Experiments for an innovative approach to physics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albanese, A.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cicognetti, C., Neves2, M. C. Danhoni, Vicentini, M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/541
Resumo: O estudo de caso refere-se à apresentação para graduados em física e matemáticade uma “metodologia” inovadora para a Física. A metodologia tem o intuito de unificardiferentes capítulos da Física ao nível fenomenológico e ao nível explicativo. É inevitáveldiscutir epistemologicamente a relação fenômeno/experimento/teoria, e, também, é importantepropor uma metodologia didática baseada na interatividade de forma a estimular osestudantes-professores para problemas específicos, para suas dúvidas e enganos. A metodologiafoi estudada como uma atividade em cursos para professores (atualização). Foi experimentadocom grupos de graduados em Física e Matemática em três anos sucessivos. Ameta é melhorar a ciência que é ensinada, através de uma metarreflexão do conteúdo deciência e das práticas de laboratórios tidas no decorrer do curso universitário. São discutidasa conveniência didática de experiências e a análise de eletrodomésticos tecnológicos.A metodologia pedagógica é guiada por alguns temas principais que são discutidos de umamaneira espiralada (atividade construtiva e mudança conceitual, o papel dos experimentosna ciência e na educação da ciência, o uso da energia como conceito explicativo, a funçãode resposta, o uso da transformada de Fourier).
id UNENTRO-3_0f6823e54fbcda45e22c5d1937355321
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/541
network_acronym_str UNENTRO-3
network_name_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository_id_str
spelling Experiments for an innovative approach to physicsFísicaMetodologia didática; educação científica; experimentosO estudo de caso refere-se à apresentação para graduados em física e matemáticade uma “metodologia” inovadora para a Física. A metodologia tem o intuito de unificardiferentes capítulos da Física ao nível fenomenológico e ao nível explicativo. É inevitáveldiscutir epistemologicamente a relação fenômeno/experimento/teoria, e, também, é importantepropor uma metodologia didática baseada na interatividade de forma a estimular osestudantes-professores para problemas específicos, para suas dúvidas e enganos. A metodologiafoi estudada como uma atividade em cursos para professores (atualização). Foi experimentadocom grupos de graduados em Física e Matemática em três anos sucessivos. Ameta é melhorar a ciência que é ensinada, através de uma metarreflexão do conteúdo deciência e das práticas de laboratórios tidas no decorrer do curso universitário. São discutidasa conveniência didática de experiências e a análise de eletrodomésticos tecnológicos.A metodologia pedagógica é guiada por alguns temas principais que são discutidos de umamaneira espiralada (atividade construtiva e mudança conceitual, o papel dos experimentosna ciência e na educação da ciência, o uso da energia como conceito explicativo, a funçãode resposta, o uso da transformada de Fourier).UNICENTROAlbanese, A.Cicognetti, C.Neves2, M. C. DanhoniVicentini, M.2010-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsinoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/541RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 1, n. 1 (1999); 69-85RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 1, n. 1 (1999); 69-852175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/541/709info:eu-repo/semantics/openAccess2010-01-13T17:15:21Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/541Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2010-01-13T17:15:21Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiments for an innovative approach to physics
title Experiments for an innovative approach to physics
spellingShingle Experiments for an innovative approach to physics
Albanese, A.
Física
Metodologia didática; educação científica; experimentos
title_short Experiments for an innovative approach to physics
title_full Experiments for an innovative approach to physics
title_fullStr Experiments for an innovative approach to physics
title_full_unstemmed Experiments for an innovative approach to physics
title_sort Experiments for an innovative approach to physics
author Albanese, A.
author_facet Albanese, A.
Cicognetti, C.
Neves2, M. C. Danhoni
Vicentini, M.
author_role author
author2 Cicognetti, C.
Neves2, M. C. Danhoni
Vicentini, M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Albanese, A.
Cicognetti, C.
Neves2, M. C. Danhoni
Vicentini, M.
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Metodologia didática; educação científica; experimentos
topic Física
Metodologia didática; educação científica; experimentos
description O estudo de caso refere-se à apresentação para graduados em física e matemáticade uma “metodologia” inovadora para a Física. A metodologia tem o intuito de unificardiferentes capítulos da Física ao nível fenomenológico e ao nível explicativo. É inevitáveldiscutir epistemologicamente a relação fenômeno/experimento/teoria, e, também, é importantepropor uma metodologia didática baseada na interatividade de forma a estimular osestudantes-professores para problemas específicos, para suas dúvidas e enganos. A metodologiafoi estudada como uma atividade em cursos para professores (atualização). Foi experimentadocom grupos de graduados em Física e Matemática em três anos sucessivos. Ameta é melhorar a ciência que é ensinada, através de uma metarreflexão do conteúdo deciência e das práticas de laboratórios tidas no decorrer do curso universitário. São discutidasa conveniência didática de experiências e a análise de eletrodomésticos tecnológicos.A metodologia pedagógica é guiada por alguns temas principais que são discutidos de umamaneira espiralada (atividade construtiva e mudança conceitual, o papel dos experimentosna ciência e na educação da ciência, o uso da energia como conceito explicativo, a funçãode resposta, o uso da transformada de Fourier).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensino
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/541
url https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/541/709
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 1, n. 1 (1999); 69-85
RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 1, n. 1 (1999); 69-85
2175-5620
1518-0352
reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNENTRO
institution UNENTRO
reponame_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
collection Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv ||recen@unicentro.br
_version_ 1800216848740909056