A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100116 |
Resumo: | Resumo Este estudo exploratório qualitativo objetivou identificar as características que compõem a satisfação dos estudantes universitários com o curso superior. A amostra foi composta por 78 alunos de diferentes cursos de instituições públicas e privadas situadas no estado do Rio de Janeiro. Na coleta de dados, foi utilizado um questionário específico construído especialmente para este estudo, baseado na literatura pertinente. Para explorar os dados, foi realizada a análise do corpus textual por meio do software Iramuteq (versão 0.7 alpha 2). Os resultados evidenciaram características de satisfação e insatisfação dos alunos. A satisfação foi especialmente proporcionada pela figura do docente, indicando o papel dele como facilitador no desenvolvimento do conhecimento e das habilidades profissionais dos estudantes. A insatisfação se relacionou principalmente ao não oferecimento de diversos elementos pelo curso, dentre os quais destacam-se o papel do docente, a oportunidade de vivenciar aspectos práticos da profissão, a estrutura da Instituição e a qualidade da informação fornecida. Os achados oferecem subsídios para que as universidades possam melhorar suas práticas, elevando a qualidade dos cursos. |
id |
CFP-1_bbf15234cf3540d9fa79e7bd80fc8293 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932021000100116 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino SuperiorSatisfaçãoEnsino superiorEstudantes universitáriosResumo Este estudo exploratório qualitativo objetivou identificar as características que compõem a satisfação dos estudantes universitários com o curso superior. A amostra foi composta por 78 alunos de diferentes cursos de instituições públicas e privadas situadas no estado do Rio de Janeiro. Na coleta de dados, foi utilizado um questionário específico construído especialmente para este estudo, baseado na literatura pertinente. Para explorar os dados, foi realizada a análise do corpus textual por meio do software Iramuteq (versão 0.7 alpha 2). Os resultados evidenciaram características de satisfação e insatisfação dos alunos. A satisfação foi especialmente proporcionada pela figura do docente, indicando o papel dele como facilitador no desenvolvimento do conhecimento e das habilidades profissionais dos estudantes. A insatisfação se relacionou principalmente ao não oferecimento de diversos elementos pelo curso, dentre os quais destacam-se o papel do docente, a oportunidade de vivenciar aspectos práticos da profissão, a estrutura da Instituição e a qualidade da informação fornecida. Os achados oferecem subsídios para que as universidades possam melhorar suas práticas, elevando a qualidade dos cursos.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100116Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003220715info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Adriana BenevidesRodrigues,Isabela da SilvaSantos,Giselle Glória Balbino dosLima,Claudio de Almeidapor2021-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000100116Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-09-22T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior |
title |
A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior |
spellingShingle |
A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior Soares,Adriana Benevides Satisfação Ensino superior Estudantes universitários |
title_short |
A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior |
title_full |
A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior |
title_fullStr |
A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior |
title_sort |
A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior |
author |
Soares,Adriana Benevides |
author_facet |
Soares,Adriana Benevides Rodrigues,Isabela da Silva Santos,Giselle Glória Balbino dos Lima,Claudio de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Isabela da Silva Santos,Giselle Glória Balbino dos Lima,Claudio de Almeida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares,Adriana Benevides Rodrigues,Isabela da Silva Santos,Giselle Glória Balbino dos Lima,Claudio de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação Ensino superior Estudantes universitários |
topic |
Satisfação Ensino superior Estudantes universitários |
description |
Resumo Este estudo exploratório qualitativo objetivou identificar as características que compõem a satisfação dos estudantes universitários com o curso superior. A amostra foi composta por 78 alunos de diferentes cursos de instituições públicas e privadas situadas no estado do Rio de Janeiro. Na coleta de dados, foi utilizado um questionário específico construído especialmente para este estudo, baseado na literatura pertinente. Para explorar os dados, foi realizada a análise do corpus textual por meio do software Iramuteq (versão 0.7 alpha 2). Os resultados evidenciaram características de satisfação e insatisfação dos alunos. A satisfação foi especialmente proporcionada pela figura do docente, indicando o papel dele como facilitador no desenvolvimento do conhecimento e das habilidades profissionais dos estudantes. A insatisfação se relacionou principalmente ao não oferecimento de diversos elementos pelo curso, dentre os quais destacam-se o papel do docente, a oportunidade de vivenciar aspectos práticos da profissão, a estrutura da Instituição e a qualidade da informação fornecida. Os achados oferecem subsídios para que as universidades possam melhorar suas práticas, elevando a qualidade dos cursos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100116 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703003220715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122432259555328 |