MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA ÉLIA MARIA THIESEN (1958/1984)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4019 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo desdobrar fatos em torno da trajetória de uma professora cuja docência ocorreu na zona rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1958-1984. Pretende analisar e compreender como a trajetória docente se entrelaça à prática pedagógica em classes multisseriadas, considerando para esse fim a memória como fonte documental. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semiestruturadas. Os referenciais teóricos fundamentam-se em Halbwachs, entre outros, que auxilia na construção de relações e significados acerca da memória coletiva. Esta trajetória singulariza, em certa medida, fragmentos da história da educação rural neste município. |
id |
UNEMAT-5_c94bdfd5c159c355d1c84186e5d74cf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4019 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA ÉLIA MARIA THIESEN (1958/1984)Memórias de professoreseducação ruralfazer pedagógico multisseriado.Este estudo tem por objetivo desdobrar fatos em torno da trajetória de uma professora cuja docência ocorreu na zona rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1958-1984. Pretende analisar e compreender como a trajetória docente se entrelaça à prática pedagógica em classes multisseriadas, considerando para esse fim a memória como fonte documental. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semiestruturadas. Os referenciais teóricos fundamentam-se em Halbwachs, entre outros, que auxilia na construção de relações e significados acerca da memória coletiva. Esta trajetória singulariza, em certa medida, fragmentos da história da educação rural neste município.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4019Revista da Faculdade de Educação; v. 17 n. 1 (2012): (JAN/JUN); 29-442178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4019/3222Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José Edimar de2021-07-05T10:40:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4019Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:40:24Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA ÉLIA MARIA THIESEN (1958/1984) |
title |
MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA ÉLIA MARIA THIESEN (1958/1984) |
spellingShingle |
MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA ÉLIA MARIA THIESEN (1958/1984) Souza, José Edimar de Memórias de professores educação rural fazer pedagógico multisseriado. |
title_short |
MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA ÉLIA MARIA THIESEN (1958/1984) |
title_full |
MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA ÉLIA MARIA THIESEN (1958/1984) |
title_fullStr |
MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA ÉLIA MARIA THIESEN (1958/1984) |
title_full_unstemmed |
MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA ÉLIA MARIA THIESEN (1958/1984) |
title_sort |
MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA ÉLIA MARIA THIESEN (1958/1984) |
author |
Souza, José Edimar de |
author_facet |
Souza, José Edimar de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Edimar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memórias de professores educação rural fazer pedagógico multisseriado. |
topic |
Memórias de professores educação rural fazer pedagógico multisseriado. |
description |
Este estudo tem por objetivo desdobrar fatos em torno da trajetória de uma professora cuja docência ocorreu na zona rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1958-1984. Pretende analisar e compreender como a trajetória docente se entrelaça à prática pedagógica em classes multisseriadas, considerando para esse fim a memória como fonte documental. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semiestruturadas. Os referenciais teóricos fundamentam-se em Halbwachs, entre outros, que auxilia na construção de relações e significados acerca da memória coletiva. Esta trajetória singulariza, em certa medida, fragmentos da história da educação rural neste município. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4019 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4019/3222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 17 n. 1 (2012): (JAN/JUN); 29-44 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460421001216 |