CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11708 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é problematizar os usos de artefatos culturais e tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola estadual localizada na cidade de Mirassol D’Oeste, no estado de Mato Grosso. Investigamos os artefatos culturais e tecnológicos presentes nos anos iniciais do ensino fundamental e como eles são utilizados, identificando práticas cotidianas de reprodução e produção de tais artefatos em sala de aula. Para potencializar as problematizações levantadas neste estudo e pensar o artefato tecnológico como potência criativa para a existência de outras possibilidades de ser e agir dentro da escola, dialogamos com Oliveira e Alves (2008), Andrade (2011) e Prensky (2001). |
id |
UNEMAT-5_d4ce2c9a754cd902064f123bb90c4362 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11708 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENTARTEFACTOS CULTURALES Y TECNOLÓGICOS EN LOS CAMINOS DE LAS AULASArtefatos Culturais e Tecnológicos nas Veredas das Salas de AulaCurrículoEscuelaArtefactos culturales y tecnológicoscurriculumSchoolCultural and technological artifactsCurrículoEscolaArtefatos Culturais e TecnológicosO objetivo deste artigo é problematizar os usos de artefatos culturais e tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola estadual localizada na cidade de Mirassol D’Oeste, no estado de Mato Grosso. Investigamos os artefatos culturais e tecnológicos presentes nos anos iniciais do ensino fundamental e como eles são utilizados, identificando práticas cotidianas de reprodução e produção de tais artefatos em sala de aula. Para potencializar as problematizações levantadas neste estudo e pensar o artefato tecnológico como potência criativa para a existência de outras possibilidades de ser e agir dentro da escola, dialogamos com Oliveira e Alves (2008), Andrade (2011) e Prensky (2001). En este artículo, pretendemos problematizar los usos de artefactos culturales y tecnológicos en los primeros años de la escuela primaria, en una escuela pública del municipio de Mirassol D’Oeste, Mato Grosso. Mapeamos los artefactos culturales y tecnológicos presentes en los primeros años de la escuela primaria y mapeamos cómo ocurren sus usos, identificando prácticas de reproducción y producción en la vida cotidiana. Para potenciar las problematizaciones tejidas a lo largo de este estudio y pensar el artefacto tecnológico como poder creativo para la existencia de otras posibilidades de ser y actuar dentro de la escuela, dialogamos con Oliveira y Alves (2008), Andrade (2011) y Prensky (2001). Neste artigo, objetivamos problematizar os usos de artefatos culturais e tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola estadual do município de Mirassol D’Oeste, Mato Grosso. Realizamos o mapeamento dos artefatos culturais e tecnológicos presentes nos anos iniciais do ensino fundamental e cartografamos como acontecem seus usos, identificando práticas de reprodução e de produção de tais artefatos naquele cotidiano. Para potencializar as problematizações tecidas ao longo deste estudo e pensar o artefato tecnológico enquanto potência criativa para a existência de outras possibilidades de ser e agir dentro da escola, dialogamos com Oliveira e Alves (2008), Andrade (2011) e Prensky (2001).UNEMAT Editora2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11708Revista da Faculdade de Educação; v. 39 n. 1 (2023): Revista da Faculdade de Educação - Fluxo contínuo; e3923082178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11708/8011Copyright (c) 2023 Luana dos Santos Nogueira Garcia, Maritza Maciel Castrillon Maldonadohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Garcia, Luana dos Santos Nogueira Maldonado, Maritza Maciel Castrillon2023-09-28T18:34:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11708Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2023-09-28T18:34:56Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT ARTEFACTOS CULTURALES Y TECNOLÓGICOS EN LOS CAMINOS DE LAS AULAS Artefatos Culturais e Tecnológicos nas Veredas das Salas de Aula |
title |
CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT |
spellingShingle |
CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT Garcia, Luana dos Santos Nogueira Currículo Escuela Artefactos culturales y tecnológicos curriculum School Cultural and technological artifacts Currículo Escola Artefatos Culturais e Tecnológicos |
title_short |
CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT |
title_full |
CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT |
title_fullStr |
CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT |
title_full_unstemmed |
CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT |
title_sort |
CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT |
author |
Garcia, Luana dos Santos Nogueira |
author_facet |
Garcia, Luana dos Santos Nogueira Maldonado, Maritza Maciel Castrillon |
author_role |
author |
author2 |
Maldonado, Maritza Maciel Castrillon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Luana dos Santos Nogueira Maldonado, Maritza Maciel Castrillon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Escuela Artefactos culturales y tecnológicos curriculum School Cultural and technological artifacts Currículo Escola Artefatos Culturais e Tecnológicos |
topic |
Currículo Escuela Artefactos culturales y tecnológicos curriculum School Cultural and technological artifacts Currículo Escola Artefatos Culturais e Tecnológicos |
description |
O objetivo deste artigo é problematizar os usos de artefatos culturais e tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola estadual localizada na cidade de Mirassol D’Oeste, no estado de Mato Grosso. Investigamos os artefatos culturais e tecnológicos presentes nos anos iniciais do ensino fundamental e como eles são utilizados, identificando práticas cotidianas de reprodução e produção de tais artefatos em sala de aula. Para potencializar as problematizações levantadas neste estudo e pensar o artefato tecnológico como potência criativa para a existência de outras possibilidades de ser e agir dentro da escola, dialogamos com Oliveira e Alves (2008), Andrade (2011) e Prensky (2001). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11708 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11708/8011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Luana dos Santos Nogueira Garcia, Maritza Maciel Castrillon Maldonado https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Luana dos Santos Nogueira Garcia, Maritza Maciel Castrillon Maldonado https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 39 n. 1 (2023): Revista da Faculdade de Educação - Fluxo contínuo; e392308 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217461148712960 |