TRABALHO, HISTÓRIA E SABERES TRADICIONAIS NO TERRITÓRIO CAIPIRA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3888 |
Resumo: | O texto Trabalho, história e saberes tradicionais no território caipira: fundamentos e possibilidades na perspectiva da pedagogia histórico-crítica aborda a reorganização do trabalho educativo, a partir do projeto de ensino-pesquisa- -extensão intitulado: Cultura ambiental no território caipira: história e saberes tradicionais das mulheres do noroeste paulista. O objetivo geral do trabalho é a produção e sistematização de metodologias inovadoras de educação de jovens e adultos (EJA) na educação do campo. O projeto possui como objeto de estudo a história e os saberes tradicionais das mulheres do território caipira. O método de pesquisa utilizado é o qualitativo, apoiando-se na coleta de textos escritos dos participantes do projeto. Os resultados, apresentados neste artigo, são a elevação de escolaridade de jovens e adultos associada à qualificação social e profissional, possibilitando novas aprendizagens na região noroeste paulista. |
id |
UNEMAT-5_e9a6ddff54a1c162b43f1b6a3abb12d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3888 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRABALHO, HISTÓRIA E SABERES TRADICIONAIS NO TERRITÓRIO CAIPIRA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICAtrabalho e educaçãoterritório rural noroeste paulista (SP)educação de jovens e adultos (EJA).O texto Trabalho, história e saberes tradicionais no território caipira: fundamentos e possibilidades na perspectiva da pedagogia histórico-crítica aborda a reorganização do trabalho educativo, a partir do projeto de ensino-pesquisa- -extensão intitulado: Cultura ambiental no território caipira: história e saberes tradicionais das mulheres do noroeste paulista. O objetivo geral do trabalho é a produção e sistematização de metodologias inovadoras de educação de jovens e adultos (EJA) na educação do campo. O projeto possui como objeto de estudo a história e os saberes tradicionais das mulheres do território caipira. O método de pesquisa utilizado é o qualitativo, apoiando-se na coleta de textos escritos dos participantes do projeto. Os resultados, apresentados neste artigo, são a elevação de escolaridade de jovens e adultos associada à qualificação social e profissional, possibilitando novas aprendizagens na região noroeste paulista.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3888Revista da Faculdade de Educação; v. 29 n. 1 (2018): (JAN/JUN); 63-802178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3888/3082Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVillela, Fábio Fernandes2020-07-25T14:02:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3888Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-07-25T14:02:01Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRABALHO, HISTÓRIA E SABERES TRADICIONAIS NO TERRITÓRIO CAIPIRA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title |
TRABALHO, HISTÓRIA E SABERES TRADICIONAIS NO TERRITÓRIO CAIPIRA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
spellingShingle |
TRABALHO, HISTÓRIA E SABERES TRADICIONAIS NO TERRITÓRIO CAIPIRA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Villela, Fábio Fernandes trabalho e educação território rural noroeste paulista (SP) educação de jovens e adultos (EJA). |
title_short |
TRABALHO, HISTÓRIA E SABERES TRADICIONAIS NO TERRITÓRIO CAIPIRA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full |
TRABALHO, HISTÓRIA E SABERES TRADICIONAIS NO TERRITÓRIO CAIPIRA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_fullStr |
TRABALHO, HISTÓRIA E SABERES TRADICIONAIS NO TERRITÓRIO CAIPIRA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full_unstemmed |
TRABALHO, HISTÓRIA E SABERES TRADICIONAIS NO TERRITÓRIO CAIPIRA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_sort |
TRABALHO, HISTÓRIA E SABERES TRADICIONAIS NO TERRITÓRIO CAIPIRA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
author |
Villela, Fábio Fernandes |
author_facet |
Villela, Fábio Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villela, Fábio Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
trabalho e educação território rural noroeste paulista (SP) educação de jovens e adultos (EJA). |
topic |
trabalho e educação território rural noroeste paulista (SP) educação de jovens e adultos (EJA). |
description |
O texto Trabalho, história e saberes tradicionais no território caipira: fundamentos e possibilidades na perspectiva da pedagogia histórico-crítica aborda a reorganização do trabalho educativo, a partir do projeto de ensino-pesquisa- -extensão intitulado: Cultura ambiental no território caipira: história e saberes tradicionais das mulheres do noroeste paulista. O objetivo geral do trabalho é a produção e sistematização de metodologias inovadoras de educação de jovens e adultos (EJA) na educação do campo. O projeto possui como objeto de estudo a história e os saberes tradicionais das mulheres do território caipira. O método de pesquisa utilizado é o qualitativo, apoiando-se na coleta de textos escritos dos participantes do projeto. Os resultados, apresentados neste artigo, são a elevação de escolaridade de jovens e adultos associada à qualificação social e profissional, possibilitando novas aprendizagens na região noroeste paulista. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3888 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3888/3082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 29 n. 1 (2018): (JAN/JUN); 63-80 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459914539008 |