Políticas de inclusão e governamentalidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8297 |
Resumo: | A partir da análise de políticas de assistência e de educação, o artigo problematiza a exclusão via as políticas de inclusão social. Para tanto, desenvolve conceitos como de inclusão, exclusão, norma, normalização e governamentalidade. Articulados a tais conceitos, são trazidas tecnologias de governamento e de dominação em operação na educação dos indivíduos para sustentar o argumento de que a inclusão e a exclusão são invenções constituídas também, no jogo econômico de um Estado neoliberal. Afirma-se que a promessa da mudança de status dentro de uma rede de consumo, que chega naquele que vive condições de pobreza absoluta, articulada ao desejo de mudança de condição de vida, são fontes que mantêm o Estado na parceria com o mercado e que mantêm a inclusão como um imperativo do próprio neoliberalismo. |
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