CURRÍCULO E O FRACASSO ESCOLAR: UMA RELAÇÃO MEDIADA POR REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PELA RELAÇÃO COM O SABER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dieb, Messias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3562
Resumo: O  objetivo  deste  trabalho  é  discutir  a  relação  entre  o  currículo, como um objeto que forja identidades, e o fracasso escolar,  enfocando,  especialmente,  o  papel  das  representações  sociais  e  da  relação com o saber nessa articulação. De acordo com as discussões  aqui  empreendidas,  as  representações  que  orientam  muitas  práticas  educativas  podem  ser  reveladoras  de  um  currículo  oculto  que  está  sendo  desenvolvido  nas  instituições  escolares,  sem  que  os  professores possam se  dar conta dessa realidade. Ademais, o artigo  sugere  que  se  identificarmos  essas  representações  sociais  acerca,  principalmente, do aluno, poderemos neutralizar o currículo oculto e  desnaturalizar  o  fracasso  escolar.  Para  isso,  propõe,  tal  como  faz  Bernard  Charlot,  que  o fracasso  escolar  não  existe,  o  que  existe  é  uma realidade desigual, socialmente construída, distanciando aqueles  que encontram dos que não encontram sentido na escola, já que esta  não  tem  se  preocupado  em  proporcionar  uma  relação  com  o  saber  satisfatório à sua clientela.
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