PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3593 |
Resumo: | O conceito de Professor Reflexivo, baseado nas concepções filosóficas e pedagógicas dos professores norte-americanos Dewey e Schön, foi amplamente divulgado em nível mundial nas duas últimas décadas. No Brasil, as críticas às políticas educacionais vigentes no país, sobretudo quanto à inadequação da formação de professores e às suas precárias condições de trabalho, transformaram esse conceito, segundo alguns pesquisadores, em mero slogan e termo de moda. Entretanto, a adoção de um conjunto de possíveis ações, ainda que, em um primeiro momento, de modo individual ou em pequenos grupos e de forma pouco organizada, porém, associadas com outras iniciativas correlatas, possibilitarão o início de um processo de disseminação desses conceitos de forma mais ampla e coletiva, que apoiarão a realização dos ideais da educação. |
id |
UNEMAT-5_b7b1e1fea45cf7d9057d5d0823758826 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3593 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REALpensamento reflexivoprofessor reflexivoescola reflexiva.O conceito de Professor Reflexivo, baseado nas concepções filosóficas e pedagógicas dos professores norte-americanos Dewey e Schön, foi amplamente divulgado em nível mundial nas duas últimas décadas. No Brasil, as críticas às políticas educacionais vigentes no país, sobretudo quanto à inadequação da formação de professores e às suas precárias condições de trabalho, transformaram esse conceito, segundo alguns pesquisadores, em mero slogan e termo de moda. Entretanto, a adoção de um conjunto de possíveis ações, ainda que, em um primeiro momento, de modo individual ou em pequenos grupos e de forma pouco organizada, porém, associadas com outras iniciativas correlatas, possibilitarão o início de um processo de disseminação desses conceitos de forma mais ampla e coletiva, que apoiarão a realização dos ideais da educação.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3593Revista da Faculdade de Educação; v. 9 n. 1 (2008): (JAN/JUN); 55-722178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3593/2881Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Armando TerribiliQuaglio, Paschoal2021-07-05T10:46:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3593Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:46:36Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL |
title |
PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL |
spellingShingle |
PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL Filho, Armando Terribili pensamento reflexivo professor reflexivo escola reflexiva. |
title_short |
PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL |
title_full |
PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL |
title_fullStr |
PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL |
title_full_unstemmed |
PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL |
title_sort |
PROFESSOR REFLEXIVO: MAIS QUE UM SIMPLES MODISMO – UMA POSSIBILIDADE REAL |
author |
Filho, Armando Terribili |
author_facet |
Filho, Armando Terribili Quaglio, Paschoal |
author_role |
author |
author2 |
Quaglio, Paschoal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Armando Terribili Quaglio, Paschoal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pensamento reflexivo professor reflexivo escola reflexiva. |
topic |
pensamento reflexivo professor reflexivo escola reflexiva. |
description |
O conceito de Professor Reflexivo, baseado nas concepções filosóficas e pedagógicas dos professores norte-americanos Dewey e Schön, foi amplamente divulgado em nível mundial nas duas últimas décadas. No Brasil, as críticas às políticas educacionais vigentes no país, sobretudo quanto à inadequação da formação de professores e às suas precárias condições de trabalho, transformaram esse conceito, segundo alguns pesquisadores, em mero slogan e termo de moda. Entretanto, a adoção de um conjunto de possíveis ações, ainda que, em um primeiro momento, de modo individual ou em pequenos grupos e de forma pouco organizada, porém, associadas com outras iniciativas correlatas, possibilitarão o início de um processo de disseminação desses conceitos de forma mais ampla e coletiva, que apoiarão a realização dos ideais da educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3593 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3593/2881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 9 n. 1 (2008): (JAN/JUN); 55-72 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459463651328 |