ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3626 |
Resumo: | A formação inicial de professores é um tema muito discutido e criticado. A efetiva relação entre teoria e prática é, ainda, para muitas instituições, apenas discurso. Nesse sentido, surgiram as perspectivas reflexiva e investigativa como alternativas significativas na formação do professor que buscam romper com a concepção epistemológica da racionalidade técnica. Essas perspectivas defendem a construção de um professor profissional que em suas características básicas apresenta autonomia, crítica, reflexão e pesquisa. Com base nessas perspectivas, desenvolvemos uma nova forma de se conceber e operacionalizar o Estágio no curso de Pedagogia na Universidade Regional de Blumenau. Hoje ele se inicia na primeira fase do curso e se articula verticalmente e horizontalmente com as demais disciplinas da matriz curricular ao longo do curso. A pesquisa e a reflexividade têm se apresentado como importantes processos na construção do professorprofissional. |
id |
UNEMAT-5_8a645e2815159f6ac9f22bb25f9fd911 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3626 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVAprofessor reflexivo/investigativoestágio supervisionadoPedagogia.A formação inicial de professores é um tema muito discutido e criticado. A efetiva relação entre teoria e prática é, ainda, para muitas instituições, apenas discurso. Nesse sentido, surgiram as perspectivas reflexiva e investigativa como alternativas significativas na formação do professor que buscam romper com a concepção epistemológica da racionalidade técnica. Essas perspectivas defendem a construção de um professor profissional que em suas características básicas apresenta autonomia, crítica, reflexão e pesquisa. Com base nessas perspectivas, desenvolvemos uma nova forma de se conceber e operacionalizar o Estágio no curso de Pedagogia na Universidade Regional de Blumenau. Hoje ele se inicia na primeira fase do curso e se articula verticalmente e horizontalmente com as demais disciplinas da matriz curricular ao longo do curso. A pesquisa e a reflexividade têm se apresentado como importantes processos na construção do professorprofissional.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3626Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 33-512178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3626/2898Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRausch, Rita Buzzi2021-07-05T10:45:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3626Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:45:05Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA |
title |
ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA |
spellingShingle |
ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA Rausch, Rita Buzzi professor reflexivo/investigativo estágio supervisionado Pedagogia. |
title_short |
ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA |
title_full |
ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA |
title_fullStr |
ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA |
title_sort |
ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS FRENTE ÀS PERSPECTIVAS REFLEXIVA E INVESTIGATIVA |
author |
Rausch, Rita Buzzi |
author_facet |
Rausch, Rita Buzzi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rausch, Rita Buzzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professor reflexivo/investigativo estágio supervisionado Pedagogia. |
topic |
professor reflexivo/investigativo estágio supervisionado Pedagogia. |
description |
A formação inicial de professores é um tema muito discutido e criticado. A efetiva relação entre teoria e prática é, ainda, para muitas instituições, apenas discurso. Nesse sentido, surgiram as perspectivas reflexiva e investigativa como alternativas significativas na formação do professor que buscam romper com a concepção epistemológica da racionalidade técnica. Essas perspectivas defendem a construção de um professor profissional que em suas características básicas apresenta autonomia, crítica, reflexão e pesquisa. Com base nessas perspectivas, desenvolvemos uma nova forma de se conceber e operacionalizar o Estágio no curso de Pedagogia na Universidade Regional de Blumenau. Hoje ele se inicia na primeira fase do curso e se articula verticalmente e horizontalmente com as demais disciplinas da matriz curricular ao longo do curso. A pesquisa e a reflexividade têm se apresentado como importantes processos na construção do professorprofissional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3626 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3626/2898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 33-51 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459481477120 |