O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Raimundo Santos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Caldeira, Ademir Donizeti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1095
Resumo: O presente texto tem por objetivo discutir aspectos da filosofia de Wittgenstein presentes nas obras Tractatus Logico-Philosophicus e Investigações Filosóficas. A intenção é realizar a “costura analítica” de algumas ideias de seus dois principais escritos, levantando principalmente no último, questões que possibilitem contribuir para os debates em Educação Matemática que visam constituir uma base teórica para a Etnomatemática. Para tanto, com o auxílio de autores que trataram do pensamento wittgensteiniano e de estudos que abordaram suas noções, busca-se elaborar argumentos acerca da constituição de diversas formas de ver e conceber o conhecimento, neste caso mais precisamente o conhecimento matemático, compreendido com uma linguagem sem a pretensão de universalidade e da qual fazemos uso cotidianamente.
id UNEMAT-5_876285dea74f9a03db1190e4a35e689b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1095
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIAWittgensteineducação matemáticaEtnomatemáticaO presente texto tem por objetivo discutir aspectos da filosofia de Wittgenstein presentes nas obras Tractatus Logico-Philosophicus e Investigações Filosóficas. A intenção é realizar a “costura analítica” de algumas ideias de seus dois principais escritos, levantando principalmente no último, questões que possibilitem contribuir para os debates em Educação Matemática que visam constituir uma base teórica para a Etnomatemática. Para tanto, com o auxílio de autores que trataram do pensamento wittgensteiniano e de estudos que abordaram suas noções, busca-se elaborar argumentos acerca da constituição de diversas formas de ver e conceber o conhecimento, neste caso mais precisamente o conhecimento matemático, compreendido com uma linguagem sem a pretensão de universalidade e da qual fazemos uso cotidianamente.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1095Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 175-1892178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1095/1188Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Raimundo Santos deCaldeira, Ademir Donizeti2019-10-11T00:11:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1095Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:11:38Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA
title O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA
spellingShingle O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA
Castro, Raimundo Santos de
Wittgenstein
educação matemática
Etnomatemática
title_short O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA
title_full O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA
title_fullStr O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA
title_full_unstemmed O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA
title_sort O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA
author Castro, Raimundo Santos de
author_facet Castro, Raimundo Santos de
Caldeira, Ademir Donizeti
author_role author
author2 Caldeira, Ademir Donizeti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Raimundo Santos de
Caldeira, Ademir Donizeti
dc.subject.por.fl_str_mv Wittgenstein
educação matemática
Etnomatemática
topic Wittgenstein
educação matemática
Etnomatemática
description O presente texto tem por objetivo discutir aspectos da filosofia de Wittgenstein presentes nas obras Tractatus Logico-Philosophicus e Investigações Filosóficas. A intenção é realizar a “costura analítica” de algumas ideias de seus dois principais escritos, levantando principalmente no último, questões que possibilitem contribuir para os debates em Educação Matemática que visam constituir uma base teórica para a Etnomatemática. Para tanto, com o auxílio de autores que trataram do pensamento wittgensteiniano e de estudos que abordaram suas noções, busca-se elaborar argumentos acerca da constituição de diversas formas de ver e conceber o conhecimento, neste caso mais precisamente o conhecimento matemático, compreendido com uma linguagem sem a pretensão de universalidade e da qual fazemos uso cotidianamente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1095
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1095/1188
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 175-189
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459377668096