PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Armando Terribili
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Quaglio, Paschoal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3593
Resumo: O conceito de Professor Reflexivo, baseado nas concepções filosóficas e pedagógicas dos professores norte-americanos Dewey e Schön, foi amplamente divulgado em nível mundial nas duas últimas décadas. No Brasil, as críticas às políticas educacionais vigentes no país, sobretudo quanto à inadequação da formação de professores e às suas precárias condições de trabalho, transformaram esse conceito, segundo alguns pesquisadores, em mero slogan e termo de moda. Entretanto, a adoção de um conjunto de possíveis ações, ainda que, em um primeiro momento, de modo individual ou em pequenos grupos e de forma pouco organizada, porém, associadas com outras iniciativas correlatas, possibilitarão o início de um processo de disseminação desses conceitos de forma mais ampla e coletiva, que apoiarão a realização dos ideais da educação.
id UNEMAT-5_b7b1e1fea45cf7d9057d5d0823758826
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3593
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REALpensamento reflexivoprofessor reflexivoescola reflexiva.O conceito de Professor Reflexivo, baseado nas concepções filosóficas e pedagógicas dos professores norte-americanos Dewey e Schön, foi amplamente divulgado em nível mundial nas duas últimas décadas. No Brasil, as críticas às políticas educacionais vigentes no país, sobretudo quanto à inadequação da formação de professores e às suas precárias condições de trabalho, transformaram esse conceito, segundo alguns pesquisadores, em mero slogan e termo de moda. Entretanto, a adoção de um conjunto de possíveis ações, ainda que, em um primeiro momento, de modo individual ou em pequenos grupos e de forma pouco organizada, porém, associadas com outras iniciativas correlatas, possibilitarão o início de um processo de disseminação desses conceitos de forma mais ampla e coletiva, que apoiarão a realização dos ideais da educação.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3593Revista da Faculdade de Educação; v. 9 n. 1 (2008): (JAN/JUN); 55-722178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3593/2881Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Armando TerribiliQuaglio, Paschoal2021-07-05T10:46:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3593Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:46:36Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL
title PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL
spellingShingle PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL
Filho, Armando Terribili
pensamento reflexivo
professor reflexivo
escola reflexiva.
title_short PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL
title_full PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL
title_fullStr PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL
title_full_unstemmed PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL
title_sort PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL
author Filho, Armando Terribili
author_facet Filho, Armando Terribili
Quaglio, Paschoal
author_role author
author2 Quaglio, Paschoal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Armando Terribili
Quaglio, Paschoal
dc.subject.por.fl_str_mv pensamento reflexivo
professor reflexivo
escola reflexiva.
topic pensamento reflexivo
professor reflexivo
escola reflexiva.
description O conceito de Professor Reflexivo, baseado nas concepções filosóficas e pedagógicas dos professores norte-americanos Dewey e Schön, foi amplamente divulgado em nível mundial nas duas últimas décadas. No Brasil, as críticas às políticas educacionais vigentes no país, sobretudo quanto à inadequação da formação de professores e às suas precárias condições de trabalho, transformaram esse conceito, segundo alguns pesquisadores, em mero slogan e termo de moda. Entretanto, a adoção de um conjunto de possíveis ações, ainda que, em um primeiro momento, de modo individual ou em pequenos grupos e de forma pouco organizada, porém, associadas com outras iniciativas correlatas, possibilitarão o início de um processo de disseminação desses conceitos de forma mais ampla e coletiva, que apoiarão a realização dos ideais da educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3593
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3593/2881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 9 n. 1 (2008): (JAN/JUN); 55-72
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459463651328