ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA E UMA POLÍTICA DE REPARAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sônia Marise Salles
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3926
Resumo: O texto reflete sobre a possibilidade histórica de emancipação da sociedade por meio da proposta da Economia Solidária com ênfase na relação entre educação e trabalho. A educação pode engendrar a mudança social, desde que respeitada a condição humana. É preciso que haja o reconhecimento da diversidade dos grupos sociais e suas necessidades de produção e reprodução da vida de forma digna, tendo o trabalho humanizado como o mediador desse processo. Nessa argumentação as ideias foram dispostas em três momentos: o primeiro implica nos desafios da sociedade brasileira mediante o modelo de desenvolvimento dominante no país. O segundo apresenta a possibilidade histórica de uma política de reparação por meio d de outra forma de economia e um novo processo educativo, que permita o exercício da solidariedade democrática. O terceiro apresenta uma proposição elaborada pelos atores que fazem parte da construção do movimento de Economia Solidaria no Brasil.
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