INCLUSÃO COMO ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Monique
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Scheinvar, Estela, Cordeiro, Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3616
Resumo: No presente trabalho, pretendemos discutir a inclusão como uma estratégia de governamentalidade no campo das políticas sociais. Reunimos três ordens de problematizações: o contexto do conselho tutelar para discutir as práticas próprias da representação democrática, tidas como paradigmas inclusivos; a inclusão de jovens por meio de projetos sociais dirigidos à preparação para o mercado de trabalho em territórios de fabricação da pobreza, que articulam as práticas em favor da produção do jovem perigoso, afirmando a filantropia como ação de governo, e a reserva de vagas do ensino superior público por meio da concessão de cotas para segmentos ditos minoritários, de forte apelo humanista e supostamente igualitário, que se institui no bojo da sociedade de controle contemporânea.
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