Experiments for an innovative approach to physics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/541 |
Resumo: | O estudo de caso refere-se à apresentação para graduados em física e matemáticade uma “metodologia” inovadora para a Física. A metodologia tem o intuito de unificardiferentes capítulos da Física ao nível fenomenológico e ao nível explicativo. É inevitáveldiscutir epistemologicamente a relação fenômeno/experimento/teoria, e, também, é importantepropor uma metodologia didática baseada na interatividade de forma a estimular osestudantes-professores para problemas específicos, para suas dúvidas e enganos. A metodologiafoi estudada como uma atividade em cursos para professores (atualização). Foi experimentadocom grupos de graduados em Física e Matemática em três anos sucessivos. Ameta é melhorar a ciência que é ensinada, através de uma metarreflexão do conteúdo deciência e das práticas de laboratórios tidas no decorrer do curso universitário. São discutidasa conveniência didática de experiências e a análise de eletrodomésticos tecnológicos.A metodologia pedagógica é guiada por alguns temas principais que são discutidos de umamaneira espiralada (atividade construtiva e mudança conceitual, o papel dos experimentosna ciência e na educação da ciência, o uso da energia como conceito explicativo, a funçãode resposta, o uso da transformada de Fourier). |
id |
UNENTRO-3_0f6823e54fbcda45e22c5d1937355321 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/541 |
network_acronym_str |
UNENTRO-3 |
network_name_str |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiments for an innovative approach to physicsFísicaMetodologia didática; educação científica; experimentosO estudo de caso refere-se à apresentação para graduados em física e matemáticade uma “metodologia” inovadora para a Física. A metodologia tem o intuito de unificardiferentes capítulos da Física ao nível fenomenológico e ao nível explicativo. É inevitáveldiscutir epistemologicamente a relação fenômeno/experimento/teoria, e, também, é importantepropor uma metodologia didática baseada na interatividade de forma a estimular osestudantes-professores para problemas específicos, para suas dúvidas e enganos. A metodologiafoi estudada como uma atividade em cursos para professores (atualização). Foi experimentadocom grupos de graduados em Física e Matemática em três anos sucessivos. Ameta é melhorar a ciência que é ensinada, através de uma metarreflexão do conteúdo deciência e das práticas de laboratórios tidas no decorrer do curso universitário. São discutidasa conveniência didática de experiências e a análise de eletrodomésticos tecnológicos.A metodologia pedagógica é guiada por alguns temas principais que são discutidos de umamaneira espiralada (atividade construtiva e mudança conceitual, o papel dos experimentosna ciência e na educação da ciência, o uso da energia como conceito explicativo, a funçãode resposta, o uso da transformada de Fourier).UNICENTROAlbanese, A.Cicognetti, C.Neves2, M. C. DanhoniVicentini, M.2010-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsinoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/541RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 1, n. 1 (1999); 69-85RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 1, n. 1 (1999); 69-852175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/541/709info:eu-repo/semantics/openAccess2010-01-13T17:15:21Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/541Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2010-01-13T17:15:21Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiments for an innovative approach to physics |
title |
Experiments for an innovative approach to physics |
spellingShingle |
Experiments for an innovative approach to physics Albanese, A. Física Metodologia didática; educação científica; experimentos |
title_short |
Experiments for an innovative approach to physics |
title_full |
Experiments for an innovative approach to physics |
title_fullStr |
Experiments for an innovative approach to physics |
title_full_unstemmed |
Experiments for an innovative approach to physics |
title_sort |
Experiments for an innovative approach to physics |
author |
Albanese, A. |
author_facet |
Albanese, A. Cicognetti, C. Neves2, M. C. Danhoni Vicentini, M. |
author_role |
author |
author2 |
Cicognetti, C. Neves2, M. C. Danhoni Vicentini, M. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albanese, A. Cicognetti, C. Neves2, M. C. Danhoni Vicentini, M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Metodologia didática; educação científica; experimentos |
topic |
Física Metodologia didática; educação científica; experimentos |
description |
O estudo de caso refere-se à apresentação para graduados em física e matemáticade uma “metodologia” inovadora para a Física. A metodologia tem o intuito de unificardiferentes capítulos da Física ao nível fenomenológico e ao nível explicativo. É inevitáveldiscutir epistemologicamente a relação fenômeno/experimento/teoria, e, também, é importantepropor uma metodologia didática baseada na interatividade de forma a estimular osestudantes-professores para problemas específicos, para suas dúvidas e enganos. A metodologiafoi estudada como uma atividade em cursos para professores (atualização). Foi experimentadocom grupos de graduados em Física e Matemática em três anos sucessivos. Ameta é melhorar a ciência que é ensinada, através de uma metarreflexão do conteúdo deciência e das práticas de laboratórios tidas no decorrer do curso universitário. São discutidasa conveniência didática de experiências e a análise de eletrodomésticos tecnológicos.A metodologia pedagógica é guiada por alguns temas principais que são discutidos de umamaneira espiralada (atividade construtiva e mudança conceitual, o papel dos experimentosna ciência e na educação da ciência, o uso da energia como conceito explicativo, a funçãode resposta, o uso da transformada de Fourier). |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensino |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/541 |
url |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/541/709 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 1, n. 1 (1999); 69-85 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 1, n. 1 (1999); 69-85 2175-5620 1518-0352 reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) instacron:UNENTRO |
instname_str |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
instacron_str |
UNENTRO |
institution |
UNENTRO |
reponame_str |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
collection |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||recen@unicentro.br |
_version_ |
1800216848740909056 |