Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Emancipação (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9681 |
Resumo: | Resumo: A partir da institucionalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil, a proteção social assume um caráter interdisciplinar sobre intervenções com famílias e seus/suas membros em situações de riscos e vulnerabilidades sociais. Este estudo é proveniente de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia, abordada pela perspectiva qualitativa com recursos da pesquisa documental e com a aplicação de um questionário para dar suporte ao estudo de caso em um dos onze municípios pesquisados na microrregião de Andradina, situados no Oeste do Estado de São Paulo. Os apontamentos conclusivos nos retornaram possíveis truncamentos entre aquilo que é especificidade da Pedagogia e as práticas que são direcionadas pelas Orientações técnicas do CRAS para ações dos/das Técnicos/as de Referência das famílias.Palavras-chave: Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social.Abstract: From the institutionalization of the Unified System of Social Assistance (SUAS) in Brazil, social protection assumes an interdisciplinary character in the interventions with families and their members in situations of risks and social vulnerabilities. This study is a work of conclusion of course of Degree in Pedagogy, approached by the qualitative perspective with documentary research resources and with the application of a questionnaire to support the case study in one of the eleven municipalities surveyed in the Andradina microregion, located in the west of the São Paulo State. The concluding remarks have given us possible truncations between what is specificity of Pedagogy and the practices that are directed by the CRAS Technical Guidelines for actions of the Reference Technician of families. Keywords: Social Pedagogy. Non-formal Education. Social Assistence. |
id |
UEPG-30_b293702eaa8be51ff597fbeae76d5751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/9681 |
network_acronym_str |
UEPG-30 |
network_name_str |
Emancipação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência SocialResumo: A partir da institucionalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil, a proteção social assume um caráter interdisciplinar sobre intervenções com famílias e seus/suas membros em situações de riscos e vulnerabilidades sociais. Este estudo é proveniente de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia, abordada pela perspectiva qualitativa com recursos da pesquisa documental e com a aplicação de um questionário para dar suporte ao estudo de caso em um dos onze municípios pesquisados na microrregião de Andradina, situados no Oeste do Estado de São Paulo. Os apontamentos conclusivos nos retornaram possíveis truncamentos entre aquilo que é especificidade da Pedagogia e as práticas que são direcionadas pelas Orientações técnicas do CRAS para ações dos/das Técnicos/as de Referência das famílias.Palavras-chave: Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social.Abstract: From the institutionalization of the Unified System of Social Assistance (SUAS) in Brazil, social protection assumes an interdisciplinary character in the interventions with families and their members in situations of risks and social vulnerabilities. This study is a work of conclusion of course of Degree in Pedagogy, approached by the qualitative perspective with documentary research resources and with the application of a questionnaire to support the case study in one of the eleven municipalities surveyed in the Andradina microregion, located in the west of the São Paulo State. The concluding remarks have given us possible truncations between what is specificity of Pedagogy and the practices that are directed by the CRAS Technical Guidelines for actions of the Reference Technician of families. Keywords: Social Pedagogy. Non-formal Education. Social Assistence.Universidade Estadual de Ponta Grossa2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/968110.5212/Emancipacao.v.17i1.0006Emancipação; v. 17 n. 1 (2017); 74-891982-7814reponame:Emancipação (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9681/6168Miranda, Berenice dos AnjosSilva, Fernando Guimarães Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T21:11:10Zoai:uepg.br:article/9681Revistahttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacaoPUBhttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/oaiemancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br1982-78141519-7611opendoar:2020-07-29T21:11:10Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...) |
title |
Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...) |
spellingShingle |
Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...) Miranda, Berenice dos Anjos Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social |
title_short |
Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...) |
title_full |
Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...) |
title_fullStr |
Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...) |
title_full_unstemmed |
Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...) |
title_sort |
Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...) |
author |
Miranda, Berenice dos Anjos |
author_facet |
Miranda, Berenice dos Anjos Silva, Fernando Guimarães Oliveira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fernando Guimarães Oliveira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Berenice dos Anjos Silva, Fernando Guimarães Oliveira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social |
topic |
Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social |
description |
Resumo: A partir da institucionalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil, a proteção social assume um caráter interdisciplinar sobre intervenções com famílias e seus/suas membros em situações de riscos e vulnerabilidades sociais. Este estudo é proveniente de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia, abordada pela perspectiva qualitativa com recursos da pesquisa documental e com a aplicação de um questionário para dar suporte ao estudo de caso em um dos onze municípios pesquisados na microrregião de Andradina, situados no Oeste do Estado de São Paulo. Os apontamentos conclusivos nos retornaram possíveis truncamentos entre aquilo que é especificidade da Pedagogia e as práticas que são direcionadas pelas Orientações técnicas do CRAS para ações dos/das Técnicos/as de Referência das famílias.Palavras-chave: Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social.Abstract: From the institutionalization of the Unified System of Social Assistance (SUAS) in Brazil, social protection assumes an interdisciplinary character in the interventions with families and their members in situations of risks and social vulnerabilities. This study is a work of conclusion of course of Degree in Pedagogy, approached by the qualitative perspective with documentary research resources and with the application of a questionnaire to support the case study in one of the eleven municipalities surveyed in the Andradina microregion, located in the west of the São Paulo State. The concluding remarks have given us possible truncations between what is specificity of Pedagogy and the practices that are directed by the CRAS Technical Guidelines for actions of the Reference Technician of families. Keywords: Social Pedagogy. Non-formal Education. Social Assistence. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9681 10.5212/Emancipacao.v.17i1.0006 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9681 |
identifier_str_mv |
10.5212/Emancipacao.v.17i1.0006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9681/6168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Emancipação; v. 17 n. 1 (2017); 74-89 1982-7814 reponame:Emancipação (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Emancipação (Online) |
collection |
Emancipação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
emancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br |
_version_ |
1797220439194337280 |