O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1095 |
Resumo: | O presente texto tem por objetivo discutir aspectos da filosofia de Wittgenstein presentes nas obras Tractatus Logico-Philosophicus e Investigações Filosóficas. A intenção é realizar a “costura analítica” de algumas ideias de seus dois principais escritos, levantando principalmente no último, questões que possibilitem contribuir para os debates em Educação Matemática que visam constituir uma base teórica para a Etnomatemática. Para tanto, com o auxílio de autores que trataram do pensamento wittgensteiniano e de estudos que abordaram suas noções, busca-se elaborar argumentos acerca da constituição de diversas formas de ver e conceber o conhecimento, neste caso mais precisamente o conhecimento matemático, compreendido com uma linguagem sem a pretensão de universalidade e da qual fazemos uso cotidianamente. |
id |
UNEMAT-5_876285dea74f9a03db1190e4a35e689b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1095 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIAWittgensteineducação matemáticaEtnomatemáticaO presente texto tem por objetivo discutir aspectos da filosofia de Wittgenstein presentes nas obras Tractatus Logico-Philosophicus e Investigações Filosóficas. A intenção é realizar a “costura analítica” de algumas ideias de seus dois principais escritos, levantando principalmente no último, questões que possibilitem contribuir para os debates em Educação Matemática que visam constituir uma base teórica para a Etnomatemática. Para tanto, com o auxílio de autores que trataram do pensamento wittgensteiniano e de estudos que abordaram suas noções, busca-se elaborar argumentos acerca da constituição de diversas formas de ver e conceber o conhecimento, neste caso mais precisamente o conhecimento matemático, compreendido com uma linguagem sem a pretensão de universalidade e da qual fazemos uso cotidianamente.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1095Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 175-1892178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1095/1188Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Raimundo Santos deCaldeira, Ademir Donizeti2019-10-11T00:11:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1095Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:11:38Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA |
title |
O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA |
spellingShingle |
O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA Castro, Raimundo Santos de Wittgenstein educação matemática Etnomatemática |
title_short |
O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA |
title_full |
O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA |
title_fullStr |
O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA |
title_full_unstemmed |
O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA |
title_sort |
O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA |
author |
Castro, Raimundo Santos de |
author_facet |
Castro, Raimundo Santos de Caldeira, Ademir Donizeti |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Ademir Donizeti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Raimundo Santos de Caldeira, Ademir Donizeti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Wittgenstein educação matemática Etnomatemática |
topic |
Wittgenstein educação matemática Etnomatemática |
description |
O presente texto tem por objetivo discutir aspectos da filosofia de Wittgenstein presentes nas obras Tractatus Logico-Philosophicus e Investigações Filosóficas. A intenção é realizar a “costura analítica” de algumas ideias de seus dois principais escritos, levantando principalmente no último, questões que possibilitem contribuir para os debates em Educação Matemática que visam constituir uma base teórica para a Etnomatemática. Para tanto, com o auxílio de autores que trataram do pensamento wittgensteiniano e de estudos que abordaram suas noções, busca-se elaborar argumentos acerca da constituição de diversas formas de ver e conceber o conhecimento, neste caso mais precisamente o conhecimento matemático, compreendido com uma linguagem sem a pretensão de universalidade e da qual fazemos uso cotidianamente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1095 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1095/1188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 175-189 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459377668096 |