UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3966 |
Resumo: | O presente estudo tem por finalidade identificar o entendimento que professoras têm a respeito do comportamento agressivo em sala de aula e como agem diante desse tipo de comportamento. Inicialmente são apresentados dados teóricos sobre conceituação de agressividade, como lidar com esse comportamento e como acontece a agressividade no cotidiano escolar, especificamente na Educação Infantil, para ao longo do texto discutir sobre algumas situações que ocorrem no dia a dia com as crianças e professores. Também foi realizada uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, em que as participantes eram 4 (quatro) professoras que trabalhavam em uma mesma instituição pública, sendo utilizado como instrumento entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que as professoras entrevistadas possuem entendimento a respeito do conceito agressividade, que se tem uma grande preocupação com os alunos que demostram esse tipo de comportamento e sinalizam sobre como lidar com a família para sanar esta problemática |
id |
UNEMAT-5_bfc50b073bc5d02572d35c3e7b6034a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3966 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTILagressividadeeducação infantilcriançafamíliaO presente estudo tem por finalidade identificar o entendimento que professoras têm a respeito do comportamento agressivo em sala de aula e como agem diante desse tipo de comportamento. Inicialmente são apresentados dados teóricos sobre conceituação de agressividade, como lidar com esse comportamento e como acontece a agressividade no cotidiano escolar, especificamente na Educação Infantil, para ao longo do texto discutir sobre algumas situações que ocorrem no dia a dia com as crianças e professores. Também foi realizada uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, em que as participantes eram 4 (quatro) professoras que trabalhavam em uma mesma instituição pública, sendo utilizado como instrumento entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que as professoras entrevistadas possuem entendimento a respeito do conceito agressividade, que se tem uma grande preocupação com os alunos que demostram esse tipo de comportamento e sinalizam sobre como lidar com a família para sanar esta problemáticaUNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3966Revista da Faculdade de Educação; v. 22 n. 2 (2014): (JUL/DEZ); 115-1382178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3966/3165Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Josiane PeresMartines, Sandra Godoy2019-10-11T00:18:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3966Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:18:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Gonçalves, Josiane Peres agressividade educação infantil criança família |
title_short |
UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Gonçalves, Josiane Peres |
author_facet |
Gonçalves, Josiane Peres Martines, Sandra Godoy |
author_role |
author |
author2 |
Martines, Sandra Godoy |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Josiane Peres Martines, Sandra Godoy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
agressividade educação infantil criança família |
topic |
agressividade educação infantil criança família |
description |
O presente estudo tem por finalidade identificar o entendimento que professoras têm a respeito do comportamento agressivo em sala de aula e como agem diante desse tipo de comportamento. Inicialmente são apresentados dados teóricos sobre conceituação de agressividade, como lidar com esse comportamento e como acontece a agressividade no cotidiano escolar, especificamente na Educação Infantil, para ao longo do texto discutir sobre algumas situações que ocorrem no dia a dia com as crianças e professores. Também foi realizada uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, em que as participantes eram 4 (quatro) professoras que trabalhavam em uma mesma instituição pública, sendo utilizado como instrumento entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que as professoras entrevistadas possuem entendimento a respeito do conceito agressividade, que se tem uma grande preocupação com os alunos que demostram esse tipo de comportamento e sinalizam sobre como lidar com a família para sanar esta problemática |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3966 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3966/3165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 22 n. 2 (2014): (JUL/DEZ); 115-138 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460340260864 |