O ATENEU : A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negrão, Sonia Maria Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3552
Resumo: O presente estudo faz a análise da organização pedagógica que se encontra representada no romance O Ateneu de Raul Pompéia, tencionamos perceber as contradições e as determinações sociais aludidas pelo romancista, a fim de provocar reflexões sobre uma prática pedagógica alternativa para o ensino superior a partir de dois pontos: a) salientar os pressupostos que embasam a proposta pedagógica; b) relacionar a metodologia do professor à posição assumida diante de sua compreensão e explicação do contexto social. N esse texto analisamos o contexto sócio-histórico-cultural por meio de uma experiência apresentada pelo texto literário e os elementos pedagógicos das práticas ali representadas, tais como: a organização do trabalho, a concepção de ensino, de aprendizagem, de currículo e de conhecimento escolar, de relação pedagógica, de metodologia, avaliação e de profissão docente. N o O Ateneu, a instituição escolar incorporou a divisão social do trabalho, a fragmentação, o controle burocrático da sociedade capitalista. N o entanto, acreditamos que a organização do trabalho pedagógico pode propiciar o rompimento com essa realidade, quando assentada em princípios socializantes e democráticos. N esse sentido, a opção do professor deve ser quanto ao tipo de organização de sociedade que ele pretende participar da construção e, como decorrência necessária, ajudar na elaboração de um projeto pedagógico que vá contribuir na construção do tipo de sociedade pretendida. C om esse entendimento, a metodologia pode possibilitar a construção de novas formas do trabalho pedagógico em suas conexões com a organização social. N o processo ensinoaprendizagem professores e alunos devem ser agentes críticos que interajam de forma a favorecer a produção do conhecimento alicerçada no diálogo propiciando a autonomia, independência e criatividade.
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