EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sá, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3630
Resumo: Ir ao encontro das necessidades dos estudantes tornou-se uma tarefa complexa nos nossos dias. O estudante actual deseja conveniência, um currículo estandardizado e valor de retorno do seu grau académico. São “clientes” pelos quais as instituições de ensino superior (IES) têm que competir. Na Europa grandes mudanças estão em curso. O European Welfare State não pode dar educação gratuita a todos. A massificação e a marketização do ensino superior criaram um novo ambiente de competitividade. As instituições de ensino superior necessitam ir ao encontro das expectativas da sua “clientela”. Estes e outros desafios não têm recebido a atenção sistemática que lhes foi dispensada, por exemplo, nos EUA. O estudo descrito neste artigo decorreu em todo o Portugal continental, Madeira e Açores e envolveu todas as universidades e politécnicos públicos e considerável número de universidades privadas e outros estabelecimentos de ensino superior privado. O estudo incidiu sobre as expectativas e satisfação dos estudantes com a sua experiência no ensino superior e constitui uma primeira tentativa de introduzir a ferramenta de gestão das matrículas (GEM) em Portugal.
id UNEMAT-5_ff1fa0f85efd079d69dd93403c39aa73
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3630
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGALsatisfação dos estudantesensino superiorgestão estratégica das matrículas.Ir ao encontro das necessidades dos estudantes tornou-se uma tarefa complexa nos nossos dias. O estudante actual deseja conveniência, um currículo estandardizado e valor de retorno do seu grau académico. São “clientes” pelos quais as instituições de ensino superior (IES) têm que competir. Na Europa grandes mudanças estão em curso. O European Welfare State não pode dar educação gratuita a todos. A massificação e a marketização do ensino superior criaram um novo ambiente de competitividade. As instituições de ensino superior necessitam ir ao encontro das expectativas da sua “clientela”. Estes e outros desafios não têm recebido a atenção sistemática que lhes foi dispensada, por exemplo, nos EUA. O estudo descrito neste artigo decorreu em todo o Portugal continental, Madeira e Açores e envolveu todas as universidades e politécnicos públicos e considerável número de universidades privadas e outros estabelecimentos de ensino superior privado. O estudo incidiu sobre as expectativas e satisfação dos estudantes com a sua experiência no ensino superior e constitui uma primeira tentativa de introduzir a ferramenta de gestão das matrículas (GEM) em Portugal.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3630Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 97-1142178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3630/2902Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Maria de LourdesSá, Maria José2021-07-05T10:45:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3630Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:45:05Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL
title EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL
spellingShingle EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL
Machado, Maria de Lourdes
satisfação dos estudantes
ensino superior
gestão estratégica das matrículas.
title_short EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL
title_full EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL
title_fullStr EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL
title_full_unstemmed EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL
title_sort EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: INQUÉRITO À SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM PORTUGAL
author Machado, Maria de Lourdes
author_facet Machado, Maria de Lourdes
Sá, Maria José
author_role author
author2 Sá, Maria José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Maria de Lourdes
Sá, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv satisfação dos estudantes
ensino superior
gestão estratégica das matrículas.
topic satisfação dos estudantes
ensino superior
gestão estratégica das matrículas.
description Ir ao encontro das necessidades dos estudantes tornou-se uma tarefa complexa nos nossos dias. O estudante actual deseja conveniência, um currículo estandardizado e valor de retorno do seu grau académico. São “clientes” pelos quais as instituições de ensino superior (IES) têm que competir. Na Europa grandes mudanças estão em curso. O European Welfare State não pode dar educação gratuita a todos. A massificação e a marketização do ensino superior criaram um novo ambiente de competitividade. As instituições de ensino superior necessitam ir ao encontro das expectativas da sua “clientela”. Estes e outros desafios não têm recebido a atenção sistemática que lhes foi dispensada, por exemplo, nos EUA. O estudo descrito neste artigo decorreu em todo o Portugal continental, Madeira e Açores e envolveu todas as universidades e politécnicos públicos e considerável número de universidades privadas e outros estabelecimentos de ensino superior privado. O estudo incidiu sobre as expectativas e satisfação dos estudantes com a sua experiência no ensino superior e constitui uma primeira tentativa de introduzir a ferramenta de gestão das matrículas (GEM) em Portugal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3630
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3630/2902
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 97-114
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459486720000