UMA PROBLEMATIZAÇÃO DAS SUBJETIVAÇÕES DOCENTES A PARTIR DA ESCRITA TOMADA COMO UMA TÉCNICA DE SI
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4323 |
Resumo: | Este artigo problematizacomoaescrita realizada em memoriais vemfuncionandocomoumatécnicadesinaproduçãodemodosdesubjetivação de docentes em um cursodeLicenciaturade umInstitutoFederal no estado do Rio Grande do Sul. As análises foram realizadas a partir das teorizações foucaultianas, investigando os discursos que atravessam os memoriais e de que modos esses indivíduos são tomados como objetos de conhecimentos e, ao mesmo tempo, subjetivados a partir dessa técnica específica. Diagnosticou-se uma escrita operada como exame e confissão por meio de discursos da vocação, conscientização, inclusão, qualidade e mercado de trabalho, produzindo nesses alunos em processo de formação docente uma relação consigo mesmos em que se assume o lugar messiânico de conscientização e salvação social das novas gerações. Não se tratou de denunciar tais práticas como equivocadas, mas de pensar a criação de brechas, tomando a docência para além dos discursos de salvação. |
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