CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Luana dos Santos Nogueira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11708
Resumo: O objetivo deste artigo é problematizar os usos de artefatos culturais e tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola estadual localizada na cidade de Mirassol D’Oeste, no estado de Mato Grosso. Investigamos os artefatos culturais e tecnológicos presentes nos anos iniciais do ensino fundamental e como eles são utilizados, identificando práticas cotidianas de reprodução e produção de tais artefatos em sala de aula. Para potencializar as problematizações levantadas neste estudo e pensar o artefato tecnológico como potência criativa para a existência de outras possibilidades de ser e agir dentro da escola, dialogamos com Oliveira e Alves (2008), Andrade (2011) e Prensky (2001).  
id UNEMAT-5_d4ce2c9a754cd902064f123bb90c4362
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11708
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENTARTEFACTOS CULTURALES Y TECNOLÓGICOS EN LOS CAMINOS DE LAS AULASArtefatos Culturais e Tecnológicos nas Veredas das Salas de AulaCurrículoEscuelaArtefactos culturales y tecnológicoscurriculumSchoolCultural and technological artifactsCurrículoEscolaArtefatos Culturais e TecnológicosO objetivo deste artigo é problematizar os usos de artefatos culturais e tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola estadual localizada na cidade de Mirassol D’Oeste, no estado de Mato Grosso. Investigamos os artefatos culturais e tecnológicos presentes nos anos iniciais do ensino fundamental e como eles são utilizados, identificando práticas cotidianas de reprodução e produção de tais artefatos em sala de aula. Para potencializar as problematizações levantadas neste estudo e pensar o artefato tecnológico como potência criativa para a existência de outras possibilidades de ser e agir dentro da escola, dialogamos com Oliveira e Alves (2008), Andrade (2011) e Prensky (2001).  En este artículo, pretendemos problematizar los usos de artefactos culturales y tecnológicos en los primeros años de la escuela primaria, en una escuela pública del municipio de Mirassol D’Oeste, Mato Grosso. Mapeamos los artefactos culturales y tecnológicos presentes en los primeros años de la escuela primaria y mapeamos cómo ocurren sus usos, identificando prácticas de reproducción y producción en la vida cotidiana. Para potenciar las problematizaciones tejidas a lo largo de este estudio y pensar el artefacto tecnológico como poder creativo para la existencia de otras posibilidades de ser y actuar dentro de la escuela, dialogamos con Oliveira y Alves (2008), Andrade (2011) y Prensky (2001).  Neste artigo, objetivamos problematizar os usos de artefatos culturais e tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola estadual do município de Mirassol D’Oeste, Mato Grosso. Realizamos o mapeamento dos artefatos culturais e tecnológicos presentes nos anos iniciais do ensino fundamental e cartografamos como acontecem seus usos, identificando práticas de reprodução e de produção de tais artefatos naquele cotidiano. Para potencializar as problematizações tecidas ao longo deste estudo e pensar o artefato tecnológico enquanto potência criativa para a existência de outras possibilidades de ser e agir dentro da escola, dialogamos com Oliveira e Alves (2008), Andrade (2011) e Prensky (2001).UNEMAT Editora2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11708Revista da Faculdade de Educação; v. 39 n. 1 (2023): Revista da Faculdade de Educação - Fluxo contínuo; e3923082178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11708/8011Copyright (c) 2023 Luana dos Santos Nogueira Garcia, Maritza Maciel Castrillon Maldonadohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Garcia, Luana dos Santos Nogueira Maldonado, Maritza Maciel Castrillon2023-09-28T18:34:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11708Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2023-09-28T18:34:56Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT
ARTEFACTOS CULTURALES Y TECNOLÓGICOS EN LOS CAMINOS DE LAS AULAS
Artefatos Culturais e Tecnológicos nas Veredas das Salas de Aula
title CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT
spellingShingle CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT
Garcia, Luana dos Santos Nogueira
Currículo
Escuela
Artefactos culturales y tecnológicos
curriculum
School
Cultural and technological artifacts
Currículo
Escola
Artefatos Culturais e Tecnológicos
title_short CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT
title_full CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT
title_fullStr CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT
title_full_unstemmed CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT
title_sort CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT
author Garcia, Luana dos Santos Nogueira
author_facet Garcia, Luana dos Santos Nogueira
Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
author_role author
author2 Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Luana dos Santos Nogueira
Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Escuela
Artefactos culturales y tecnológicos
curriculum
School
Cultural and technological artifacts
Currículo
Escola
Artefatos Culturais e Tecnológicos
topic Currículo
Escuela
Artefactos culturales y tecnológicos
curriculum
School
Cultural and technological artifacts
Currículo
Escola
Artefatos Culturais e Tecnológicos
description O objetivo deste artigo é problematizar os usos de artefatos culturais e tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola estadual localizada na cidade de Mirassol D’Oeste, no estado de Mato Grosso. Investigamos os artefatos culturais e tecnológicos presentes nos anos iniciais do ensino fundamental e como eles são utilizados, identificando práticas cotidianas de reprodução e produção de tais artefatos em sala de aula. Para potencializar as problematizações levantadas neste estudo e pensar o artefato tecnológico como potência criativa para a existência de outras possibilidades de ser e agir dentro da escola, dialogamos com Oliveira e Alves (2008), Andrade (2011) e Prensky (2001).  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11708
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11708/8011
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Luana dos Santos Nogueira Garcia, Maritza Maciel Castrillon Maldonado
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Luana dos Santos Nogueira Garcia, Maritza Maciel Castrillon Maldonado
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 39 n. 1 (2023): Revista da Faculdade de Educação - Fluxo contínuo; e392308
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217461148712960