A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Adriana Benevides
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues,Isabela da Silva, Santos,Giselle Glória Balbino dos, Lima,Claudio de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100116
Resumo: Resumo Este estudo exploratório qualitativo objetivou identificar as características que compõem a satisfação dos estudantes universitários com o curso superior. A amostra foi composta por 78 alunos de diferentes cursos de instituições públicas e privadas situadas no estado do Rio de Janeiro. Na coleta de dados, foi utilizado um questionário específico construído especialmente para este estudo, baseado na literatura pertinente. Para explorar os dados, foi realizada a análise do corpus textual por meio do software Iramuteq (versão 0.7 alpha 2). Os resultados evidenciaram características de satisfação e insatisfação dos alunos. A satisfação foi especialmente proporcionada pela figura do docente, indicando o papel dele como facilitador no desenvolvimento do conhecimento e das habilidades profissionais dos estudantes. A insatisfação se relacionou principalmente ao não oferecimento de diversos elementos pelo curso, dentre os quais destacam-se o papel do docente, a oportunidade de vivenciar aspectos práticos da profissão, a estrutura da Instituição e a qualidade da informação fornecida. Os achados oferecem subsídios para que as universidades possam melhorar suas práticas, elevando a qualidade dos cursos.
id CFP-1_bbf15234cf3540d9fa79e7bd80fc8293
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000100116
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino SuperiorSatisfaçãoEnsino superiorEstudantes universitáriosResumo Este estudo exploratório qualitativo objetivou identificar as características que compõem a satisfação dos estudantes universitários com o curso superior. A amostra foi composta por 78 alunos de diferentes cursos de instituições públicas e privadas situadas no estado do Rio de Janeiro. Na coleta de dados, foi utilizado um questionário específico construído especialmente para este estudo, baseado na literatura pertinente. Para explorar os dados, foi realizada a análise do corpus textual por meio do software Iramuteq (versão 0.7 alpha 2). Os resultados evidenciaram características de satisfação e insatisfação dos alunos. A satisfação foi especialmente proporcionada pela figura do docente, indicando o papel dele como facilitador no desenvolvimento do conhecimento e das habilidades profissionais dos estudantes. A insatisfação se relacionou principalmente ao não oferecimento de diversos elementos pelo curso, dentre os quais destacam-se o papel do docente, a oportunidade de vivenciar aspectos práticos da profissão, a estrutura da Instituição e a qualidade da informação fornecida. Os achados oferecem subsídios para que as universidades possam melhorar suas práticas, elevando a qualidade dos cursos.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100116Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003220715info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Adriana BenevidesRodrigues,Isabela da SilvaSantos,Giselle Glória Balbino dosLima,Claudio de Almeidapor2021-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000100116Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-09-22T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior
title A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior
spellingShingle A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior
Soares,Adriana Benevides
Satisfação
Ensino superior
Estudantes universitários
title_short A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior
title_full A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior
title_fullStr A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior
title_full_unstemmed A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior
title_sort A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior
author Soares,Adriana Benevides
author_facet Soares,Adriana Benevides
Rodrigues,Isabela da Silva
Santos,Giselle Glória Balbino dos
Lima,Claudio de Almeida
author_role author
author2 Rodrigues,Isabela da Silva
Santos,Giselle Glória Balbino dos
Lima,Claudio de Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Adriana Benevides
Rodrigues,Isabela da Silva
Santos,Giselle Glória Balbino dos
Lima,Claudio de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Ensino superior
Estudantes universitários
topic Satisfação
Ensino superior
Estudantes universitários
description Resumo Este estudo exploratório qualitativo objetivou identificar as características que compõem a satisfação dos estudantes universitários com o curso superior. A amostra foi composta por 78 alunos de diferentes cursos de instituições públicas e privadas situadas no estado do Rio de Janeiro. Na coleta de dados, foi utilizado um questionário específico construído especialmente para este estudo, baseado na literatura pertinente. Para explorar os dados, foi realizada a análise do corpus textual por meio do software Iramuteq (versão 0.7 alpha 2). Os resultados evidenciaram características de satisfação e insatisfação dos alunos. A satisfação foi especialmente proporcionada pela figura do docente, indicando o papel dele como facilitador no desenvolvimento do conhecimento e das habilidades profissionais dos estudantes. A insatisfação se relacionou principalmente ao não oferecimento de diversos elementos pelo curso, dentre os quais destacam-se o papel do docente, a oportunidade de vivenciar aspectos práticos da profissão, a estrutura da Instituição e a qualidade da informação fornecida. Os achados oferecem subsídios para que as universidades possam melhorar suas práticas, elevando a qualidade dos cursos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100116
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003220715
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432259555328