O ATO DA ESCRITA E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE – DISCURSOS DA MÍDIA IMPRESSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Rejane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3961
Resumo: O estudo apresentado é resultado da pesquisa “Discursos da mídia impressa constituindo modos de ser docente3 ”. Analisamos os discursos transmitidos pela revista Nova Escola referentes ao “Prêmio Victor Civita Professor Nota 10”, com a finalidade de demonstrar que a prática de registrar, por escrito as atividades pedagógicas, para construir um projeto vencedor, atuou como uma técnica da escrita de si, atuando na constituição de subjetividades. Para discutir como esse processo ocorreu, adotamos os conceitos de discurso e escrita de si explicitados por Michel Foucault. Nos depoimentos apresentados nas reportagens, percebemos que o registro escrito propiciou a reflexão e revisão das atividades desenvolvidas em sala de aula pelos professores entrevistados e, conforme os textos publicados na Revista, na transformação da prática e dos próprios docentes.
id UNEMAT-5_f4ff7dcfb5b712da314f98051b50ba2f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3961
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling O ATO DA ESCRITA E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE – DISCURSOS DA MÍDIA IMPRESSAsubjetivaçãodiscursosescrita de siO estudo apresentado é resultado da pesquisa “Discursos da mídia impressa constituindo modos de ser docente3 ”. Analisamos os discursos transmitidos pela revista Nova Escola referentes ao “Prêmio Victor Civita Professor Nota 10”, com a finalidade de demonstrar que a prática de registrar, por escrito as atividades pedagógicas, para construir um projeto vencedor, atuou como uma técnica da escrita de si, atuando na constituição de subjetividades. Para discutir como esse processo ocorreu, adotamos os conceitos de discurso e escrita de si explicitados por Michel Foucault. Nos depoimentos apresentados nas reportagens, percebemos que o registro escrito propiciou a reflexão e revisão das atividades desenvolvidas em sala de aula pelos professores entrevistados e, conforme os textos publicados na Revista, na transformação da prática e dos próprios docentes.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3961Revista da Faculdade de Educação; v. 22 n. 2 (2014): (JUL/DEZ); 31-522178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3961/3153Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKlein, Rejane2019-10-11T00:18:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3961Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:18:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ATO DA ESCRITA E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE – DISCURSOS DA MÍDIA IMPRESSA
title O ATO DA ESCRITA E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE – DISCURSOS DA MÍDIA IMPRESSA
spellingShingle O ATO DA ESCRITA E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE – DISCURSOS DA MÍDIA IMPRESSA
Klein, Rejane
subjetivação
discursos
escrita de si
title_short O ATO DA ESCRITA E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE – DISCURSOS DA MÍDIA IMPRESSA
title_full O ATO DA ESCRITA E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE – DISCURSOS DA MÍDIA IMPRESSA
title_fullStr O ATO DA ESCRITA E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE – DISCURSOS DA MÍDIA IMPRESSA
title_full_unstemmed O ATO DA ESCRITA E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE – DISCURSOS DA MÍDIA IMPRESSA
title_sort O ATO DA ESCRITA E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE – DISCURSOS DA MÍDIA IMPRESSA
author Klein, Rejane
author_facet Klein, Rejane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv subjetivação
discursos
escrita de si
topic subjetivação
discursos
escrita de si
description O estudo apresentado é resultado da pesquisa “Discursos da mídia impressa constituindo modos de ser docente3 ”. Analisamos os discursos transmitidos pela revista Nova Escola referentes ao “Prêmio Victor Civita Professor Nota 10”, com a finalidade de demonstrar que a prática de registrar, por escrito as atividades pedagógicas, para construir um projeto vencedor, atuou como uma técnica da escrita de si, atuando na constituição de subjetividades. Para discutir como esse processo ocorreu, adotamos os conceitos de discurso e escrita de si explicitados por Michel Foucault. Nos depoimentos apresentados nas reportagens, percebemos que o registro escrito propiciou a reflexão e revisão das atividades desenvolvidas em sala de aula pelos professores entrevistados e, conforme os textos publicados na Revista, na transformação da prática e dos próprios docentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3961
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3961/3153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 22 n. 2 (2014): (JUL/DEZ); 31-52
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460329775104