ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rausch, Rita Buzzi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3626
Resumo: A formação inicial de professores é um tema muito discutido e criticado. A efetiva relação entre teoria e prática é, ainda, para muitas instituições, apenas discurso. Nesse sentido, surgiram as perspectivas reflexiva e investigativa como alternativas significativas na formação do professor que buscam romper com a concepção epistemológica da racionalidade técnica. Essas perspectivas defendem a construção de um professor profissional que em suas características básicas apresenta autonomia, crítica, reflexão e pesquisa. Com base nessas perspectivas, desenvolvemos uma nova forma de se conceber e operacionalizar o Estágio no curso de Pedagogia na Universidade Regional de Blumenau. Hoje ele se inicia na primeira fase do curso e se articula verticalmente e horizontalmente com as demais disciplinas da matriz curricular ao longo do curso. A pesquisa e a reflexividade têm se apresentado como importantes processos na construção do professorprofissional.
id UNEMAT-5_8a645e2815159f6ac9f22bb25f9fd911
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3626
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVAprofessor reflexivo/investigativoestágio supervisionadoPedagogia.A formação inicial de professores é um tema muito discutido e criticado. A efetiva relação entre teoria e prática é, ainda, para muitas instituições, apenas discurso. Nesse sentido, surgiram as perspectivas reflexiva e investigativa como alternativas significativas na formação do professor que buscam romper com a concepção epistemológica da racionalidade técnica. Essas perspectivas defendem a construção de um professor profissional que em suas características básicas apresenta autonomia, crítica, reflexão e pesquisa. Com base nessas perspectivas, desenvolvemos uma nova forma de se conceber e operacionalizar o Estágio no curso de Pedagogia na Universidade Regional de Blumenau. Hoje ele se inicia na primeira fase do curso e se articula verticalmente e horizontalmente com as demais disciplinas da matriz curricular ao longo do curso. A pesquisa e a reflexividade têm se apresentado como importantes processos na construção do professorprofissional.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3626Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 33-512178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3626/2898Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRausch, Rita Buzzi2021-07-05T10:45:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3626Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:45:05Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA
title ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA
spellingShingle ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA
Rausch, Rita Buzzi
professor reflexivo/investigativo
estágio supervisionado
Pedagogia.
title_short ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA
title_full ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA
title_fullStr ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA
title_full_unstemmed ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA
title_sort ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA
author Rausch, Rita Buzzi
author_facet Rausch, Rita Buzzi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rausch, Rita Buzzi
dc.subject.por.fl_str_mv professor reflexivo/investigativo
estágio supervisionado
Pedagogia.
topic professor reflexivo/investigativo
estágio supervisionado
Pedagogia.
description A formação inicial de professores é um tema muito discutido e criticado. A efetiva relação entre teoria e prática é, ainda, para muitas instituições, apenas discurso. Nesse sentido, surgiram as perspectivas reflexiva e investigativa como alternativas significativas na formação do professor que buscam romper com a concepção epistemológica da racionalidade técnica. Essas perspectivas defendem a construção de um professor profissional que em suas características básicas apresenta autonomia, crítica, reflexão e pesquisa. Com base nessas perspectivas, desenvolvemos uma nova forma de se conceber e operacionalizar o Estágio no curso de Pedagogia na Universidade Regional de Blumenau. Hoje ele se inicia na primeira fase do curso e se articula verticalmente e horizontalmente com as demais disciplinas da matriz curricular ao longo do curso. A pesquisa e a reflexividade têm se apresentado como importantes processos na construção do professorprofissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3626
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3626/2898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 33-51
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459481477120