212/Emancipacao.v.17i1.0006
url https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9681
identifier_str_mv 10.5212/Emancipacao.v.17i1.0006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9681/6168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Emancipação; v. 17 n. 1 (2017); 74-89
1982-7814
reponame:Emancipação (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Emancipação (Online)
collection Emancipação (Online)
repository.name.fl_str_mv Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv emancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br
_version_ 1797220439194337280