HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: UM RECORTE TEMPORAL SOBRE AS CARTILHAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Graziela Franceschet
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Antunes, Helenise Sangoi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3628
Resumo: Este artigo pretende realizar um recorte temporal acerca da História da Alfabetização no Brasil, no período compreendido entre os séculos XX e XXI. Nessa direção, pesquisa-se sobre as cartilhas utilizadas por professoras alfabetizadoras da época. Acredita-se que a alfabetização deve se converter em uma experiência significativa para as crianças, em que a reflexão sobre a escrita e a leitura considere o seu valor como objeto social, permitindo-lhes a manipulação e a apropriação deste objeto, a fim de que possam transformá-lo e recriá-lo. Situar as cartilhas de alfabetização, em nível histórico e atual, é uma forma de valorizar as escolas e as alfabetizadoras, assim como suas memórias, suas histórias de vida pessoal e profissional e os processos pelos quais elas traçaram trajetórias de vida. Relembrar os métodos de alfabetização utilizados antigamente e na atualidade permite-nos concretizar os objetivos aqui elencados. Os procedimentos metodológicos possuem caráter qualitativo, a partir dos estudos realizados por Bogdan e Biklen (1994); Fazenda (1995); Gatti (2002); Goldenberg (2003). A partir do levantamento bibliográfico, percebe-se que as pesquisas acerca da História da Alfabetização, realizadas por Mortatti (2000), Frade e Maciel (2006), Peres (2007), Trindade (2004), revelam-nos que algumas cartilhas continuam a circular nesta década e que algumas outras vão surgindo para dar suporte à alfabetização de adultos no ensino noturno (EJA), bem como em escolas rurais do Rio Grande do Sul. Nesta perspectiva, surgem novas editoras, especialmente criadas para esse fim, publicando cartilhas e livros didáticos.
id UNEMAT-5_dd3b256f04e397b3ea8a4f2b15216ff6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3628
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: UM RECORTE TEMPORAL SOBRE AS CARTILHAShistória da alfabetizaçãocartilhasprocessos formativosEste artigo pretende realizar um recorte temporal acerca da História da Alfabetização no Brasil, no período compreendido entre os séculos XX e XXI. Nessa direção, pesquisa-se sobre as cartilhas utilizadas por professoras alfabetizadoras da época. Acredita-se que a alfabetização deve se converter em uma experiência significativa para as crianças, em que a reflexão sobre a escrita e a leitura considere o seu valor como objeto social, permitindo-lhes a manipulação e a apropriação deste objeto, a fim de que possam transformá-lo e recriá-lo. Situar as cartilhas de alfabetização, em nível histórico e atual, é uma forma de valorizar as escolas e as alfabetizadoras, assim como suas memórias, suas histórias de vida pessoal e profissional e os processos pelos quais elas traçaram trajetórias de vida. Relembrar os métodos de alfabetização utilizados antigamente e na atualidade permite-nos concretizar os objetivos aqui elencados. Os procedimentos metodológicos possuem caráter qualitativo, a partir dos estudos realizados por Bogdan e Biklen (1994); Fazenda (1995); Gatti (2002); Goldenberg (2003). A partir do levantamento bibliográfico, percebe-se que as pesquisas acerca da História da Alfabetização, realizadas por Mortatti (2000), Frade e Maciel (2006), Peres (2007), Trindade (2004), revelam-nos que algumas cartilhas continuam a circular nesta década e que algumas outras vão surgindo para dar suporte à alfabetização de adultos no ensino noturno (EJA), bem como em escolas rurais do Rio Grande do Sul. Nesta perspectiva, surgem novas editoras, especialmente criadas para esse fim, publicando cartilhas e livros didáticos.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3628Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 67-802178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3628/2900Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Graziela FranceschetAntunes, Helenise Sangoi2021-07-05T10:45:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3628Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:45:05Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: UM RECORTE TEMPORAL SOBRE AS CARTILHAS
title HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: UM RECORTE TEMPORAL SOBRE AS CARTILHAS
spellingShingle HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: UM RECORTE TEMPORAL SOBRE AS CARTILHAS
Farias, Graziela Franceschet
história da alfabetização
cartilhas
processos formativos
title_short HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: UM RECORTE TEMPORAL SOBRE AS CARTILHAS
title_full HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: UM RECORTE TEMPORAL SOBRE AS CARTILHAS
title_fullStr HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: UM RECORTE TEMPORAL SOBRE AS CARTILHAS
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: UM RECORTE TEMPORAL SOBRE AS CARTILHAS
title_sort HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: UM RECORTE TEMPORAL SOBRE AS CARTILHAS
author Farias, Graziela Franceschet
author_facet Farias, Graziela Franceschet
Antunes, Helenise Sangoi
author_role author
author2 Antunes, Helenise Sangoi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Graziela Franceschet
Antunes, Helenise Sangoi
dc.subject.por.fl_str_mv história da alfabetização
cartilhas
processos formativos
topic história da alfabetização
cartilhas
processos formativos
description Este artigo pretende realizar um recorte temporal acerca da História da Alfabetização no Brasil, no período compreendido entre os séculos XX e XXI. Nessa direção, pesquisa-se sobre as cartilhas utilizadas por professoras alfabetizadoras da época. Acredita-se que a alfabetização deve se converter em uma experiência significativa para as crianças, em que a reflexão sobre a escrita e a leitura considere o seu valor como objeto social, permitindo-lhes a manipulação e a apropriação deste objeto, a fim de que possam transformá-lo e recriá-lo. Situar as cartilhas de alfabetização, em nível histórico e atual, é uma forma de valorizar as escolas e as alfabetizadoras, assim como suas memórias, suas histórias de vida pessoal e profissional e os processos pelos quais elas traçaram trajetórias de vida. Relembrar os métodos de alfabetização utilizados antigamente e na atualidade permite-nos concretizar os objetivos aqui elencados. Os procedimentos metodológicos possuem caráter qualitativo, a partir dos estudos realizados por Bogdan e Biklen (1994); Fazenda (1995); Gatti (2002); Goldenberg (2003). A partir do levantamento bibliográfico, percebe-se que as pesquisas acerca da História da Alfabetização, realizadas por Mortatti (2000), Frade e Maciel (2006), Peres (2007), Trindade (2004), revelam-nos que algumas cartilhas continuam a circular nesta década e que algumas outras vão surgindo para dar suporte à alfabetização de adultos no ensino noturno (EJA), bem como em escolas rurais do Rio Grande do Sul. Nesta perspectiva, surgem novas editoras, especialmente criadas para esse fim, publicando cartilhas e livros didáticos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3628
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3628/2900
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 67-80
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459483574272