NAÇÃO BRASIL: UMA VIAGEM EXPLORATÓRIA SOBRE OS DILEMAS DO BRASIL E DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Edna Luzia Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3592
Resumo: O presente artigo discute as diferentes perspectivas teóricas quanto à suposta dualidade no desenvolvimento do Brasil. Assume a posição indicada por Francisco Oliveira, de que a dualidade não se constitui em anomalia do capitalismo brasileiro. É, na verdade, funcional e complementar à reprodução econômica, um modo peculiar de capitalismo tropical. Uma síntese que mistura modernidade e atraso como partes de um mesmo processo. Essa aparente contradição marca também toda a trajetória do desenvolvimento da educação pública no país. A partir da independência de Portugal, as elites dirigentes elegem a educação como instrumento a serviço da construção do projeto de Nação. Deste ponto de vista, a educação escolar é vista como o amálgama necessário à identidade de uma nação ainda sem povo. Os rumos tomados pela escola não se distanciam daqueles tomados pela nação: um projeto ainda inacabado e desde o início marcado por profundas desigualdades.
id UNEMAT-5_8dd07d87ebcf571b51e5ced19528b500
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3592
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling NAÇÃO BRASIL: UMA VIAGEM EXPLORATÓRIA SOBRE OS DILEMAS DO BRASIL E DA EDUCAÇÃOBrasilEstadoEducação.O presente artigo discute as diferentes perspectivas teóricas quanto à suposta dualidade no desenvolvimento do Brasil. Assume a posição indicada por Francisco Oliveira, de que a dualidade não se constitui em anomalia do capitalismo brasileiro. É, na verdade, funcional e complementar à reprodução econômica, um modo peculiar de capitalismo tropical. Uma síntese que mistura modernidade e atraso como partes de um mesmo processo. Essa aparente contradição marca também toda a trajetória do desenvolvimento da educação pública no país. A partir da independência de Portugal, as elites dirigentes elegem a educação como instrumento a serviço da construção do projeto de Nação. Deste ponto de vista, a educação escolar é vista como o amálgama necessário à identidade de uma nação ainda sem povo. Os rumos tomados pela escola não se distanciam daqueles tomados pela nação: um projeto ainda inacabado e desde o início marcado por profundas desigualdades.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3592Revista da Faculdade de Educação; v. 9 n. 1 (2008): (JAN/JUN); 35-542178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3592/2880Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Edna Luzia Almeida2021-07-05T10:46:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3592Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:46:36Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv NAÇÃO BRASIL: UMA VIAGEM EXPLORATÓRIA SOBRE OS DILEMAS DO BRASIL E DA EDUCAÇÃO
title NAÇÃO BRASIL: UMA VIAGEM EXPLORATÓRIA SOBRE OS DILEMAS DO BRASIL E DA EDUCAÇÃO
spellingShingle NAÇÃO BRASIL: UMA VIAGEM EXPLORATÓRIA SOBRE OS DILEMAS DO BRASIL E DA EDUCAÇÃO
Sampaio, Edna Luzia Almeida
Brasil
Estado
Educação.
title_short NAÇÃO BRASIL: UMA VIAGEM EXPLORATÓRIA SOBRE OS DILEMAS DO BRASIL E DA EDUCAÇÃO
title_full NAÇÃO BRASIL: UMA VIAGEM EXPLORATÓRIA SOBRE OS DILEMAS DO BRASIL E DA EDUCAÇÃO
title_fullStr NAÇÃO BRASIL: UMA VIAGEM EXPLORATÓRIA SOBRE OS DILEMAS DO BRASIL E DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed NAÇÃO BRASIL: UMA VIAGEM EXPLORATÓRIA SOBRE OS DILEMAS DO BRASIL E DA EDUCAÇÃO
title_sort NAÇÃO BRASIL: UMA VIAGEM EXPLORATÓRIA SOBRE OS DILEMAS DO BRASIL E DA EDUCAÇÃO
author Sampaio, Edna Luzia Almeida
author_facet Sampaio, Edna Luzia Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Edna Luzia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Estado
Educação.
topic Brasil
Estado
Educação.
description O presente artigo discute as diferentes perspectivas teóricas quanto à suposta dualidade no desenvolvimento do Brasil. Assume a posição indicada por Francisco Oliveira, de que a dualidade não se constitui em anomalia do capitalismo brasileiro. É, na verdade, funcional e complementar à reprodução econômica, um modo peculiar de capitalismo tropical. Uma síntese que mistura modernidade e atraso como partes de um mesmo processo. Essa aparente contradição marca também toda a trajetória do desenvolvimento da educação pública no país. A partir da independência de Portugal, as elites dirigentes elegem a educação como instrumento a serviço da construção do projeto de Nação. Deste ponto de vista, a educação escolar é vista como o amálgama necessário à identidade de uma nação ainda sem povo. Os rumos tomados pela escola não se distanciam daqueles tomados pela nação: um projeto ainda inacabado e desde o início marcado por profundas desigualdades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3592
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3592/2880
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 9 n. 1 (2008): (JAN/JUN); 35-54
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459461554176