EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3630 |
Resumo: | Ir ao encontro das necessidades dos estudantes tornou-se uma tarefa complexa nos nossos dias. O estudante actual deseja conveniência, um currículo estandardizado e valor de retorno do seu grau académico. São “clientes” pelos quais as instituições de ensino superior (IES) têm que competir. Na Europa grandes mudanças estão em curso. O European Welfare State não pode dar educação gratuita a todos. A massificação e a marketização do ensino superior criaram um novo ambiente de competitividade. As instituições de ensino superior necessitam ir ao encontro das expectativas da sua “clientela”. Estes e outros desafios não têm recebido a atenção sistemática que lhes foi dispensada, por exemplo, nos EUA. O estudo descrito neste artigo decorreu em todo o Portugal continental, Madeira e Açores e envolveu todas as universidades e politécnicos públicos e considerável número de universidades privadas e outros estabelecimentos de ensino superior privado. O estudo incidiu sobre as expectativas e satisfação dos estudantes com a sua experiência no ensino superior e constitui uma primeira tentativa de introduzir a ferramenta de gestão das matrículas (GEM) em Portugal. |
id |
UNEMAT-5_ff1fa0f85efd079d69dd93403c39aa73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3630 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGALsatisfação dos estudantesensino superiorgestão estratégica das matrículas.Ir ao encontro das necessidades dos estudantes tornou-se uma tarefa complexa nos nossos dias. O estudante actual deseja conveniência, um currículo estandardizado e valor de retorno do seu grau académico. São “clientes” pelos quais as instituições de ensino superior (IES) têm que competir. Na Europa grandes mudanças estão em curso. O European Welfare State não pode dar educação gratuita a todos. A massificação e a marketização do ensino superior criaram um novo ambiente de competitividade. As instituições de ensino superior necessitam ir ao encontro das expectativas da sua “clientela”. Estes e outros desafios não têm recebido a atenção sistemática que lhes foi dispensada, por exemplo, nos EUA. O estudo descrito neste artigo decorreu em todo o Portugal continental, Madeira e Açores e envolveu todas as universidades e politécnicos públicos e considerável número de universidades privadas e outros estabelecimentos de ensino superior privado. O estudo incidiu sobre as expectativas e satisfação dos estudantes com a sua experiência no ensino superior e constitui uma primeira tentativa de introduzir a ferramenta de gestão das matrículas (GEM) em Portugal.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3630Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 97-1142178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3630/2902Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Maria de LourdesSá, Maria José2021-07-05T10:45:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3630Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:45:05Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL |
title |
EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL |
spellingShingle |
EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL Machado, Maria de Lourdes satisfação dos estudantes ensino superior gestão estratégica das matrículas. |
title_short |
EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL |
title_full |
EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL |
title_fullStr |
EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL |
title_full_unstemmed |
EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL |
title_sort |
EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL |
author |
Machado, Maria de Lourdes |
author_facet |
Machado, Maria de Lourdes Sá, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Maria José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Maria de Lourdes Sá, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
satisfação dos estudantes ensino superior gestão estratégica das matrículas. |
topic |
satisfação dos estudantes ensino superior gestão estratégica das matrículas. |
description |
Ir ao encontro das necessidades dos estudantes tornou-se uma tarefa complexa nos nossos dias. O estudante actual deseja conveniência, um currículo estandardizado e valor de retorno do seu grau académico. São “clientes” pelos quais as instituições de ensino superior (IES) têm que competir. Na Europa grandes mudanças estão em curso. O European Welfare State não pode dar educação gratuita a todos. A massificação e a marketização do ensino superior criaram um novo ambiente de competitividade. As instituições de ensino superior necessitam ir ao encontro das expectativas da sua “clientela”. Estes e outros desafios não têm recebido a atenção sistemática que lhes foi dispensada, por exemplo, nos EUA. O estudo descrito neste artigo decorreu em todo o Portugal continental, Madeira e Açores e envolveu todas as universidades e politécnicos públicos e considerável número de universidades privadas e outros estabelecimentos de ensino superior privado. O estudo incidiu sobre as expectativas e satisfação dos estudantes com a sua experiência no ensino superior e constitui uma primeira tentativa de introduzir a ferramenta de gestão das matrículas (GEM) em Portugal. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3630 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3630/2902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 97-114 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459486720000 |