EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3865 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que investigou, de forma interpretativa, a política de formação continuada ofertada aos professores de Mato Grosso pelos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPROs), nos últimos dez anos. Este texto analisou aspectos que motivaram os docentes da rede pública de educação, a participarem dos projetos de formação continuada vinculados aos CEFAPROs dos polos de Juara, Sinop e Cáceres, bem como estes avaliaram a atuação dos Centros enquanto instâncias responsáveis pela oferta e acompanhamento da formação continuada. Concluiu-se que mais que uma instância de acompanhamento e monitoramento das políticas de formação continuada, o desafio dos Centros, ao considerar a escola lócus de formação, é respeitar à sua autonomia na elaboração e proposição de ações formativas que contemplem as necessidades e especificidades dos profissionais que nela atuam, com vistas a superar o mero assistencialismo pedagógico. |
id |
UNEMAT-5_cd05dd911edea02d06f060ef9c3578f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3865 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROSformação continuadanecessidades formativasCEFAPROs.O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que investigou, de forma interpretativa, a política de formação continuada ofertada aos professores de Mato Grosso pelos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPROs), nos últimos dez anos. Este texto analisou aspectos que motivaram os docentes da rede pública de educação, a participarem dos projetos de formação continuada vinculados aos CEFAPROs dos polos de Juara, Sinop e Cáceres, bem como estes avaliaram a atuação dos Centros enquanto instâncias responsáveis pela oferta e acompanhamento da formação continuada. Concluiu-se que mais que uma instância de acompanhamento e monitoramento das políticas de formação continuada, o desafio dos Centros, ao considerar a escola lócus de formação, é respeitar à sua autonomia na elaboração e proposição de ações formativas que contemplem as necessidades e especificidades dos profissionais que nela atuam, com vistas a superar o mero assistencialismo pedagógico.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3865Revista da Faculdade de Educação; v. 31 n. 1 (2019): (JAN/JUN); 261-2842178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3865/3068Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Ângela Rita Christofolo deSilva, Albina Pereira de PinhoTaborda, Cleuza Regina Balan2020-07-25T18:17:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3865Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-07-25T18:17:49Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROS |
title |
EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROS |
spellingShingle |
EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROS Mello, Ângela Rita Christofolo de formação continuada necessidades formativas CEFAPROs. |
title_short |
EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROS |
title_full |
EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROS |
title_fullStr |
EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROS |
title_full_unstemmed |
EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROS |
title_sort |
EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROS |
author |
Mello, Ângela Rita Christofolo de |
author_facet |
Mello, Ângela Rita Christofolo de Silva, Albina Pereira de Pinho Taborda, Cleuza Regina Balan |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Albina Pereira de Pinho Taborda, Cleuza Regina Balan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Ângela Rita Christofolo de Silva, Albina Pereira de Pinho Taborda, Cleuza Regina Balan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação continuada necessidades formativas CEFAPROs. |
topic |
formação continuada necessidades formativas CEFAPROs. |
description |
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que investigou, de forma interpretativa, a política de formação continuada ofertada aos professores de Mato Grosso pelos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPROs), nos últimos dez anos. Este texto analisou aspectos que motivaram os docentes da rede pública de educação, a participarem dos projetos de formação continuada vinculados aos CEFAPROs dos polos de Juara, Sinop e Cáceres, bem como estes avaliaram a atuação dos Centros enquanto instâncias responsáveis pela oferta e acompanhamento da formação continuada. Concluiu-se que mais que uma instância de acompanhamento e monitoramento das políticas de formação continuada, o desafio dos Centros, ao considerar a escola lócus de formação, é respeitar à sua autonomia na elaboração e proposição de ações formativas que contemplem as necessidades e especificidades dos profissionais que nela atuam, com vistas a superar o mero assistencialismo pedagógico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3865 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3865/3068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 31 n. 1 (2019): (JAN/JUN); 261-284 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459896713216 |