ÊXITO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meurer, César Fernando
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fossatti, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3646
Resumo: No presente trabalho investiga-se o êxito escolar de estudantes de 3º ano do ensino médio de uma escola particular no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Caracteriza-se por um estudo de caso, pautado numa metodologia em que se utilizou questionário, entrevista semi-estruturada e análise documental. A análise dos dados segue a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados encontrados para o êxito escolar centram-se em quatro categorias, a saber: (a) o querer pessoal dos estudantes; (b) a cultura institucional com profissionalismo docente; (c) a cultura familiar e local e (d) a dinâmica interna do grupo de estudantes.
id UNEMAT-5_918a1db433fafb351951b3d77f0900c7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3646
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling ÊXITO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASOêxito escolarensino médioestudo de caso.No presente trabalho investiga-se o êxito escolar de estudantes de 3º ano do ensino médio de uma escola particular no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Caracteriza-se por um estudo de caso, pautado numa metodologia em que se utilizou questionário, entrevista semi-estruturada e análise documental. A análise dos dados segue a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados encontrados para o êxito escolar centram-se em quatro categorias, a saber: (a) o querer pessoal dos estudantes; (b) a cultura institucional com profissionalismo docente; (c) a cultura familiar e local e (d) a dinâmica interna do grupo de estudantes.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3646Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 133-1512178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3646/2926Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeurer, César FernandoFossatti, Paulo2021-07-05T10:44:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3646Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:44:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv ÊXITO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
title ÊXITO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle ÊXITO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
Meurer, César Fernando
êxito escolar
ensino médio
estudo de caso.
title_short ÊXITO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
title_full ÊXITO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr ÊXITO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed ÊXITO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
title_sort ÊXITO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
author Meurer, César Fernando
author_facet Meurer, César Fernando
Fossatti, Paulo
author_role author
author2 Fossatti, Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meurer, César Fernando
Fossatti, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv êxito escolar
ensino médio
estudo de caso.
topic êxito escolar
ensino médio
estudo de caso.
description No presente trabalho investiga-se o êxito escolar de estudantes de 3º ano do ensino médio de uma escola particular no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Caracteriza-se por um estudo de caso, pautado numa metodologia em que se utilizou questionário, entrevista semi-estruturada e análise documental. A análise dos dados segue a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados encontrados para o êxito escolar centram-se em quatro categorias, a saber: (a) o querer pessoal dos estudantes; (b) a cultura institucional com profissionalismo docente; (c) a cultura familiar e local e (d) a dinâmica interna do grupo de estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3646
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3646/2926
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 133-151
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459787661312